Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Efetividade do Apoio Matricial da Fisioterapia na Atenção Primária a Saúde
    (UFVJM, 2023) Barbosa, Samara Maria Neves; Santos, Juliana Nunes; Costa, Henrique Silveira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este trabalho investigou a efetividade do AM do profissional fisioterapeuta, com foco nas condições de saúde sensíveis a intervenção da fisioterapia na APS. O estudo propôs oficinas temáticas envolvendo conceitos e práticas de prevenção, promoção e reabilitação nos eixos saúde materno-infantil, do adulto, do idoso e desordens musculoesqueléticas, contendo condições de saúde de elevada prevalência na APS tais como dor lombar, incontinência urinária, tonturas, entre outras situações possíveis de serem encontradas na visita domiciliar do ACS. Os temas foram organizados em quatro encontros presenciais (16 horas) e atividades para serem feitas em casa (8 horas). Foram utilizados instrumentos de coleta de dados (pré e pós-teste) contendo questões relacionadas à atuação da fisioterapia na APS e um inquerido com levantamento de casos sensíveis a essa atuação na área de abrangência do agente. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se dois estudos cuja intervenção foi a realização das oficinas de AM: I) Estudo de delineamento quase-experimental em um município de pequeno porte, com duas equipes de saúde da família e 13 ACS divididos em grupos intervenção (n=6) e controle (n=7); II) Um ensaio clínico randomizado em munícipio de médio porte, com 57 ACS, aleatorizados em grupos intervenção (n=28) e controle (n=29). Os resultados do estudo I revelaram diferença estatística na percepção de risco dos ACS dos grupos intervenção e controle na percepção dos casos envolvendo desordens musculoesqueléticas (p=0,032) e na identificação de casos de alterações infantis (p=0,012) após a participação nas oficinas de AM. No estudo II, e após o AM, houve diferença estatística entre os grupos intervenção e controle na percepção das desordens musculoesqueléticas (p=0,028), e quanto a demanda de encaminhamentos houve diferença estatística nos casos de alterações infantis (p<0,001), saúde do trabalhador (p=0,003), incontinência urinária (p=0,0012), risco de quedas (p=0,007), alterações vestibulares (p=0,002) e alterações venosas (p< 0,001). Com a realização do estudo observou-se aumento da percepção dos ACS sobre as condições de saúde sensíveis a intervenção do fisioterapeuta na APS e maior identificação dos usuários com condições a serem encaminhadas para a fisioterapia no nível primário. Os achados fornecem evidências da efetividade do AM do fisioterapeuta no primeiro nível de atenção à saúde como estratégia favorecedora da resolutividade da atenção.
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    O uso do Moodle como recurso para educação permanente em diabetes mellitus para profissionais das equipes de saúde da família de um município mineiro
    (UFVJM, 2019) Toledo, Marileila Marques; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nobre, Luciana Neri; Dias, Ana Catarina Perez; Nunes, Ana Paula Nogueira; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    A presente pesquisa teve como objetivos avaliar a atitude dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (EqSFs) de Diamantina, MG em relação ao diabetes mellitus (DM) e desenvolver um curso de qualificação em diabetes para estes sujeitos. Participaram da pesquisa 83 profissionais, no entanto 8 foram excluídos e a amostra final é de 75 pessoas. Os participantes do estudo foram profissionais de 14 Equipes de Saúde da Família (EqSFs) do referido município, os quais responderam a um questionário sobre sua condição socioeconômica e as necessidades educacionais sobre DM e um questionário de atitude em relação ao DM. Além disto, foram submetidos a uma qualificação em DM, por meio de um curso na modalidade educação à distância. Sobre o perfil dos participantes, observou-se que a maioria é do gênero feminino (n=70; 93,3%), adultos jovens (n=44; 58,7%), tem entre 8 e 13 anos de estudo (n=46; 61,3%), tem em média mais de 2 anos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (n=55; 73,3%), acompanham em média 48 pessoas com DM (n=52; 69,3%) e todos relataram desejo de qualificação em diabetes. Quanto à atitude dos profissionais em relação ao DM, observou-se que estes apresentam atitude favorável, uma vez que apresentaram pontuação média acima de 3 nas subescalas do instrumento. Embora apresentem uma atitude favorável em relação ao diabetes, observa-se que os profissionais têm dado mais importância ao controle rígido da glicose e um pouco menos a autonomia das pessoas com esta condição crônica. Neste sentido, torna-se necessário maior sensibilização dos profissionais para esta temática. Quanto ao curso, este foi desenvolvido no modelo Design Instrucional Contextualizado, composto por quatro fases: fase de análise, fase de design e desenvolvimento; fase de implementação e fase de avaliação a e organizado com os recursos do Modular Object-Oriented Dyaminc Learning Environment (Moodle). Na fase de análise foram levantadas as demandas educacionais em DM e definidos os objetivos instrucionais para o curso. Na fase de design e desenvolvimento foi realizado o cadastro do curso na plataforma Moodle e adaptados os recursos didáticos. O curso englobou temas sugeridos pelos profissionais das EqSFs e o conteúdo foi distribuído em 3 unidades, com duração de 30 horas no total. Na fase de implementação foi realizado treinamento para a utilização dos recursos tecnológicos do curso, envio de instruções aos participantes também por e-mail e cadastro dos participantes. Na fase de avaliação foi aplicado um questionário para avaliar os aspectos referentes ao curso. Considera-se que os recursos do Moodle foram facilitadores do método de organização e criação de cada etapa do curso.
