Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Nas ondas do rádio: análise dos fatores internos e externos que influenciaram a trajetória da Rádio Universitária 99,7 FM na UFVJM, no período de 2004 a 2019
    (UFVJM, 2022) Gonçalves, Flávia Cesar Moreira dos Santos; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Como em qualquer organização, a comunicação realizada pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) requer planejamento e acompanhamento dos planos iniciais para alcançar os objetivos propostos. O acompanhamento possibilita sanar dificuldades, realinhar esforços ou mesmo realizar mudanças em relação às decisões anteriores. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) abrigou, durante cinco anos (2014 a 2019), a Rádio Universitária 99,7 FM, em parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), detentora da outorga do canal educativo. Contudo, a idealização da emissora remonta ao ano de 2004. No final de 2019, as atividades radiofônicas foram interrompidas, causando a perda de um dos veículos de comunicação utilizados pela universidade. Partindo desse cenário, esta pesquisa propõe realizar um estudo de caso da trajetória da emissora na instituição, no período de 2004 a 2019, com o objetivo de compreender como os ambientes interno e externo da UFVJM influenciaram a criação, o desenvolvimento e a interrupção das atividades da Rádio Universitária, enquanto parte integrada da comunicação da instituição. O estudo de caso longitudinal foi o método empregado, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, com análise de documentos e normativas da UFVJM e do Governo Federal sobre o assunto, além de publicações em meios eletrônicos; e enriquecida por meio de 10 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o comprometimento e envolvimento da equipe técnica são fundamentais para a longevidade de um projeto em uma organização que convive com a descontinuidade e complexidade administrativa, como a UFVJM. Por outro lado, observou-se ausência ou uso incorreto de ferramentas de gestão, inexistência de um exercício estratégico da comunicação e limitação na tomada de decisão estratégica por parte dos gestores devido à burocracia da gestão pública, evidenciando que tais questões também têm efeitos para a consolidação e longevidade de projetos. Como contribuição do estudo, destaca-se a possibilidade de que os resultados obtidos possam agregar conhecimentos à gestão da UFVJM e, de forma geral, na gestão de Ifes, especialmente no contexto da comunicação organizacional.
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    Gestão da comunicação digital no contexto da educação superior: estudo de caso na UFVJM
    (UFVJM, 2021) Ferreira, Gabriela Santos Dayrell; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tameirão, Cinthya Rocha; Mafra, Rennan Lanna Martins; Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio
    A comunicação digital ampliou as possibilidades de alcance, divulgação e interação entre a organização e seus diferentes públicos. A presença da maioria das organizações no ambiente digital é determinante para o atendimento aos seus públicos de interesse. As universidades federais, são exemplos disso. Sites e redes sociais têm se constituído como espaços relevantes para que as universidades possam disponibilizar informações, ofertar serviços, dialogar com seus públicos e dar visibilidade à sua identidade organizacional. Esta pesquisa propõe aprofundar-se sobre a gestão da comunicação organizacional em meio digital no contexto das universidades federais, por meio de um estudo de caso na Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O estudo envolve elementos do planejamento à produção de conteúdo em páginas web e redes sociais, pela UFVJM. A metodologia inclui pesquisa documental com o levantamento das páginas web e redes sociais institucionais dos campi, unidades acadêmicas, cursos, departamentos, pró-reitorias, diretorias e reitoria da UFVJM, além de documentos e normativas da UFVJM e Governo Federal sobre o assunto. Na sequência, foi feita a investigação das práticas de gestão da comunicação digital na UFVJM com entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela gestão da comunicação com o objetivo de entender como é feito o trabalho e contrapor ao que se discute na literatura. Os resultados apontaram que a gestão da comunicação digital na UFVJM é descentralizada e não possui orientações internas, sendo feita de modo mais intuitivo do que organizada e consciente dos propósitos. Ao final da pesquisa propomos um modelo descentralizado de gestão, porém alicerçado em três pilares para orientar os gestores: diretrizes internas para a comunicação digital; produção e divulgação de manuais sobre gestão de web sites e redes sociais; e capacitação para o desenvolvimento de competências midiáticas.