Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Thumbnail Image
    Item
    Analysis of content, credibility, and quality of information on COPD treatment in YouTube™ videos: a cross-sectional observational study
    (UFVJM, 2023) Rodrigues, Ana Luíza da Silva Nunes Teixeira; Mendonça, Vanessa Amaral; Lacerda, Ana Cristina Rodrigues; Oliveira, Vinícius Cunha de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Introdução: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é causada pela exposição a partículas tóxicas e gases nocivos, tabagismo e/ou mutação genética, sendo caracterizada por sintomas respiratórios crônicos, anormalidades das vias aéreas, resultando em obstrução persistente ao fluxo aéreo. O tratamento dessa doença envolve intervenções farmacológicas e não farmacológicas que é fundamentado por diversos consensos e diretrizes da DPOC. O YouTube™ é uma das plataformas sociais mais populares da internet e pode ser usada com frequência para compartilhamento de informações sobre o tratamento de doenças crônicas como a DPOC, entretanto a credibilidade dessas informações pode não ser adequada. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade e a credibilidade das informações relativas ao tratamento da DPOC no YouTube™, a mais popular das plataformas de mídia social e avaliar seu alinhamento com a diretriz GOLD. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal que contou com a seleção de 200 vídeos da língua inglesa, postados no YouTube™. A avaliação dos vídeos incluídos no estudo foi através de instrumentos validados para qualidade e credibilidade das informações, Discern e HONcode respectivamente, e a partir de um instrumento criado pelos pesquisadores para observar a concordância com o GOLD, diretriz padrão ouro para DPOC. Resultados: A maioria dos vídeos (97,4%) demonstrou baixa concordância com as diretrizes, 75,7% obtiveram credibilidade alta de acordo com a avaliação do HONcode e em relação à qualidade das informações de saúde, avaliadas pelo Discern, 75,7% dos vídeos obtiveram classificação média. Conclusão: Os vídeos analisados demonstraram boa credibilidade, com qualidade variável entre média e baixa e pouca concordância com o GOLD, demonstrando que a análise contínua desse conteúdo pode ser utilizada para garantir o fornecimento de informações confiáveis no YouTube™.
  • Thumbnail Image
    Item
    Hipoglicemia associada à atividade física em pessoas com diabetes: uma análise de vídeos do YouTube do Brasil
    (UFVJM, 2022) Silveira, Juciano Cesar da; Silva, Edson da; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Introdução: As mídias sociais para a autogestão de informações sobre saúde constituem uma prática recorrente de usuários leigos que vivenciam diferentes contextos de saúde. Embora facilitem o acesso e o compartilhamento de informações, as mídias sociais podem contribuir para a criação de possíveis riscos à saúde e ao bem-estar, uma vez que ampliam as experiências de vulnerabilidade emocional e desinformação. Objetivo: Esta dissertação teve como objetivo avaliar a qualidade dos vídeos mais assistidos no YouTube como ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética associada à prática de exercício físico. Desenho: Trata-se de um estudo exploratório, transversal, de abordagem qualiquantitativa da avaliação de vídeos do YouTube. Os termos de pesquisa para identificação dos vídeos foram “hipoglicemia” + “atividade física” + “diabetes”; “hipoglicemia + exercício + diabetes” e “dieta para diabetes” e “tratamento para diabetes”. Os vídeos foram avaliados por dois revisores treinados de forma individual. As divergências neste processo foram resolvidas em consenso com um terceiro examinador em caso de discordância A busca e análise dos vídeos ocorreram entre os meses de junho a outubro de 2022. A confiabilidade e a qualidade dos vídeos foram avaliadas por meio dos instrumentos modificados DISCERN, mJAMA, Global Quality Score (GQS) e a avaliação da abrangência das informações por meio de um Checklist elaborado pelos autores da pesquisa. O coeficiente Kappa de Cohen foi utilizado para medir a confiabilidade interexaminador e os resultados foram apresentados como média e desvio padrão, quando apropriado. Resultados: Foram avaliados os 100 vídeos mais assistidos no YouTube sobre diabetes e exercício físico. O resultado das análises dos vídeos segundo os instrumentos DISCERN modificado, mJAMA e GQS indicou que os vídeos tem baixa qualidade e representam risco para uma pessoa leiga, que ao utilizá-los para se orientar sobre o tratamento da hipoglicemia diabética, associado ao exercício físico, pode não obter o resultado esperado, e pode inclusive afetar negativamente a hipoglicemia da pessoa com DM. Conclusão: Os vídeos mais assistidos no YouTube sobre hipoglicemia diabética associado ao exercício físico, não é uma ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética. Assim, é desaconselhável recomendar o uso do YouTube como ferramenta educativa, caso não sejam sugeridos vídeos específicos como fonte de informação.
