Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Diferentes processamentos da soja na dieta de vacas F1, em pastagem de capim-braquiária
    (UFVJM, 2011) Andrade, Vinícius Raimundi; Villela, Severino Delmar Junqueira; Leonel, Fernando de Paula; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Villela, Severino Delmar Junqueira; Leonel, Fernando de Paula; Pereira, Idalmo Garcia; Santos, Roseli Aparecida dos
    Objetivou-se avaliar o consumo e a digestibilidade dos nutrientes, bem como a produção e composição do leite de vacas mestiças (Holandês x Gir) mantidas a pasto e suplementadas com cana e concentrado (28% de PB). Foram utilizadas cinco vacas com 150 ± 14 dias de lactação e produção média de 7,1 ± 2,1 kg/dia de leite, distribuídas no delineamento em quadrado latino 5 x 5. Os tratamentos foram constituídos por dietas contendo soja que passou por diferentes processamentos e soja grão in natura sendo que, todos os animais receberam de forma casualizada, um dos seguintes tratamentos: concentrado a base de farelo de soja (FS); concentrado a base de grão de soja (SGC); concentrado a base de grão de soja triturado (STC); concentrado a base de grão de soja tostado (SGT) e concentrado a base de grão de soja triturado e tostado (STT). Os consumos de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), carboidratos totais (CHO) e nutrientes digestíveis totais (NDT) não foram influenciados pela dieta, entretanto o consumo de extrato etéreo (EE) foi superior para os animais que receberam dietas com inclusão de soja em relação aos que receberam farelo de soja. As digestibilidades da MS, MO, FDN, PB e EE não diferiram, enquanto que a digestibilidade dos CHO foi alterada em função da dieta. A produção de leite corrigida diferiu entre as dietas, sendo que o tratamento com SGC foi o que propiciou a menor produção de leite em relação aos demais tratamentos que não diferiram entre si. A composição do leite não variou independente da forma de utilização da soja. Conclui-se, portanto, que o farelo de soja pode ser substituído pela soja grão triturada ou pela soja tostada, triturada ou não em dietas de vacas de baixa produção em pastagem de Brachiaria decumbens sem que haja prejuízo na produção e composição do leite. Assim, recomenda-se o uso destas matérias primas alternativas sempre que sua inclusão representar menor custo da dieta.
  • Thumbnail Image
    Item
    Óleos essenciais na dieta de vacas em lactação
    (UFVJM, 2013) Oliveira, Hudson Bernardes Nunes; Villela, Severino Delmar Junqueira; Leonel, Fernando de Paula; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Leonel, Fernando de Paula; Araujo, Rafael Canonenco de; Santos, Roseli Aparecida dos
    Objetivou-se avaliar os efeitos de uma mistura comercial de óleos essenciais (capsaicina, eugenol, cinamaldeído e carvacrol) microencapsulados, com inclusões crescentes sobre o consumo, digestibilidade, desempenho e a composição do leite de 20 vacas Holandesas primíparas. O delineamento adotado foi inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas no tempo em esquema 4 × 3 × 5. A dieta experimental foi formulada para atender às exigências dos animais e as doses de óleos essenciais testadas foram de 0; 1,5; 3,0 e 4,5 gramas por animal ao dia. O experimento teve duração de 60 dias e foi divido em três períodos de 20 dias cada, com as coletas de alimentos, sobras, fezes e leite realizadas nos últimos três dias para posterior análise e cálculos. A análise de variância foi realizada para todas as variáveis usando modelo linear e, quando os efeitos foram significativos (P<0,05), o teste t-Student foi aplicado para discriminar as médias de quadrados mínimos e quando não significativos, foi realizada uma análise descritiva. As correlações existentes entre as medidas tomadas no mesmo animal e a produção antes do início do experimento foi usada como covariável para verificar se a produção prévia influenciou o resultado. Não houve interação entre os tratamentos e os períodos avaliados e o efeito dos tratamentos não foi significativo (P>0,05) para as variáveis consumo, digestibilidade, desempenho e composição do leite. Mas, avaliando separadamente os períodos testados, encontrou-se diminuição significativa (P<0,05) na produção de leite e aumento nas concentrações de sólidos totais (ST). Não houve diferença (P>0,05) para os teores de extrato seco desengordurado e contagem de células somáticas. Concluiu-se que o composto de óleos essenciais não teve interação com os períodos estudados e os níveis usados não influenciaram as variáveis consumo, digestibilidade, produção e composição do leite de vacas holandesas primíparas, indicando a necessidade de maiores estudos sobre o assunto.