Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    ENEM nas redes sociais: mineração de textos e clusterização
    (UFVJM, 2017) Silva, Leila Maria; Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Fonseca, Alexandre Ramos; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Villela, Maria Lucia Bento
    A internet é hoje a maior fonte de informação eletrônica existente. Cresce a cada dia o número de usuários da internet, e consequentemente o uso das redes sociais online. São muitas as informações novas que ficam embutidas nas bases de dados textuais. Por causa da sua natureza dinâmica, ou seja, milhões de páginas surgem e desaparecem todos os dias, a tarefa de encontrar informações relevantes nessas bases de dados se torna muito difícil. As técnicas de mineração de textos para a descoberta de informações na web surgiram da necessidade de sanar este problema. O presente trabalho versa sobre a aplicação de métodos de mineração de textos com clusterização na grande quantidade de mensagens sobre o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2016 provenientes da rede social Twitter. O foco deste estudo está na obtenção de grupos de textos, a fim de possibilitar uma visualização resumida e sintetizada dos assuntos mais comentados pelos usuários. Para manipulação dessas bases textuais, o Modelo Cassiopeia foi utilizado empregando seu algoritmo de agrupamento textual que tem como principal finalidade gerar agrupamentos, ou seja, clusters (grupos) de documentos textuais que apresentam algum tipo de similaridade. O Modelo Cassiopeia apresenta um limite de processamento com a quantidade máxima de 700 tweets. Os tweets passam primeiramente pela fase de limpeza dos textos no pré-processamento, logo após, a utilização do algoritmo no processamento e por fim, as análises dos resultados no pós-processamento. Os resultados obtidos neste trabalho mostram valores coesos quanto à similaridade dos documentos dentro de um cluster e entre os clusters, avaliados por medidas de agrupamento textual, proposto pelo Modelo Cassiopeia. Isso demonstra a aplicabilidade dessa proposta para a visualização sintetizada das informações mais significativas de um determinado tema, muitas vezes permitindo que ações sejam antecipadas e impactos sobre a população afetada sejam reduzidos.
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    Geometria nas questões do Enem sob a ótica a resolução de problemas: um auxílio ao trabalho docente
    (UFVJM, 2017) Gomes, Mario Guimarães; Franco, Mauro Lucio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Wederson Marcos; Canôas, Silvia Swain; Franco, Mauro Lucio
    Esta pesquisa objetivou subsidiar os docentes nas atividades de Matemática relacionadas ao conteúdo de geometria, tendo em vista a formação de alunos baseadas nas habilidades e competências estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), pelas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN + Ensino Médio) e pela Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise documental com o intuito de caracterizar o estudo de geometria no âmbito escolar considerando tais competências e habilidades. Foi feita uma análise da metodologia de Resolução de Problemas no contexto da disciplina de Matemática com base em estudos de alguns autores. Nesse contexto, foram apresentadas as suas principais formas de abordagem, discriminadas todas as fases que compõem a resolução de um problema matemático, bem como apresentadas as características e estratégias de planejamento, inserção e desenvolvimento dessa metodologia pelos docentes, considerando aspectos relacionados à seleção dos problemas, à maneira de apresentação dos mesmos, à forma de organização das atividades e ao papel do aluno no processo. Além disso, foram selecionadas, apresentadas e resolvidas questões que compuseram o ENEM no período de 2009 a 2016 que abrangem a Competência de área 2 da Matriz de Referência do ENEM, 'Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela'. As questões foram resolvidas utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, com a apresentação discriminada das fases da resolução. Em cada uma das questões são apresentadas as competências e habilidades a que está relacionada, com o intuito de contextualizá-la em relação às capacidades esperadas dos alunos para sua resolução. Com as análises e procedimentos realizados, é possível afirmar que a metodologia de Resolução de Problemas pode representar uma estratégia eficaz no processo ensino-aprendizagem de geometria, e pode servir de auxílio ao trabalho do docente, de modo a proporcionar aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades deles esperadas, bem como garantir que esse processo ocorra de modo significativo e contextualizado