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    Simulação realística: uma estratégia para a capacitação de profissionais com enfoque no pré-natal
    (UFVJM, 2019) Reis, Síntia Nascimento dos; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Liliane da Conceição Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guedes, Helisamara Mota; Miranda, João Luiz de; Vogt, Sibylle Emilie
    A organização da assistência obstétrica em todo mundo ainda enfrenta importantes desafios para a oferta de serviços de qualidades. Diante disso está pesquisa originou dois artigos que serão demonstrados separadamente. O artigo I objetivou avaliar a associação entre a qualidade do pré-natal e variáveis sociodemográficas de parturientes provenientes de uma região de saúde do Vale do Jequitinhonha. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal realizado com parturientes que deram entrada em uma maternidade no Vale do Jequitinhonha no período de julho a setembro de 2018. Considerou-se para avaliação da qualidade do pré-natal o índice de Kessner (IK) e o Programa de Humanização no Pré- natal do Ministério da Saúde. A assistência pré-natal se mostrou com vários problemas relacionados à sua adequação às recomendações do Programa de Humanização no Pré-Natal. A prevalência de inadequações foi de 21,4%, segundo critério utilizado por Kessner. O artigo II objetivou comparar o conhecimento, satisfação, autoconfiança e debriefing de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade e paciente ator. Trata-se de uma pesquisa quase experimental, sobre a simulação realística (paciente ator e simuladores de alta fidelidade). Para avaliar o conhecimento dos profissionais foi aplicado o mesmo instrumento avaliativo, em dois momentos: antes da parte teórica e após a simulação. Foi aplicada a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem e Escala de Experiência com o Debriefing. Houve diferença estatisticamente significante entre as pontuações obtidas nas 2 provas (p<0,000), o conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação. A média geral da satisfação foi maior no grupo com atores (4,08) comparando com o SimMan (3,95). Também foi maior a autoconfiança com atores (4,13) comparado com o SimMan (4,08). O estudo mostrou que a utilização de diferentes estratégias de ensino é aceito pelos profissionais de saúde e contribui para o aumento do conhecimento.
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    A educação matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2019) Soares, Maria das Dores de Freitas; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    Considerando a importância da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da formação do cidadão trabalhador, objetivamos, por meio desta pesquisa, investigar elementos que possam estar relacionados ao desempenho na Educação Matemática dos alunos dos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros. Como objetivos específicos, buscamos analisar dados deste instituto, no Campus Montes Claros, sobre o desempenho dos alunos dos cursos concomitantes e subsequentes na disciplina de matemática; identificar as práticas pedagógicas realizadas no campo da matemática e, ainda, fornecer elementos para as práticas a serem adotadas na Educação Matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do IFNMG – Campus Montes Claros. Para tanto, investigamos diversos aspectos da realidade dos sujeitos envolvidos, contemplando o percurso escolar dos discentes e as experiências vivenciadas por eles e pelos docentes dos cursos técnicos. O arcabouço teórico é fundamentado em autores que pesquisam sobre a formação docente, como Arroyo (2000), Fiorentini e Nacarato (2005), Libâneo (2011), Nóvoa (1995) e Tardif, (2014); D‟Ambrosio (1999; 2002; 2006), Fiorentini (2012) e Jaramillo (2003), sobre a Educação Matemática; Araújo e Frigotto (2015), Brandão (1981), Frigotto (2012), Rehen (2009) e Saviani (2007), sobre a Educação Profissional; dentre outros. Os documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2012), também foram fontes importantes de pesquisa. A produção do material empírico desta pesquisa é exploratória descritiva com abordagem qualitativa, e foi realizada por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada – escrita e oral (gravada em áudio) – envolvendo discentes e docentes de dois cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente: Técnico em Eletrotécnica, e Técnico em Segurança do Trabalho. A partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos, concluímos que este trabalho contribuirá para futuras reflexões sobre a Educação Matemática, fornecendo elementos para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre as práticas pedagógicas, avaliação e currículo, que possam ser aplicados nos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do IFNMG – Campus Montes Claros.
