Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Webfólio de mapas conceituais: entrelaçando olhares sobre a avaliação da aprendizagem dos discentes do curso de graduação em Medicina da UFVJM – Campus Diamantina
    (UFVJM, 2017) Barroso, Luciane do Divino Pereira; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Franzi, Juliana; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    O presente estudo tem por objetivo verificar se o webfólio de mapas conceituais pode favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da avaliação da aprendizagem, para isso, os sujeitos que participaram deste estudo pertencem ao curso de medicina da UFVJM da cidade de Diamantina, com entrada no segundo semestre de 2016. Assim foi proposto como método de pesquisa, um estudo de caso com abordagem qualitativa, visto que este método demonstrou ser o percurso mais apropriado para esta pesquisa, considerando a utilização dos mapas conceituais para realização das análises. Os mapas conceituais produzidos pelos sujeitos participantes neste estudo apresentaram elementos relevantes em relação ao conteúdo e forma, e que se fundamentam no referencial teórico sobre: mapas conceituais, aprendizagem significativa e avaliação da aprendizagem, sendo esta última abarcada pelas concepções pedagógicas e funções da avaliação. Os resultados provenientes da elaboração dos mapas conceituais revelaram também, a importância destes vinculados ao instrumento de webfólio, visto que este é fonte constante de feedbacks entre os envolvidos. Sinalizaram ainda, que os mapas conceituais podem ser utilizados no contexto da avaliação formativa, propulsora da autorregulação da aprendizagem, e a sua importância no processo de aprender e ensinar, desapropriando os professores de graduação da concepção avaliativa que continua a viger no meio acadêmico, a concepção classificatória, a qual emana o tom de punição, sendo que a prática avaliativa , na sua maioria, vem sendo realizada ao término do semestre, embora já se tenha inúmeros estudos sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. Assim, foi possível destacar o papel da ferramenta tecnológica para propiciar uma prática avaliativa agradável, dinâmica e favorável aos professores e discentes, e caracterizar o uso de webfólio de mapas conceituais por intermédio de uma arquitetura tecnológica e pedagógica, para demonstrar o processo avaliativo realizado por meio de mapas conceituais, favorecendo a prática de avaliação formativa.
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    Avaliação da aprendizagem na visão dos docentes que atuam no curso Técnico de Enfermagem do IFNMG-Campus Araçuaí
    (UFVJM, 2019) Eulálio, Valéria Gonzaga Botelho de Oliveira; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Neves, Leonardo Santos; Gomes, Elizabeth Moreira
    A presente pesquisa objetivou compreender a visão do docente do curso Técnico de Enfermagem do IFNMG-Campus Araçuaí sobre as funções da avaliação no processo de ensino-aprendizagem do educando. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo e de caráter qualitativo, que foi desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2019, além de buscar sustentação teórica em uma base de aportes constituída de referências bibliográficas e documentais do campo educacional que subsidiou as análises do corpus da dissertação. Fora realizado um Grupo de Discussão com enfermeiros(as) que compõem o quadro de docentes do IFNMG, Campus Araçuaí. Utilizou-se de um roteiro de questões norteadoras para coleta de dados, que ocorreu no Museu de Araçuaí, Minas Gerais, no mês de maio de 2019. O grupo de discussão foi filmado com uma câmera digital e transcrito na íntegra. Por meio deste estudo foi possível evidenciar que a influência da família, de professores e de amigos que atuavam no campo da educação, contribuiu positivamente na escolha da docência por estes(as) enfermeiros(as). Os educandos do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Campus Araçuaí, são estudantes com diferentes idades e culturas. Os(as) enfermeiros(as) afirmam que não tiveram formações sobre o processo de avaliação quando se inseriram na docência. Relatam que aprenderam a avaliar os estudantes na prática, mesmo devido a grande parte de os professores do curso técnico ser bacharéis e, portanto, não vivenciar disciplinas sobre docência no âmbito da formação inicial. Desse modo, é possível afirmar que na trajetória percorrida na área da docência os(as) enfermeiros(as) docentes se vêm diante do desafio que a avaliação da aprendizagem dos estudantes do Instituto Federal lhes impõe. Ao pensar em educação e sua relação com o processo de trabalho, observa-se a relevância a respeito da efervescência de novas práticas de saúde e do cuidar no mundo profissional de enfermagem, que marcam os tempos atuais, permitindo visualizar o efeito de transição entre o ensino e a prática.
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    Práticas docentes nos cursos de administração do Vale do Mucuri de 2006 a 2015
    (UFVJM, 2016) Leão, Cristhiane Rodrigues Soares; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Magalhães, Antônio de Pádua; Amaral, Antônio Carlos Victor
    O ensino superior no Brasil passa desde a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996 por grandes mudanças, como o aumento nos números de cursos e Instituições de Ensino Superior – IES. Segundo os dados do Censo da Educação Superior em 2013, realizado pelo INEP, são mais 2.300 IES em todo Brasil. O curso de Administração é um exemplo dessa expansão, pois em 1960 existiam 31 instituições que ofereciam tal curso, e em 2013 esse número passou para mais de 1.500 IES e no Estado de Minas Gerais estão presentes 204 dessas instituições. Cresce também os estudos a respeito do processo ensinoaprendizagem e a avaliação do discente no ensino superior. É na escola que todos os aspectos do ser humano se socializam e quem conduz esse processo é o professor. A inovação na prática de ensino e de avaliação da aprendizagem está no compartilhamento com o aluno, tornando-o, além de sujeito principal na apropriação dos saberes da profissão, também um parceiro na construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar as práticas docentes dos professores dos cursos de Administração do Vale do Mucuri entre 2006 e 2015, e sua correlação com sua formação profissional. Quanto à metodologia, a pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos foi descritiva e explicativa. Foi aplicado um questionário online com questões fechadas de múltipla escolha aos administradores que atuam como docentes em disciplinas do núcleo profissionalizante dos cursos presenciais em Administração do Vale do Mucuri. Ficou constatado que os mesmos apresentam três características importantes: não exercem a docência superior exclusivamente; sinalizaram que criam seu material didático; e procuram construir seu próprio conhecimento. Utilizam da aula expositiva para explanação do conteúdo, com apoio de slides de própria autoria. Realizam a avaliação da aprendizagem do discente através de provas escritas e trabalhos individuais e em grupo. Como resultado verificou-se que as práticas docentes nos cursos de Administração do Vale do Mucuri não têm correlação com perfil do professor, seja nos aspectos: formação, tempo de docência ou tipo de instituição que trabalha.