Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Hipoglicemia associada à atividade física em pessoas com diabetes: uma análise de vídeos do YouTube do Brasil(UFVJM, 2022) Silveira, Juciano Cesar da; Silva, Edson da; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Introdução: As mídias sociais para a autogestão de informações sobre saúde constituem uma prática recorrente de usuários leigos que vivenciam diferentes contextos de saúde. Embora facilitem o acesso e o compartilhamento de informações, as mídias sociais podem contribuir para a criação de possíveis riscos à saúde e ao bem-estar, uma vez que ampliam as experiências de vulnerabilidade emocional e desinformação. Objetivo: Esta dissertação teve como objetivo avaliar a qualidade dos vídeos mais assistidos no YouTube como ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética associada à prática de exercício físico. Desenho: Trata-se de um estudo exploratório, transversal, de abordagem qualiquantitativa da avaliação de vídeos do YouTube. Os termos de pesquisa para identificação dos vídeos foram “hipoglicemia” + “atividade física” + “diabetes”; “hipoglicemia + exercício + diabetes” e “dieta para diabetes” e “tratamento para diabetes”. Os vídeos foram avaliados por dois revisores treinados de forma individual. As divergências neste processo foram resolvidas em consenso com um terceiro examinador em caso de discordância A busca e análise dos vídeos ocorreram entre os meses de junho a outubro de 2022. A confiabilidade e a qualidade dos vídeos foram avaliadas por meio dos instrumentos modificados DISCERN, mJAMA, Global Quality Score (GQS) e a avaliação da abrangência das informações por meio de um Checklist elaborado pelos autores da pesquisa. O coeficiente Kappa de Cohen foi utilizado para medir a confiabilidade interexaminador e os resultados foram apresentados como média e desvio padrão, quando apropriado. Resultados: Foram avaliados os 100 vídeos mais assistidos no YouTube sobre diabetes e exercício físico. O resultado das análises dos vídeos segundo os instrumentos DISCERN modificado, mJAMA e GQS indicou que os vídeos tem baixa qualidade e representam risco para uma pessoa leiga, que ao utilizá-los para se orientar sobre o tratamento da hipoglicemia diabética, associado ao exercício físico, pode não obter o resultado esperado, e pode inclusive afetar negativamente a hipoglicemia da pessoa com DM. Conclusão: Os vídeos mais assistidos no YouTube sobre hipoglicemia diabética associado ao exercício físico, não é uma ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética. Assim, é desaconselhável recomendar o uso do YouTube como ferramenta educativa, caso não sejam sugeridos vídeos específicos como fonte de informação.Item Estudo do efeito mediador dos fatores psicológicos sobre a atividade e participação de diabéticos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Diamantina(UFVJM, 2020) Silva, Bárbara Catherine Soares; Alcântara, Marcus Alessandro de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alcântara, Marcus Alessandro de; Figueiredo, Pedro Henrique Scheidt; Simões, Mariana Roberta LopesA participação social pode ser definida como a inclusão e o envolvimento do indivíduo em atividades sociais na comunidade ou na sociedade. É um constructo relevante para promoção e reabilitação em saúde, além de ser um indicador de declínio funcional; e pode ser influenciada por problemas de saúde que afetam as habilidades físicas e mentais necessárias para a realização de atividades complexas e exigentes. Interações sociais, atividades cotidianas, trabalho e lazer são apenas alguns dos termos que denotam participação social e que são referenciados pela Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde (CIF). A CIF integra a família de classificações proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e sua estrutura teórica propõe um modelo conceitual para pensar a funcionalidade e a incapacidade do indivíduo baseada em uma linguagem unificada e padronizada que permite conhecer as condições de funcionalidade das pessoas (associadas ou não a qualquer doença) e os fatores pessoais e ambientais envolvidos. Embora a participação social seja um aspecto de saúde importante para se pensar a funcionalidade humana, estudos sobre participação social como indicador funcional do Diabetes Mellitus (DM) ainda são pouco usuais na literatura. O DM está entre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) mais desafiadoras da atualidade, sendo considerada uma epidemia mundial com altos índices de morbimortalidade, que constitui causa importante de incapacidade funcional dos indivíduos. A incapacidade é um termo abrangente que denota os aspectos negativos da interação entre um indivíduo com uma condição de saúde - como o DM - e os fatores contextuais daquele indivíduo; entre diabéticos, o risco para surgimento de incapacidade é de duas a três vezes maior quando comparado a indivíduos não-diabéticos. Estudos prévios sugerem que as restrições de participação social percebidas entre diabéticos decorrem de um processo multifatorial, que engloba as relações entre domínios físicos, psicológicos e as interações com o meio ambiente e a sociedade; limitando atividades cotidianas básicas, relações de trabalho, atividades de lazer e interações sociais. O objetivo geral do estudo foi analisar a participação social em uma amostra de indivíduos diabéticos e a relação de mediação estabelecida entre os domínios físico e psicológico na participação social desses indivíduos.Item O uso do Moodle como recurso para educação permanente em diabetes mellitus para profissionais das equipes de saúde da família de um município mineiro(UFVJM, 2019) Toledo, Marileila