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    O uso do GeoGebra no ensino de Matemática: uma proposta de minicurso na formação continuada de professores de Matemática
    (UFVJM, 2019) Silva, Isadora Francesca Matos; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Canôas, Silvia Swain; Arapiraca, Antônio Francisco Cruz
    O trabalho que compreende esta dissertação foi minuciosamente planejado e elaborado com objetivo principal de propor o uso de recursos computacionais no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, com o auxílio do software de matemática dinâmica GeoGebra. Para isso, como estratégia de pesquisa, foram aplicados a um grupo de professores de Matemática atuantes na rede municipal e estadual da Educação Básica, minicursos referentes aos tópicos Introdução ao GeoGebra, Noções de Funções e Geometria Espacial, com o intuito de propiciar aos participantes, conhecimentos e práticas necessários para trabalhar com os recursos computacionais em sala de aula, em particular, o GeoGebra. Após reflexão detalhada e criteriosa dos resultados obtidos, pode-se notar um desenvolvimento das técnicas apresentadas aos professores de Matemática em relação a compreensão e da utilização do GeoGebra. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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    Estratégia educacional módulo de capacitação no treinamento de discentes e profissionais para o enfrentamento ao Diabetes Mellitus e à Hipertensão Arterial Sistêmica
    (UFVJM, 2015) Silveira, Kelly Fernandes da; Oliveira, Leida Calegário de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Reis, Angélica Pataro; Niquini, Cláudia Mara; Pires, Herton Helder Rocha
    A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são doenças altamente prevalentes em todo o mundo e representam um sério problema de saúde pública. A HAS tem origem multicausal e multifatorial, podendo o ambiente exercer influência na sua gênese. Definido como um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e,ou ação da insulina, o DM, muitas vezes, é visto como uma doença que impõe limitações às atividades da vida diária. Para que haja um controle de ambas as patologias são necessárias medidas que envolvam mudança no estilo de vida do indivíduo. O elevado índice de prevalência do DM e da HAS na população brasileira tem exigindo que os profissionais que trabalham no setor primário, estejam capacitados para melhor atendê-los, afim de que sejam diminuídos os casos de complicações e consequentemente o atendimento nas Unidades de Urgência e Emergência. O presente trabalho teve como objetivo capacitar os discentes e preceptores vinculados ao PET–saúde nos temas DM e HAS e verificar a efetividade de uma estratégia de educação permanente denominada Módulo de Capacitação. O grupo PET-Saúde/UFVJM é composto por 36 integrantes, sendo que 32 aceitaram participar desta pesquisa. Inicialmente foi feito um diagnóstico situacional visando avaliar o nível de conhecimento dos participantes. Em seguida, foram ofertados 11 Módulos de Capacitação no período de outubro de 2013 a fevereiro de 2014. Ao final dessa etapa os participantes responderam um questionário pós-capacitação. Ao comparar as respostas dos questionários pré e pós-capacitação, observou-se uma melhora significativa em 4 das 7 questões propostas. Em relação àquelas em que houve diferença significativa, os participantes obtiveram uma melhora que variou de 22% a 200%. Conclui-se que os Módulos de Capacitação geraram impacto positivo no conhecimento dos integrantes do PET-Sáude/UFVJM. Pode-se afirmar ainda que a utilização de práticas educativas como estratégia no enfrentamento do DM e HAS, melhora o conhecimento do profissional e otimiza o atendimento ao usuário e evitando o cenário de complicações graves.