  • Thumbnail Image
    Item
    Sistema para recomendação de vídeos educacionais do repositório do YouTube: uma modelagem min-max para o Problema de Cobertura de Conjunto
    (UFVJM, 2021) Trindade, Eduardo Augusto Costa; Assis, Luciana Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Pitangui, Cristiano Grijó; Dorça, Fabiano Azevedo
    Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são sistemas de informação que podem ser utilizados como plataformas de distribuição de conteúdo. Em um sistema como esse, são disponibilizados Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos digitais ou não, que podem ser utilizados e reutilizados. Com o crescente número de repositórios disponíveis para estes objetos, torna-se importante um estudo sobre o processo de Recomendação de OA. O presente estudo propõe um novo modelo para o Problema de Cobertura de Conjunto (PCC) utilizado no processo de recomendação de objetos de aprendizagem. Trata-se de um problema clássico da Pesquisa Operacional e Análise Combinatória. Adaptado à Recomendação de OA, visa encontrar um conjunto mínimo de objetos dentro de um universo onde cada objeto pode oferecer um conjunto de conceitos. Para evitar uma sobrecarga cognitiva do aprendiz, é necessário atentar-se para as repetições desses conceitos. Assim consiste na seleção de um conjunto de objetos com menor custo e menor repetição de conceitos. Para solucionar o problema foi utilizado um algoritmo genético associado à um Sistema Inteligente de recomendação de objetos integrado à API do YouTube. O YouTube é um dos mais importantes repositórios de vídeos do mundo, possuindo uma categoria exclusiva para a educação. O Sistema Inteligente busca nessa categoria e, aos vídeos retornados nessa busca, aplica-se técnicas de recomendação de OA modelado como um Problema de Cobertura Mínima de Conjunto. A abordagem proposta se mostra promissora, possibilitando uma recomendação eficiente de vídeos que atenda às requisições do usuário, possibilitando ainda, aplicação em outros tipos de repositórios.
  • Thumbnail Image
    Item
    Descrição dos vídeos sobre dor lombar no YouTube TM
    (UFVJM, 2021) Maia, Laísa Braga; Oliveira, Vinícius Cunha de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Vinícius Cunha de; Bastone, Alessandra de Carvalho; Oliveira, Juliana Souza de
    Introdução: A qualidade das informações sobre dor lombar oferecidas no YouTube TM não é clara. Objetivo: descrever as informações atuais sobre dor lombar disponíveis no YouTube TM e determinar se esses vídeos relatam informações que se alinham com as diretrizes clínicas. Uma análise mais aprofundada explorou se recursos específicos dos vídeos explicam sua popularidade. Métodos: Um estudo observacional transversal foi conduzido em vídeos relacionados à dor lombar no YouTube TM com os 200 vídeos mais vistos usando o termo “dor lombar”. Os vídeos foram vistos e avaliados de forma independente por dois pesquisadores quanto a características específicas de vídeo, conteúdo específico de dor lombar e conformidade com as diretrizes. A associação entre as características ou conteúdo do vídeo com a popularidade (ou seja, visualizações, gostos, não gostos e comentários) foi investigada usando modelos de regressão. Resultados: O número médio de visualizações foi 2.018.167. Apenas 59 (29,5%) dos vídeos relataram pelo menos uma recomendação diagnóstica de diretrizes clínicas, e apenas 100 (50%) relataram uma recomendação de tratamento alinhada com as diretrizes clínicas. Além do ano de upload, nenhuma variável foi identificada que estivesse independentemente associada à popularidade ou engajamento dos vídeos. Conclusão: As informações relacionadas à dor lombar oferecidas no YouTube TM muitas vezes não são baseadas em evidências e há uma tendência de priorizar informações sobre as intervenções ao invés de compreender o processo da dor lombar. Fatores relacionados ao envolvimento com conteúdo sobre dor lombar no YouTube TM permanecem incertos, indicando uma necessidade maior de tradução de conhecimento neste campo.