Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Participação social: ouvidoria da saúde como parte da construção da democracia brasileira
    (UFVJM, 2015) Carvalho, Liliany Mara Silva; Paes, Silvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Sivieri, Rubia Regina Gonçalves; Oliveira, Wellington de
    A reforma do setor saúde no Brasil contempla como eixo fundamental a democratização dos serviços de saúde através do exercício da participação social no Sistema Único de Saúde - SUS. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a ocorrência de serviços de ouvidoria em municípios da Região de Saúde de Diamantina, o entendimento dos gestores municipais de saúde sobre esta política e sua eficácia como práticas de gestão e estratégias da organização. Realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa, para tanto foram entrevistados 15 gestores municipais de saúde nos seus respectivos municípios, tendo a secretaria municipal de saúde como local físico. As entrevistas foram gravadas a partir do consentimento dos participantes da pesquisa através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), bem como a assinatura da carta de anuência por parte de cada gestor municipal. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o número 840.133. Os resultados demonstraram que apesar do avanço legislativo, que garante a participação popular, ainda é incipiente a manifestação da população neste tipo de serviço, haja visto a inexistência destes, bem como o desconhecimento por parte dos gestores municipais de saúde, representantes legais da população. Neste contexto, evidencia-se um descompasso entre o discurso promotor dessa participação e as práticas implementadas.