Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Adoecimento e atendimento psicológico de pós-graduandos: perfil, queixas e fatores associados aos sintomas de ansiedade
    (UFVJM, 2020) Câmara, Victor Mayer dos Santos; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Ferreira, Bárbara Carvalho; Andrade, Mário César Rezende; Lima, Diego Costa
    Com a ampliação no número de Universidades Federais nos últimos vinte anos houve, por consequência, um aumento no número de cursos e programas de pós-graduação no Brasil. Esse crescimento, porém, evidenciou a existência de um adoecimento por parte dos estudantes, sendo que estudos vêm sendo conduzidos para investigar as possíveis causas desse adoecimento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os dados referentes aos prontuários de atendimentos psicológicos presenciais aos estudantes de pós-graduação realizados pelo Serviço de Psicologia entre os anos de 2015 e 2018, nos Campi de Diamantina e Teófilo Otoni da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Procurou-se, por meio de um estudo documental de natureza observacional do tipo transversal, identificar o perfil dos usuários do serviço, assim como suas principais queixas e sintomas apresentados durante os atendimentos. Os resultados indicaram um aumento no número de atendimentos entre os anos de 2015 e 2018, com predomínio para estudantes do gênero feminino, na faixa etária de 22 a 30 anos, que cursavam Mestrado. As principais queixas mencionam sintomas de ansiedade, problemas acadêmicos, conflito de relacionamento, desânimo e problemas emocionais. Destacam-se as queixas de ansiedade, que devido a sua maior frequência, foram submetidas a análise de fatores associados, sendo encontradas associação estatisticamente significante com as variáveis, ano do atendimento [X²(3)=10,068; p=0,018], dificuldades de adaptação [X²(1)=5,101; p=0,024], desânimo [X²(1)=17,334; p=0,000] e estresse [X²(1)=7,960; p=0,005]. Considera-se, porém, que o aumento do número de programas, e consequentemente o crescimento no ingresso de estudantes, devido as contingências em que eles são expostos, possa estar relacionado ao aumento do adoecimento estudantil, sobretudo oriundo da ausência de políticas focais de saúde mental e qualidade de vida direcionadas aos docentes e discentes. Acredita-se que os estudantes de pós-graduação devam ser enxergados em suas particularidades, considerando seu perfil e os fatores associados ao seu adoecimento, desta forma, permitindo que sejam propostas campanhas preventivas focais e efetivas visando promover a saúde mental dos estudantes e da Universidade como um todo.
  • Thumbnail Image
    Item
    A Biblioteca Central do Campus JK da UFVJM na perspectiva dos usuários
    (UFVJM, 2020) Costa, Jullyele Hubner; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Valiengo, Amanda
    A biblioteca universitária visa atender às necessidades informacionais de seu público de usuários, sobretudo os estudantes universitários. Na busca por melhor compreensão dos usuários da Biblioteca Central (BC) do Campus Juscelino Kubitschek (JK) foi desenvolvido este trabalho, cujo principal objetivo foi refletir sobre alternativas para melhor utilização da Biblioteca Central do Campus JK pelos usuários. Desse modo, a pesquisa coletou apontamentos para compreender a utilização da BC, considerando-se os recursos por ela disponibilizados. A pesquisa realizada foi classificada como exploratória e descritiva, na qual a Biblioteca Central foi colocada sob análise. Foi realizado um grupo focal que contou com a participação de seis discentes de diferentes cursos de graduação, no qual os dados foram categorizados e analisados qualitativamente. Foi realizado um breve histórico das bibliotecas dos campi de Diamantina, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A BC foi caracterizada por meio da descrição de sua estrutura, seu espaço físico, quantidade de obras, empréstimos, ambientes de estudo, entre outros recursos materiais e serviços. Os participantes consideraram como fatores positivos na BC, a variedade do acervo, os ambientes de estudo diversificados, a disponibilização de computadores para pesquisas e a equipe de profissionais. Os principais pontos negativos relatados pelos participantes foram a carência de isolamento acústico e redução do horário de funcionamento. A pesquisa evidenciou o desconhecimento de alguns serviços. Os participantes sugeriram alternativas para melhorias do ambiente de estudo e de utilização dos serviços, como melhor divulgação do acervo virtual, das Visitas Guiadas, ampliação do horário de funcionamento, adequação acústica e do acervo.