Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Indicadores para recomendação de calagem na cultura do urucuzeiro
    (UFVJM, 2022) Oliveira, Ricardo Gomes de; Silva, Enilson de Barros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Enilson de Barros; Dobbss, Leonardo Barros; Santos, Rafael Carlos dos
    O urucuzeiro (Bixa orellana L.) é uma planta arbustiva de clima tropical, com grande importância e com um potencial de exploração comercial. A obtenção de elevadas produtividades, com sustentabilidade, requer uma adequada nutrição da cultura. O manejo da nutrição mineral do urucuzeiro para atingir elevadas produtividades inicia com a obtenção de índices adequados de acidez do solo para recomendação de calagem. O objetivo deste trabalho foi, obter os índices adequados de acidez do solo para recomendação de calagem para cultura do urucuzeiro. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 5, com cinco repetições. Para isso, mudas de urucuzeiro foram cultivadas em dois solos ácidos, classificados como ARGISSOLO AMARELO distrófico (PAd) e LATOSSOLO VERMELHO distrófico (LVd) com a aplicação de cinco necessidades de calagem calculadas para elevar a saturação por bases dos solos em 0 (controle), 20, 40, 60 e 80 % com calcário dolomítico. Os atributos químicos do solo como pH em água, teores de K, Ca, Mg e Al, saturação de Al, saturação por bases, saturação de Ca, Mg e K, além da altura de plantas, diâmetro do coleto, matéria seca de folhas, de caules e de raízes e, os teores de nutrientes nas folhas das plantas de urucuzeiro foram avaliados. A análise de variância multivariada por meio do processo da variável canônica das variáveis de crescimento do urucuzeiro foi realizada. Os valores máximos dos atributos químicos dos solos foram obtidos com a aplicação de 1,0 Mg ha-¹ para PAd e 3,0 Mg ha-¹ para LVd. A calagem é uma prática essencial para o cultivo do urucuzeiro em solos ácidos pois foram por intermédio dessa prática que se atingiu atributos químicos adequados para expressar o máximo crescimento do urucuzeiro que foram: pH em água de 6,0, saturação de alumínio tolerada de 6.0 %, requerimento de Ca e Mg de 20,8 mmolc kg-¹ e saturação por bases de 47,0 %.