Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Uma aplicação da tecnologia de impressão 3D no ensino da matemática: construindo instrumentos didáticos para a sala de aula
    (UFVJM, 2018) Rocha, Leonaldo Viegas da; Canôas, Sílvia Swain; Souza, Nolmar Melo de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Canôas, Sílvia Swain; Franco, Mauro Lúcio; Silva, José Fernandes da
    O presente trabalho dedicou atenção ao estudo da tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o Ensino da Matemática. Com a difusão dessa tecnologia, inclusive na área acadêmica, é importante que sejam investigadas suas potencialidades no ensino. Diante da necessidade de metodologias que contribuam no processo de Ensino e Aprendizagem, objetivou apresentar um processo de uso da tecnologia emergente de impressão 3D na construção de materiais didáticos para a sala de aula, no ensino de conceitos de Cálculo e Geometria plana e espacial. Adotou-se uma metodologia com abordagem de natureza qualitativa, recorrendo-se à pesquisa exploratória e à pesquisa bibliográfica, com o empreendimento da construção de um material didático. A princípio, apresenta-se a fundamentação teórica matemática que motivou a proposta da criação do material em 3D visando contribuir com o ensino das Somas de Riemann e sua aplicação na determinação aproximada da área do círculo e do volume da esfera. Apresentou os softwares utilizados na criação virtual do modelo, bem como aquele que o prepara para a impressora e descreveu o processo desde a construção à exportação e impressão dos instrumentos. Por fim, apresentou uma estimativa dos custos e as perspectivas de utilização da tecnologia de impressão 3D em sala de aula. Acredita-se que o processo de construção apresentado, pode proporcionar direcionamento aos principiantes interessados na investigação sobre o uso dessa ferramenta na confecção de instrumentos didáticos. Considera-se que este trabalho contribui para a reflexão do educador sobre sua prática, bem como proporciona novo conhecimento e desperta para novos estudos sobre o tema.
  • Thumbnail Image
    Item
    Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia
    (UFVJM, 2017) Rodrigues, Walice Soares; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Prata, Emille Rocha Bernardino de Almeida; Santos, Amédis Germano dos
    O processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado deficiências. As exigências de aprendizagem significativa para a sua concretização são impostas pela sociedade da informação, que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que caracterizam o momento atual, têm transformado a sociedade e o mundo, contribuindo para as discussões sobre a inserção de ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com as Engenharias, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, o estudo em questão adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados e discussões apresentam as conclusões desta investigação quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula.