Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Controle informatizado de fluxo e histórico de trabalho de conclusão de curso
    (UFVJM, 2017) Santos, Jary Alves dos; Oliveira, Lorena Sophia Campos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Franco, Mauro Lucio; Oliveira, Lorena Sophia Campos de
    A elaboração de artigos ou trabalhos científicos é uma constante no cotidiano de um estudante de graduação. Uma das principais produções científicas é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual em alguns casos, figura como requisito parcial à obtenção do título de graduação. A vivência no ambiente acadêmico mostra que, na ocasião de elaboração de TCC, alguns erros podem ser cometidos e, nesse processo, há várias nuances que devem ser observadas. O desenvolvimento de um sistema Web de acompanhamento, histórico e controle de fluxo da produção pode representar um excelente recurso de auxílio na relação de cumplicidade que há entre orientadores e orientandos. Esta dissertação se propõe a desenvolver um sistema Web para essa finalidade, denominado “Academic DUX”. Este é um Agente Inteligente de Software que realiza verificações prévias de trabalho, comparação entre versões, comentários e acompanhamento dos mesmos através de uma linha de tempo. A automatização do processo de acompanhamento dos trabalhos, utilizando-se metodologia relacionada à Mineração de Textos, proporciona o aprendizado através dos acertos e erros dos orientandos, bem como as principais orientações dos professores.