Marques; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nobre, Luciana Neri; Dias, Ana Catarina Perez; Nunes, Ana Paula Nogueira; Costa, Magnania Cristiane Pereira daA presente pesquisa teve como objetivos avaliar a atitude dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (EqSFs) de Diamantina, MG em relação ao diabetes mellitus (DM) e desenvolver um curso de qualificação em diabetes para estes sujeitos. Participaram da pesquisa 83 profissionais, no entanto 8 foram excluídos e a amostra final é de 75 pessoas. Os participantes do estudo foram profissionais de 14 Equipes de Saúde da Família (EqSFs) do referido município, os quais responderam a um questionário sobre sua condição socioeconômica e as necessidades educacionais sobre DM e um questionário de atitude em relação ao DM. Além disto, foram submetidos a uma qualificação em DM, por meio de um curso na modalidade educação à distância. Sobre o perfil dos participantes, observou-se que a maioria é do gênero feminino (n=70; 93,3%), adultos jovens (n=44; 58,7%), tem entre 8 e 13 anos de estudo (n=46; 61,3%), tem em média mais de 2 anos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (n=55; 73,3%), acompanham em média 48 pessoas com DM (n=52; 69,3%) e todos relataram desejo de qualificação em diabetes. Quanto à atitude dos profissionais em relação ao DM, observou-se que estes apresentam atitude favorável, uma vez que apresentaram pontuação média acima de 3 nas subescalas do instrumento. Embora apresentem uma atitude favorável em relação ao diabetes, observa-se que os profissionais têm dado mais importância ao controle rígido da glicose e um pouco menos a autonomia das pessoas com esta condição crônica. Neste sentido, torna-se necessário maior sensibilização dos profissionais para esta temática. Quanto ao curso, este foi desenvolvido no modelo Design Instrucional Contextualizado, composto por quatro fases: fase de análise, fase de design e desenvolvimento; fase de implementação e fase de avaliação a e organizado com os recursos do Modular Object-Oriented Dyaminc Learning Environment (Moodle). Na fase de análise foram levantadas as demandas educacionais em DM e definidos os objetivos instrucionais para o curso. Na fase de design e desenvolvimento foi realizado o cadastro do curso na plataforma Moodle e adaptados os recursos didáticos. O curso englobou temas sugeridos pelos profissionais das EqSFs e o conteúdo foi distribuído em 3 unidades, com duração de 30 horas no total. Na fase de implementação foi realizado treinamento para a utilização dos recursos tecnológicos do curso, envio de instruções aos participantes também por e-mail e cadastro dos participantes. Na fase de avaliação foi aplicado um questionário para avaliar os aspectos referentes ao curso. Considera-se que os recursos do Moodle foram facilitadores do método de organização e criação de cada etapa do curso.Item Desconformidades no atendimento e nos registros dos usuários diabéticos da atenção primária no município de Diamantina-MG em 2015: implicações no cuidado ao paciente(UFVJM, 2017) Almeida, Carole Gusmão de; Seixas, Sérgio Ricardo Stuckert; Ferreira Júnior, Cláudio Luiz; Xavier, Marcelo de Sousa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Seixas, Sérgio Ricardo Stuckert; Araújo, Lorena Ulhôa; Santos, Antonio SousaO Diabetes Mellitus (DM) é considerado um problema de saúde pública, os principais fatores de risco para seu desenvolvimento são sedentarismo, excesso de peso, tabagismo e alimentação inadequada. A necessidade no desenvolvimento de estudos com ênfase na prevenção primária, controle da incidência e complicações do DM demonstra a importância deste estudo que teve como objetivo, traçar o perfil epidemiológico do paciente diabético usuário da rede pública no município de Diamantina- MG no decorrer do ano de 2015. Os dados foram coletados a partir de 112 prontuários armazenados nas ESFs deste município, onde se constatou que: aproximadamente 50% dos pacientes receberam cerca de 2 consultas ao ano (índice considerado baixo), a média de idade destes pacientes era de 63 anos sendo prevalente o sexo feminino e predomínio do diabetes tipo 2, cerca de 60% destes foram classificados como acima do peso. Foram consumidos em média 5 medicamentos/dia por paciente; 10,7% apresentaram relatos de automedicação, 30% dos pacientes entre 51-60 anos tiveram algum tipo de reação aos medicamentos. A politerapia foi o esquema terapêutico dominante, sendo a metformina associada com glibenclamida os hipoglicemiantes mais utilizados; aproximadamente 25% dos indivíduos tiveram alterações na dose do medicamento consumido no decorrer do estudo. Sobre as comorbidades, destacaram-se: hipertensão, acometendo cerca de 80% dos usuários e problemas oftalmológicos abrangendo 23% dos usuários. Houve elevado índice de pacientes com valor glicêmico alterado e deficiência no monitoramento através de análises laboratoriais. Ao todo 17 pacientes apresentaram diabetes de forma descompensada. Averiguou-se através dos dados deficiência na implantação de grupos de acompanhamentos coletivos assim como falhas nos registros por meio de prontuários, houve também limitação na disponibilidade da oferta de acompanhamento através de equipe multiprofissional. Tais análises trouxeram como conclusão a deficiência da equipe em fornecer atendimento integral aos usuários do SUS, com falhas na padronização de atendimento e implantação das normas preconizadas pelos protocolos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde - Minas Gerais. Ressalta-se também a importância de se registrar os procedimentos o que propiciaria a continuidade de informações colaborando para um atendimento íntegro ao paciente.