Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Altas habilidades/superdotação no Brasil: análise de cenário e proposta para melhorar a comunicação entre os sujeitos envolvidos
    (UFVJM, 2023) Sampaio, Maria Amélia Vieira Toledo; Oliveira, Leida Calegário de; Cruz, Cleya da Silva Santana; Filgueiras, Karina Fideles; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Filgueiras, Karina Fideles; Reis, Angélica Pataro; Lucas, Thabata Coaglio; Gaspar, Yuri Elias
    Desde que o processo de ensino e aprendizagem passou a ser planejado e formalizado, a educação passa por inúmeras transformações na tentativa de garantir acessibilidade e desenvolvimento progressivo, principalmente aos estudantes que apresentam algum tipo de necessidade especial. Pode-se identificar em nosso meio sujeitos com diferentes níveis de aquisição da aprendizagem, algumas dessas pessoas possuem déficits, outras altas habilidades/superdotação, e todas convivendo com outros sujeitos com padrões medianos de aprendizagem, o que se torna um problema quando se leva em consideração que as oportunidades educacionais disponibilizadas tendem a ser padronizadas, atendendo de forma insatisfatória tanto os que têm dificuldades, quanto aqueles que possuem maiores facilidades no processo cognitivo. Sabe-se que as instituições de ensino apresentam grandes dificuldades para lidar com os estudantes com necessidades educacionais especiais, sejam elas com transtornos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e também com altas habilidades/superdotação, de modo que, quando recebem tais estudantes, apresentam-se pouco preparadas para ofertar o atendimento e acompanhamento adequado para garantir o máximo desempenho destes. O presente estudo visa contribuir para que o processo de comunicação entre as famílias, profissionais da educação e da saúde se dê de forma mais efetiva, contribuindo para o melhor acompanhamento dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo metodológico de revisão bibliográfica, com o objetivo de elaborar um instrumento para provisão de relatório técnico por profissionais da educação, a ser encaminhado, sob demanda, para os profissionais da saúde que acompanham estudantes com suspeita de necessidades educacionais especiais, bem como uma pesquisa quantitativa e descritiva a partir de dados disponibilizados pelos Censos Escolares realizados entre 2013 e 2022. Foi desenvolvido, ainda, um espaço digital para disseminar conhecimento e orientações específicas a pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação. Os resultados apontam a construção de um instrumento que pode facilitar a comunicação entre profissionais do ensino e da saúde, de modo a melhorar o atendimento/acompanhamento dos sujeitos, além de demonstrar que, no geral, está havendo uma tendência de crescimento no número de alunos com altas habilidades/superdotação matriculados na Educação Especial em Classes Comuns no país, durante os últimos 10 anos.
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    A Alfabetização no Brasil e as novas tecnologias da informação e da comunicação: um estudo com professores nas escolas públicas do município de Teófilo Otoni (MG)
    (UFVJM, 2021) Silva, Alexandra Aparecida Jovito; Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Objetivou-se com esta pesquisa investigar a apropriação de novas tecnologias da informação e da comunicação, como ferramentas facilitadoras da aprendizagem no ciclo inicial de alfabetização da Educação Básica, pelos professores que atuam no ciclo de alfabetização das escolas estaduais e municipais da zona urbana de Teófilo Otoni/MG. O estudo se desenvolveu com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Após análise das informações obtidas, os resultados nortearam a elaboração de propostas e sugestões para o enfrentamento de situações-problemas, relacionados à dificuldade de acesso e utilização das novas tecnologias, pelos professores no trabalho de alfabetização de crianças de 6 a 8 anos. O levantamento bibliográfico forneceu subsídios que embasaram a pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental versou sobre a análise da Estrutura das carreiras dos profissionais da Educação básica de Minas Gerais, Lei 21710/2015 e da Lei 6381/2012 que, fixa o piso salarial dos professores do município de Teófilo Otoni, não havendo nestes documentos nenhuma previsão de incentivo a busca por aprimoramento profissional docente. A pesquisa de campo, realizada por meio amostral, consistiu na aplicação de um questionário, junto aos professores alfabetizadores do grupo de escolas públicas municipais e estaduais, selecionadas, envolvendo ainda, entrevista com os gestores destas escolas. Tais ações buscaram identificar o nível de capacitação dos educadores para alfabetizar, usando novas tecnologias; verificar se as novas tecnologias estão presentes na rotina de ensino no ciclo de alfabetização, e se os docentes estão preparados e motivados para tal atuação; e ainda, verificar a estrutura tecnológica disponível nas escolas participantes. De modo geral, a pesquisa evidenciou que para alfabetizar, tendo as novas tecnologias como aliadas, é necessário preparo técnico dos docentes, disponibilidade de recursos e motivação profissional e, nestes aspectos há pontos a se avançar, nas instituições analisadas.
