Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante – modalidade EaD: um estudo de caso no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(UFVJM, 2018) Lima, Keila Marinalva Bento; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Dayse Lúcide Silva; Couto, Regina Célia doA evasão constitui um tema recorrente nas pesquisas em educação no Brasil, principalmente em se tratando de escolas públicas. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma pesquisa que teve como proposta a análise de causas da evasão de alunos dos cursos profissionalizantes na modalidade Educação a Distância – EaD – do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, tendo em vista o índice de abandono apresentado pela instituição. Nesta perspectiva, a fim de investigar as causas desta evasão, partiu-se de uma abordagem quantiqualitativa para a efetivação da pesquisa, que foi realizada a partir do levantamento e da análise de dados provenientes das justificativas apresentadas pelos discentes no documento “termo de desistência de vaga” – material arquivado na secretaria da instituição; os procedimentos da pesquisa consistiram na aplicação de questionários e na realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes evadidos dos cursos profissionalizantes do IFNMG – Campus Diamantina, no período de 2015 a 2017 e foi submetido à análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Como aporte teórico utilizamos os estudos das produções de autores como Vitelli e Fritsch (2016); Carneiro, Silva e Bizarria (2014); Mugnol (2009); Romani (2000) e Castanho (2012), cujos trabalhos colocam em relevo a questão do gênero, os papéis das famílias, os aspectos sociais e as condições internas da organização escolar. A pesquisa justifica-se pela fragilidade e falta de clareza na definição dos conceitos sobre a evasão, indicador importante para o campo da educação. Os resultados contribuem para o entendimento de que a evasão é um fator multifatorial que, no caso estudado, apresenta impacto com a capacidade de gerenciamento do tempo pelo aluno. Os dados obtidos revelam aspectos relevantes que condicionam o processo de ensino e aprendizagem na modalidade EaD: disciplina e autonomia no processo de aprendizagem; compreensão do aluno como centro e auto construtor de seu aprendizado; consequências do atraso do material didático impresso, em razão das dificuldades da leitura de texto digitais e a questão da autonomia da mulher no processo educativo, tendo em vista as condições de permanência no curso e a conciliação com a vida familiar. Apurou-se ainda que as instituições de ensino precisam superar obstáculos ao ofertar a modalidade de ensino EaD, considerando-se os processos de adaptação, resistência e evasão dos educandos em relação a essa modalidade, além de desafios organizacionais no interior das instituições.Item Evasão nos cursos técnicos oferecidos a distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG no período de 2014 a 2018(UFVJM, 2020) Andrade, Thiago Machado e; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Oliveira, Ramony Maria da Silva ReisA Educação a Distância auxilia no melhor alcance da população de localidades mais distantes dos grandes centros educacionais. Com os avanços tecnológicos, o número de ofertas de cursos e, consequentemente, estudantes nessa modalidade aumentaram bastante. Entretanto, com essa expansão, verifica-se que a evasão é um dos sérios obstáculos enfrentados pelas instituições que oferecem essa modalidade de ensino. O Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG atua em uma área de abrangência de população com quase 3 milhões de habitantes e também é afetado pelo fenômeno da evasão nos cursos a distância. Nesse sentido, planejar ações estratégicas para lidar com o problema do abandono dos alunos é fundamental para o alcance dos objetivos do IFNMG. A partir desse cenário, este trabalho objetiva apresentar diagnóstico da evasão nos cursos técnicos da Educação a Distância do IFNMG nos anos de 2014 a 2018, verificando como a instituição trata a matéria da evasão. Para cumprir esses objetivos, adotou-se abordagem metodológica quantitativa de pesquisa. Quanto aos fins, foi adotada a pesquisa exploratória e quanto aos meios as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados levantados do Sistec e documentos institucionais do IFNMG, bem como legislações específicas, foram tratados com a técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Sistec, a taxa de evasão geral dos cursos técnicos a distância do IFNMG chegou a 43% em 2014, mas foi diminuindo com o passar dos anos e chegou a 13% em 2018. No entanto, ao se analisar por unidade do IFNMG, esse índice ultrapassa a 50% em pelo menos algum campus em cada ano analisado. A situação é semelhante ao se analisar os números por curso. Ocorrências que destacam atenção, pois a literatura mostra que o problema atinge a educação em todos os níveis, tipos e modalidades e, por isso, merece atenção especial por parte dos gestores. O IFNMG entende essa situação e desenvolveu ações para amenizar esse fenômeno que mostrou melhorias nos índices gerais de evasão escolar por ano nos cursos técnicos a distância entre o período de 2014 a 2018.Item Uma análise dos objetos de aprendizagem adotados na disciplina iniciação científica, EAD/IFNMG(UFVJM, 2019) Alves, Clodoaldo Roberto; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Martins, Antônio Carlos Soares; Paula, Everton Luiz deO objetivo geral deste trabalho foi verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes (professor, tutor e alunos) da disciplina Iniciação Científica do curso de pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino. Mais especificamente, busquei identificar os objetivos propostos no Plano de Ensino da referida disciplina; identificar os Objetos de Aprendizagem a partir dos dados documentais e empíricos; e identificar, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a sequência didática implementada para desenvolver os conteúdos da referida disciplina; para, assim, avaliar se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Para tanto, a opção metodológica foi de caráter exploratório de natureza qualitativa e interpretativista. Os dados foram produzidos a partir de análise documental; e de entrevista semiestruturada com professor formador da disciplina, tutor a distância e alunos, com divisão da análise em 5 categorias: Categoria 1: Indicação da Sequência Didática utilizada; Categoria 2: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 3: Discussão sobre se o objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Categoria 4: Indicação de solução com potencial para otimizar os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 5: Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Somente após investigar a participação dos alunos, a atuação da professora formadora da disciplina, a mediação da tutora a distância no AVA, juntamente com a análise desses Objetos de Aprendizagem pude compreender a capacidade, qualidade e possíveis fragilidades existentes nesse percurso. Dessa forma, a produção dos dados indicou que o método de ensino e aprendizagem adotado pelo IFNMG é positivo, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.Item Videoaulas no Youtube: um estudo sobre os formatos que geram maior engajamento do público(UFVJM, 2019) Silva, Welington dos Santos; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Alkmim, Giuliano Viana de; Reis, Douglas Sathler dosAs ferramentas digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Professores e estudantes podem usufruir desses recursos para melhorar a experiência de aprendizado em sala de aula. A videoaula é um importante recurso didático que pode ser usado pelos professores por meio do site de vídeos Youtube. Alguns estudos comprovam a eficácia do uso de vídeos na educação, mas há pouco sobre qual o formato ideal de vídeos educativos. Neste trabalho foram estudados três formatos de videoaulas com o objetivo de identificar qual gera maior engajamento. Foram produzidas videoaulas divididas em minicursos e comparadas com videoaulas existentes que não seguiam o mesmo padrão, mas com o propósito semelhante. O formato de videolog foi o formato preferido dentre os testados conforme análise feita por meio do coeficiente de correlação de Pearson. O resultado deste trabalho possibilita aos professores a elaboração de videoaulas melhores, a fim de aumentar a motivação do estudante.Item Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG.(UFVJM, 2015) Jardim, Ana Cláudia Gonçalves de Sá; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Silva, Leandro Ribeiro da; Magalhães, Antônio de PáduaO trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, se possam traçar medidas eficazes na redução dos índices. Foi utilizado para tais finalidades, o método de estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos, além de pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso, a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho, carga horária de trabalho intensa, dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.