Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante – modalidade EaD: um estudo de caso no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2018) Lima, Keila Marinalva Bento; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Dayse Lúcide Silva; Couto, Regina Célia do
    A evasão constitui um tema recorrente nas pesquisas em educação no Brasil, principalmente em se tratando de escolas públicas. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma pesquisa que teve como proposta a análise de causas da evasão de alunos dos cursos profissionalizantes na modalidade Educação a Distância – EaD – do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, tendo em vista o índice de abandono apresentado pela instituição. Nesta perspectiva, a fim de investigar as causas desta evasão, partiu-se de uma abordagem quantiqualitativa para a efetivação da pesquisa, que foi realizada a partir do levantamento e da análise de dados provenientes das justificativas apresentadas pelos discentes no documento “termo de desistência de vaga” – material arquivado na secretaria da instituição; os procedimentos da pesquisa consistiram na aplicação de questionários e na realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes evadidos dos cursos profissionalizantes do IFNMG – Campus Diamantina, no período de 2015 a 2017 e foi submetido à análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Como aporte teórico utilizamos os estudos das produções de autores como Vitelli e Fritsch (2016); Carneiro, Silva e Bizarria (2014); Mugnol (2009); Romani (2000) e Castanho (2012), cujos trabalhos colocam em relevo a questão do gênero, os papéis das famílias, os aspectos sociais e as condições internas da organização escolar. A pesquisa justifica-se pela fragilidade e falta de clareza na definição dos conceitos sobre a evasão, indicador importante para o campo da educação. Os resultados contribuem para o entendimento de que a evasão é um fator multifatorial que, no caso estudado, apresenta impacto com a capacidade de gerenciamento do tempo pelo aluno. Os dados obtidos revelam aspectos relevantes que condicionam o processo de ensino e aprendizagem na modalidade EaD: disciplina e autonomia no processo de aprendizagem; compreensão do aluno como centro e auto construtor de seu aprendizado; consequências do atraso do material didático impresso, em razão das dificuldades da leitura de texto digitais e a questão da autonomia da mulher no processo educativo, tendo em vista as condições de permanência no curso e a conciliação com a vida familiar. Apurou-se ainda que as instituições de ensino precisam superar obstáculos ao ofertar a modalidade de ensino EaD, considerando-se os processos de adaptação, resistência e evasão dos educandos em relação a essa modalidade, além de desafios organizacionais no interior das instituições.