Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Possibilidades de mediação da leitura literária na biblioteca universitária
    (UFVJM, 2020) Pedrosa, Viviane; Vieira, Noemi Campos Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Noemi Campos Freitas; Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    A presente pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades de a Biblioteca Central da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) mediar a leitura literária entre seus usuários . Foi realizada uma revisão da literatura no Portal de Periódicos da Capes e observou-se principalmente o debate epistemológico e a abordagem teórico-metodológica. As pesquisas exploradas mostram que não há um número expressivo de estudos sobre o tema exposto, o que justifica a realização desta pesquisa. A partir dos aportes teóricos verificados durante a revisão da literatura, foi elaborado o referencial, explorando os seguintes estudos : percursos da leitura; desafios da leitura literária; políticas públicas e o incentivo à leitura e mediadores da leitura nas bibliotecas. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, baseada em revisão da literatura e análise documental. A primeira ação de mediação do leitor literário na Biblioteca Central foi o Cantinho da Leitura, vinculado ao projeto Ler Mais, sendo este o produto desta pesquisa. Os dados foram coletados dos relatórios do sistema de gestão de biblioteca Pergamum , sendo representados através de gráficos elaborados no Google docs e no programa Microsoft Excel 2010. Observa-se a relevância dos resultados motivados pelo Projeto Ler Mais, principalmente as exposições de livros de literatura, que contribuíram para que o usuário tivesse conhecimento do material que a Biblioteca possui e o incentivasse à busca de outros livros, em especial o acervo literário. Apesar do modesto crescimento do quantitativo de empréstimos do acervo literário, se comparado aos números do acervo geral, os resultados da pesquisa apontam que é possível desenvolver estratégias de mediação da leitura literária nas bibliotecas universitárias, daí a importância do Projeto Ler Mais para este estudo. As considerações finais apontam que este trabalho abre caminhos para pesquisas futuras nas áreas de mediação e incentivo à leitura literária, incluindo a digital, no âmbito das bibliotecas universitárias. Destaca-se o interesse da Biblioteca Central em continuar executando o Projeto Ler Mais após o período previsto desta pesquisa e apresenta recomendações para incentivar a leitura literária no contexto de todas as unidades do Sistema de Bibliotecas (SISBI) da UFVJM.
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    A Biblioteca Central do Campus JK da UFVJM na perspectiva dos usuários
    (UFVJM, 2020) Costa, Jullyele Hubner; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Valiengo, Amanda
    A biblioteca universitária visa atender às necessidades informacionais de seu público de usuários, sobretudo os estudantes universitários. Na busca por melhor compreensão dos usuários da Biblioteca Central (BC) do Campus Juscelino Kubitschek (JK) foi desenvolvido este trabalho, cujo principal objetivo foi refletir sobre alternativas para melhor utilização da Biblioteca Central do Campus JK pelos usuários. Desse modo, a pesquisa coletou apontamentos para compreender a utilização da BC, considerando-se os recursos por ela disponibilizados. A pesquisa realizada foi classificada como exploratória e descritiva, na qual a Biblioteca Central foi colocada sob análise. Foi realizado um grupo focal que contou com a participação de seis discentes de diferentes cursos de graduação, no qual os dados foram categorizados e analisados qualitativamente. Foi realizado um breve histórico das bibliotecas dos campi de Diamantina, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A BC foi caracterizada por meio da descrição de sua estrutura, seu espaço físico, quantidade de obras, empréstimos, ambientes de estudo, entre outros recursos materiais e serviços. Os participantes consideraram como fatores positivos na BC, a variedade do acervo, os ambientes de estudo diversificados, a disponibilização de computadores para pesquisas e a equipe de profissionais. Os principais pontos negativos relatados pelos participantes foram a carência de isolamento acústico e redução do horário de funcionamento. A pesquisa evidenciou o desconhecimento de alguns serviços. Os participantes sugeriram alternativas para melhorias do ambiente de estudo e de utilização dos serviços, como melhor divulgação do acervo virtual, das Visitas Guiadas, ampliação do horário de funcionamento, adequação acústica e do acervo.
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    A gestão da Informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias: estudo de caso da Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares
    (UFVJM, 2018) Santos, Allan Júlio; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lucide Silva
    Esta pesquisa pretende trazer à luz e cooperar com o desenvolvimento da temática Gestão da Informação e do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias Públicas. O estudo tem como lócus de pesquisa a Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares (UFJF/GV). Em face disto, o problema de pesquisa indaga quais os limites e possibilidades da aplicabilidade da Gestão da Informação e do Conhecimento pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) no desenvolvimento de produtos e serviços ofertados à comunidade acadêmica. Tem como objetivo analisar os limites e possibilidades da aplicabilidade da GIC pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) na conjuntura da administração de bibliotecas. Os aspectos investigados referem-se à análise das concepções, estratégias e efeitos do uso de instrumentos de GIC como subsídio à gestão de produtos e serviços biblioteconômicos. A orientação metodológica apoia-se na obra de Gil (2017) e classifica-se como empírica e social. O problema de pesquisa delineia-se sob o modelo de estudo de caso do tipo único, com enfoque incorporado, nos moldes de Yin (2001). O trabalho apresenta-se, quanto aos objetivos, do tipo exploratório-descritivo e com abordagem qualitativa. A natureza das fontes examinadas é bibliográfica e documental. Quanto à interpretação dos dados obtidos, as categorias analíticas estabelecem-se em face do Ciclo do Conhecimento Organizacional modelado por Choo (2011). Como métodos de apreciação dos dados são aplicados as técnicas de análise de conteúdo, formulado por Bardin (2016), e triangulação de dados, de Miles e Huberman (1984). A relevância da pesquisa e do problema investigado vincula-se ao aperfeiçoamento das práticas da Administração pública, em especial, daquelas orientadas para o ensino superior. Quanto aos aspectos contribuintes à teoria, relacionam-se nesta pesquisa, a generalização naturalística, a geração de sentido e o incremento teórico. No tocante aos resultados da investigação, reconhece-se que a GIC não se consolidou por completo na UFJF e em seu campus avançado. Não obstante a isto, percebe-se que as ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional foram traduzidas em diversos momentos nas práticas organizacionais da UFJF/GV, em especial, na Biblioteca UFJF/GV. Apreende-se que as criações de significados para os agentes organizacionais da Biblioteca UFJF/GV demandaram maior flexibilidade nos processos representativos da informação gerencial , assim como é oportuna a continuidade de implementação de TIC´s nos demais órgãos da UFJF e do CDC. Como perspectivas futuras, entende-se que a incorporação de uma postura administrativa e indutiva, voltada aos princípios de propagação do conhecimento registrado devem ser cada vez mais conduzidos pelos bibliotecários e gestores do sistema CDC. Depreende-se também sobre a indispensabilidade da criação de um estudo de usuários institucionalizado que possibilite a prospecção das necessidades dos utentes da Biblioteca UFJF/GV e dos indicadores concernentes aos produtos e serviços ofertados pela UFJF/GV.