Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Associação entre função executiva e habilidades motoras grossas em crianças pré-escolares com obesidade/sobrepeso e eutróficas(UFVJM, 2021) Fernandes, Amanda Cristina; Mendonça, Vanessa Amaral; Lacerda, Ana Cristina Rodrigues; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mendonça, Vanessa Amaral; Lacerda, Ana Cristina Rodrigues; Leite, Hércules Ribeiro; Matos, Mariana Aguiar deA obesidade e o sobrepeso são definidos como o acúmulo e armazenamento excessivo de gordura corporal, que representa um risco à saúde e é atualmente um problema de saúde pública, sendo que quando ocorre na infância, tende a persistir na vida adulta. A idade pré-escolar é um período crítico para a aquisição das habilidades motoras fundamentais e para o desenvolvimento das funções executivas. O objetivo do presente estudo foi investigar a associação das funções executivas com as habilidades motoras em crianças pré-escolares com obesidade /sobrepeso e eutróficas de escolas públicas. Tratou-se de um estudo transversal, exploratório e quantitativo realizado com 49 pré-escolares, posteriormente divididos em dois subgrupos de acordo com o índice de massa corporal (sobrepeso/obesidade: 24; eutróficos: 25). As habilidades motoras foram avaliadas por meio do teste de desenvolvimento motor grosso - segunda edição (TGMD- 2) e as funções executivas foram avaliadas com os testes Dia e Noite Stroop, Marshmallow, Fluência Verbal (FV) e Torre de Hanói (TH). Modelos múltiplos foram conduzidos utilizando métodos stepwise, considerando as variáveis independentes das tarefas cognitivas que apresentaram <0,2 nas regressões univariadas e TGMD-2. Os resultados mostraram associação negativa da FV (número de erros) e TH (quebra de regra) com o controle de objeto em crianças com obesidade/sobrepeso. As duas variáveis explicaram 57,8% da variância do controle de objeto (p <0,05). Também foi identificada associação negativa entre FV (número de erros) e TH (quebra de regras) com o quociente motor grosso e explicou 40,5% da variância do quociente motor grosso (p <0,05). No entanto, não houve associação significativa entre as funções executivas e o desenvolvimento motor grosso nas crianças eutróficas. Portanto, concluímos que a associação entre funções executivas e habilidades motoras grossas em pré-escolares com sobrepeso/obesidade indicam que a flexibilidade cognitiva, a memória de trabalho, o planejamento e a resolução de problemas podem estar interligadas com as funções motoras grossas nesta população.Item Sobrepeso e obesidade infantil: utilização de diferentes metodologias de treinamentos em escolares do município de Diamantina – MG(UFVJM, 2017) Moreira, Lázaro Lopes; Ferreira, Vanessa Alves; Miranda, Lucilene Soares; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Vanessa Alves; Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Neumann, Dora; Miranda, Lucilene SoaresAtualmente a obesidade infantil tem se apresentado como um desafio em vários países do mundo, inclusive nos países latino-americanos como o Brasil. A proposição de iniciativas de intervenção no problema são urgentes e necessárias. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção com exercícios físicos (acumulado e contínuo) em escolares do ensino fundamental no excesso de peso do grupo. Para tal, foram selecionados 40 escolares de ambos os sexos que apresentaram valores de IMC para idade ≥ percentil 85. Trata-se de um ensaio clínico controlado com crianças de 6 a 11 anos de idade divididas em três grupos: 1) Controle (n=12), 2) treinamento aeróbico acumulado (N=14) e 3) treinamento aeróbico contínuo (N=14), em um período de 10 semanas. O grupo controle não participou do programa e manteve suas atividades cotidianas. Foram realizadas avaliações antropométricas e bioquímica antes e após as 10 semanas. As análises estatísticas foram realizadas usando o programa livre R versão 3.3.2, sendo utilizado teste de Anova para avaliar diferenças entre valor médio de cada variável Pré e Pós intervenção, caso identificada essa diferença utilizou o Teste Tukey para identificar quais essas diferenças sendo adotado o nível de significância (p<0,05). Os resultados revelaram que no grupo de atividade física acumulada houve diminuição da média e do desvio padrão nos valores do IMC Pós do Grupo acumulado (20,6 ± 2,85) em relação ao IMC Pós do Grupo controle (21,4 ± 2,22) com o valor de p= 0,039. Dessa forma, conclui-se que o programa de atividade física de forma acumulada por um período de 10 semanas foi efetivo na redução do IMC em escolares e, consequentemente na redução de crianças com sobrepeso e obesidade. Tais resultados evidenciam que as intervenções no espaço escolar se apresentam como estratégias factíveis de intervenção ao excesso de peso em crianças.