Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    A Alfabetização no Brasil e as novas tecnologias da informação e da comunicação: um estudo com professores nas escolas públicas do município de Teófilo Otoni (MG)
    (UFVJM, 2021) Silva, Alexandra Aparecida Jovito; Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Objetivou-se com esta pesquisa investigar a apropriação de novas tecnologias da informação e da comunicação, como ferramentas facilitadoras da aprendizagem no ciclo inicial de alfabetização da Educação Básica, pelos professores que atuam no ciclo de alfabetização das escolas estaduais e municipais da zona urbana de Teófilo Otoni/MG. O estudo se desenvolveu com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Após análise das informações obtidas, os resultados nortearam a elaboração de propostas e sugestões para o enfrentamento de situações-problemas, relacionados à dificuldade de acesso e utilização das novas tecnologias, pelos professores no trabalho de alfabetização de crianças de 6 a 8 anos. O levantamento bibliográfico forneceu subsídios que embasaram a pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental versou sobre a análise da Estrutura das carreiras dos profissionais da Educação básica de Minas Gerais, Lei 21710/2015 e da Lei 6381/2012 que, fixa o piso salarial dos professores do município de Teófilo Otoni, não havendo nestes documentos nenhuma previsão de incentivo a busca por aprimoramento profissional docente. A pesquisa de campo, realizada por meio amostral, consistiu na aplicação de um questionário, junto aos professores alfabetizadores do grupo de escolas públicas municipais e estaduais, selecionadas, envolvendo ainda, entrevista com os gestores destas escolas. Tais ações buscaram identificar o nível de capacitação dos educadores para alfabetizar, usando novas tecnologias; verificar se as novas tecnologias estão presentes na rotina de ensino no ciclo de alfabetização, e se os docentes estão preparados e motivados para tal atuação; e ainda, verificar a estrutura tecnológica disponível nas escolas participantes. De modo geral, a pesquisa evidenciou que para alfabetizar, tendo as novas tecnologias como aliadas, é necessário preparo técnico dos docentes, disponibilidade de recursos e motivação profissional e, nestes aspectos há pontos a se avançar, nas instituições analisadas.
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    Análise do livro didático para educação do campo da coleção girassol: letramento e alfabetização
    (UFVJM, 2015) Sousa, Paulina Barbosa de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Valiengo, Amanda; Costa, Patrícia de Fátima Souza
    O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública, que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico do professor, por meio da distribuição de livros didáticos que atendam toda a educação básica (ensino fundamental e médio). O foco da investigação aqui proposta está no livro didático (LD) do 1º ano da Coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, denominado Letramento e Alfabetização. Essa dissertação visa investigar como o LD de Letramento e Alfabetização faz parte das interações no processo de alfabetização e letramento do sujeito campesino. Para tanto, como categoria da análise escolho a Análise de Conteúdo na proposta de Laurence Bardin (2011), e esta se refere à análise de conteúdo como um conjunto de instrumentos metodológicos sutis que estão em constante aperfeiçoamento. Dentro desta categoria de análise utilizo também duas outras categorias: Alfabetização e Letramento. A presente dissertação é dividida em três capítulos. No primeiro capítulo utilizo de algumas ferramentas teóricas: LD como produto cultural e comercial, ideologia e LD, conceituo Alfabetização e Letramento na perspectiva de Soares (1990, 2003, 2004), Mortatti (2004), Pérez (2008), Ferreiro & Teberosky (1986). No segundo capítulo proponho discussões acerca do PNLD, PNLD Campo, funções do LD na perspectiva de Choppin (2004), apresento o Guia Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo. O terceiro e último capítulo proponho as discussões sobre como a Alfabetização e Letramento são propostos no LD da Coleção Girassol. Para tanto, analiso as atividades propostas e as orientações destinadas ao professor.
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    O processo de alfabetização de surdos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva de professores
    (UFVJM, 2017) Bomfim, Duanne Antunes; Ferreira, Bárbara Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo; Santos, Pedro Perini Frizzera da Mota; Braga, Elayne de Moura
    Considerando (a) os desafios da formação docente (inicial, continuada e não formal), das estratégias e práticas pedagógicas no processo de alfabetização de alunos surdos na educação inclusiva; (b) o desempenho linguístico insatisfatório dessas crianças, bem como a ausência de uma Política de Educação Bilíngue para surdos nas escolas inclusivas; (c) que a Lei Federal 10.436/2002, que reconhece a Libras - Língua Brasileira de Sinais, estabelece que esta não poderá substituir a modalidade escrita da língua oral do país; (d) e que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Plano Nacional de Educação de 2014 a 2024 determinam que até o terceiro ano do Ensino Fundamental todas as crianças estejam alfabetizadas, seria imprescindível que as pessoas surdas dominem a leitura compreensiva e escrita da Língua Portuguesa por meio do processo de alfabetização. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar, na perspectiva de professores regentes, o processo de alfabetização de alunos surdos matriculados em turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental de escolas de educação inclusiva do ensino regular comum. Esta pesquisa se caracterizou como qualitativa, envolvendo a participação de nove professores, que atuaram com alunos surdos usuários de Língua de Sinais na fase inicial da alfabetização do Ensino Fundamental em escolas localizadas em cidades nos Vales do Jequitinhonha e do Rio Doce, com coleta de dados por meio de entrevistas individuais que foram transcritas na íntegra e posteriomente tratadas, interpretadas e analisadas. No que se refere ao perfil docente, os resultados apontaram que a formação inicial e continuada ainda são insuficientes para subsidiar sua prática na alfabetização de surdos, pois a maioria não domina a Língua de Sinais e desconhece a concepção da educação bilíngue para o ensino de surdos, resultando na dificuldade em planejar atividades específicas em conformidade às necessidades linguísticas e educacionais destes alunos. Outro resultado encontrado foi as variáveis facilitadoras do processo de alfabetização. Nesse sentido, os professores apontaram principalmente a colaboração e o apoio que receberam por meio do intérprete de Língua de Sinais, as reflexões, pesquisas e trocas de experiências por estratégias não formais de apropriação de conhecimento, através de outros professores e pelo uso de meios digitais e impressos de informação, bem como o trabalho desenvolvido com os alunos surdos na sala de recursos multifuncional e pela Educação Infantil com a estimulação, o desenvolvimento linguístico e educativo destes. Já como variáveis dificultadoras foram destacadas a descontinuidade e/ou a ausência de orientação qualificada pela equipe pedagógica da escola, a falta de apoio e acompanhamento das famílias para o desenvolvimento das crianças, o baixo nível de desempenho linguístico apresentado pelos alunos, e ainda a dificuldade de encontrar materiais de ensino específicos para alfabetização de surdos na Língua Portuguesa em turmas de educação inclusiva. Embora tendo pouco conhecimento e não havendo oportunidade de planejar as aulas de forma conjunta com o intérprete de Língua de Sinais ou com outro profissional especializado, os professores têm buscado alternativas para o planejamento e a prática de ensino voltadas para as necessidades dos seus alunos surdos. Conclui-se, portanto, que mesmo havendo fatores dificultadores nesse campo, algumas variáveis facilitadoras podem tornar possível o desenvolvimento do trabalho docente com estes alunos.