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    Mediação do processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos de empresas no curso de engenharia de produção
    (UFVJM, 2021) Novais, Anna Flávia Oliveira; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A abordagem de ensino utilizando jogos de simulação de empresas ou de negócios pode gerar uma de série de benefícios no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas do curso de Engenharia de Produção. Sendo assim, o objetivo foi pesquisar sobre a área de jogos empresariais e produzir artigos que abordem a utilização destes no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos que englobam o curso de Engenharia de Produção. O primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as possíveis dimensões encontradas nas publicações científicas nacionais, as quais abordam diretamente o tema: o jogo Beer game no ensino superior como parte do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada a análise metodológica bibliométrica, a qual utilizou como base de dados a extração de 100% das publicações contidas na plataforma ‘google acadêmico’. O segundo artigo teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre jogos desenvolvidos para o ensino de logística e cadeia de suprimentos, verificando quais requisitos fundamentais de um jogo de empresa cada um deles atende. Em busca da efetivação do objetivo proposto, foram realizados testes práticos com os jogos, e através de pesquisas bibliográficas foi possível fazer um levantamento de requisitos fundamentais que um jogo de empresa deve atender e assim classificar qual entre os três jogos estudados, – Beer game, Kanban driver’s edition e JA Titan –, atende um maior número de requisitos. Já no terceiro artigo o objetivo foi levantar as características da utilização de jogos, por meio de uma pesquisa realizada em artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) no período de 2014 a 2019, com os termos de busca: jogo(s) de empresa(s), seriou(s) game(s), jogo(s) sério(s), gamification e gamificação. Através das 21 publicações selecionadas, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo dos resumos dos artigos, utilizando o software IRaMuTeQ, visando explorar os termos correlatos nas publicações. A utilização do software IRaMuTeq como ferramenta de processamento de dados qualitativos forneceu informações estatísticas do texto, assim como a Classificação Hierárquica Descedente (CHD), a análise de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados dessa pesquisa contribuiu para identificar que, primeiro, o tema ‘Beer game’ representa um dos eixos dos inúmeros jogos empresariais logísticos utilizados no ensino superior. Segundo, foi possível inferir que o JA Titan atendeu ao maior número de requisitos fundamentais para um jogo de empresa. Destarte, o jogo apresenta apenas versão em língua inglesa e não estimula a interatividade entre os jogadores. Visto que, este estudo limitou-se a analisar apenas três jogos, sugere-se para futuros estudos abarcar outros que focalizem esta mesma temática. E por fim, os resultados mostram que os jogos e seus termos correlatos estão estreitamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem, principalmente os termos competência, alavancar e experiência, que são termos que indicam os objetivos da aplicação de jogos.
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    Efeitos da restrição calórica desde o nascimento na cognição e comportamento ansioso e depressivo em ratos adultos
    (UFVJM, 2022) Dias, Isabella Rocha; Cassilhas, Ricardo Cardoso; Sousa, Ricardo Augusto Leoni de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cassilhas, Ricardo Cardoso; Santos, Carina de Sousa; Monteiro Junior, Renato Sobral
    A restrição calórica (RC) vem sendo, desde os primeiros estudos publicados, a intervenção não farmacológica mais utilizada para investigar os mecanismos relacionados ao envelhecimento e longevidade. Essa intervenção tem mostrado resultados benéficos na redução e incidência de diversas doenças crônicas e declínios funcionais relacionadas ao envelhecimento como cânceres relacionados à idade, alterações imunológicas e neuroendócrinas, disfunções motoras e desenvolvimento de doenças como Parkinson e Alzheimer. Apesar de seus resultados benéficos em diversas condições, os efeitos da RC na cognição e comportamento apresentam resultados ambíguos, uma vez que seus efeitos variam de acordo com sua intensidade e período em que é realizada. O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos da restrição calórica de 50% desde o nascimento na cognição e comportamento de ratos Wistar machos adultos. Os animais foram distribuídos em grupo controle (C) (n=24) e grupo restrito (R) (n=24) e iniciaram o protocolo de RC a partir do nascimento, sendo amamentados em mães em regime de restrição para o grupo restrito. Após o desmame, os filhotes receberam a mesma dieta das mães até os 100 dias de idade. Aos 90 dias, os animais realizaram testes comportamentais para avaliar comportamento exploratório, aprendizagem e memória, memória espacial, comportamento ansioso e comportamento depressivo. Os dados foram analisados utilizando teste-t não pareado ou teste de Mann-Whitney, Anovas One-Way e Two-Way seguidas pelo post-hoc de Tukey, sendo estabelecido nível de significância para p<0,05. Os resultados do presente trabalho mostraram que a RC desde o nascimento não causou prejuízos cognitivos nos ratos quando em idade adulta, e ainda se mostrou benéfica para atenuar o comportamento semelhante à ansiedade. Em conjunto, esses dados podem contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos relacionados aos efeitos da RC no cérebro em modelos animais.