Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Entre o Agronegócio e a Agroecologia: como as Escolas Família Agrícola de diferentes territórios mineiros tratam esses conceitos?
    (UFVJM, 2023) Faria, José Fernando Vieira de; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    No ano de 2017, ocorreu no IFNMG-Campus Araçuaí o I Encontro de Estudantes de Agroecologia do Médio Jequitinhonha, organizado em parceria entre o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG- Campus Araçuaí e Escolas Família Agrícola (EFA) de Araçuaí, Itaobim, Comercinho, Veredinha e Virgem da Lapa. Naquela oportunidade, foi aplicado um questionário que objetivava avaliar o encontro, além de apresentar indicativos que serviriam de base para a organização do II Encontro, já que se pretendia dar continuidade às reflexões iniciadas. A análise das respostas contidas neste instrumento oportunizaram várias indagações. Uma, em particular, (“o que você pensa sobre o agronegócio?”) serviu como ponto de partida para as reflexões e propostas apresentadas neste trabalho. Partindo do pressuposto que as EFA’s pretendem trabalhar em uma perspectiva voltada para o desenvolvimento sustentável construiu-se o questionamento que contém a questão norteadora deste projeto: Como as EFA’s das regiões do Semiárido mineiro e da Zona da Mata mineira trabalham os conceitos de Agronegócio e Agroecologia junto aos estudantes dos cursos de Agropecuária? De que maneiras esses ‘termos’ adentram nas EFA’s e como são tratados pelas comunidades estudantis referenciadas? Metodologicamente, a pesquisa apresenta uma base qualitativa por meio de análise documental, dado que foram analisados os currículos dessas EFA’s com a finalidade de se entender as formas de tratamento escolarizado desses conceitos, bem como as percepções sobre tais concepções. Compreendemos que a agroecologia tem se consolidado, no âmbito da Educação do Campo, como estratégia de fortalecimento do ideal por uma educação condizente com o modo de viver camponês.
  • Thumbnail Image
    Item
    Subdesenvolvimento e dependência brasileira: apontamentos sobre o avanço do agronegócio
    (UFVJM, 2020) Oliveira, Aline de Jesus; Rocha Júnior, Fernando Leitão; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A implantação do capitalismo no Brasil significa a instituição de um regime de exploração da força de trabalho, a riqueza concentrada significa também a exclusão-pobreza. O desenvolvimento do capitalismo no Brasil, traz a concentração da riqueza e marginalidade social que foram, portanto, elementos originados na estrutura colonial. Foi então, com base nessa forma de inserção, colonial, que a luta de classes no campo no Brasil, se apresenta como parte integrante do movimento mais amplo de constituição do desigual modo de produção capitalista que emerge em meados do século XVIII consolidando-se no século seguinte. O subdesenvolvimento explica-se de forma objetiva pelas condições de dependência econômica, condicionada e regulada a partir de fora, por vetores conjunturais e estruturais no mercado mundial, e reestruturada desde dentro a partir do complexo processo de formação econômica dos países da América Latina. Dessa maneira, os objetivos deste estudo são compreender o subdesenvolvimento do capitalismo no Brasil, a questão agrária, entendendo o papel do latifúndio moderno: o agronegócio como parte integrante deste processo de acumulação de capital, entendendo que existe a construção de novas alternativas no atual sistema, como a agroecologia, a reforma agrária popular e o ecossocialismo.