Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Paramêtros sobre silagem de sorgo
    (UFVJM, 2015) Soares, Natalia de Avila [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Cunha, Thauanna Eulina Gomes da; Santos, Jorge Fellipe Rodrigues da Costa; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Bellan, Julio de Sales Lima Neto [UFVJM]; Campos, Arnon Henrique Anésio [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus de São Luís de Montes Belos
    O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial, associado ao clima predominantemente tropical, destaca-se no contexto mundial como uma das grandes potências para a produção animal. Essa característica do clima ainda permite a existência de uma grande diversidade de plantas forrageiras, de elevado potencial de produção por área. No entanto, a estacionalidade na produção de forragem tem sido apontada como um dos fatores que mais contribui para a baixa produtividade dos rebanhos. O processo de ensilagem serve como alternativa para suprir a demanda alimentar no período de estacionalidade. O sorgo, devido a sua boa qualidade qualitativa e quantitativa segue como uma cultura em potencial para a produção de silagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Considerações teóricas sobre fibra dietética na alimentação de ruminantes
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Santos, Jorge Fellipe Rodrigues da Costa; Arcanjo, Angelo Herbet Moreira [UFVJM]; Rocha, Loredanna Ramyla de Oliveira; Melo, Bruna Stefani de Araújo; Cunha, Thauanna Eulina Gomes da; Souza, Jhonny Jose de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus de São Luís de Montes Belos
    A fibra dietética, por sua importância e efetividade aos parâmetros nutricionais, desempenha singular função no metabolismo dos animais em especial, nos ruminantes. Esta entidade nutricional representa as frações do alimento que oferecem lenta degradabilidade pelos microrganismos ruminais podendo, em algumas situações, se apresentar como indigerível. As limitações encontradas pelas enzimas digestivas microbianas possuem alta correlação com o estado fenológico da forrageira, pois quanto maior o grau de lignificação da parede celular do volumoso menor o aproveitamento nutricional do alimento. Ratifica-se que mesmo havendo limitações nutritivas sob algumas circunstancias de natureza fisiológica, a fração fibrosa possui a singular capacidade em promover o status quo do rúmen para o desenvolvimento da flora bacteriana autóctone. Deste modo, objetivou-se com esta revisão de literatura elucidar as definições dos diferentes tipos de fibras, seus constituintes e suas frações estruturais, as fontes para a alimentação animal, efetividade, influência no consumo e a sua potencial degradação no rúmen.
  • Thumbnail Image
    Item
    Atributos fisiológicos de sementes de leucena (Leucaena spp.) submetidas a tratamentos pré-germinativos
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Rodrigo Gomes [UFVJM]; Brito, Orlando Gonçalves [UFVJM]; Lopes, Paulo Augusto Pereira; Souza, Ricardo Ribeiro; David, Andréia Márcia Santos de Souza; Gomes, Virgílio Mesquita; Alves, Dorismar David; Dias, Carolina Pilar Alves e; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de Zootecnia; Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
    O uso da leucena na alimentação animal vem se tornado muito expressivo, principalmente em regiões onde são enfrentados problemas com déficit hídrico. Contudo, a produção de mudas, importante para a dispersão da planta em áreas de cultivo, é dificultada pelo fato das sementes apresentarem dormência. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar atributos fisiológicos de sementes de leucena submetidas a tratamentos pré-germinativos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 3, sendo os tratamentos constituídos pela combinação de dois locais de coleta das sementes (solo e árvore) e três tratamentos pré-germinativos (imersão em hipoclorito de sódio por 0, 10 e 20 minutos), com quatro repetições de 50 sementes por tratamento. Os parâmetros avaliados foram: germinação e sementes mortas. A germinação foi afetada pelos tempos de imersão em hipoclorito de sódio, sendo o tempo de 20 minutos o de maior percentual germinativo. Quanto ao número de sementes mortas, verificou-se que sementes coletadas na árvore e submetidas a 20 minutos de imersão em hipoclorito de sódio, apresentam maiores valores.