Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Principais desafios no registro de informação no e-SUS no município de Datas/MG
    (UFVJM, 2020) Matos, Nadaby de Oliveira; Freitas, Bethânia Alves de Avelar; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Freitas, Bethânia Alves de Avelar; Teixeira, Romero Alves; Morais, Harriman Aley; Pires, Herton Helder Rocha; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos
    As tecnologias da informação e comunicação estão inseridas em inúmeros ramos das atividades desenvolvidas no país. Todavia, as ações ofertadas pelo serviço público em saúde, é caracterizada pela predominância da utilização de papel, caneta e carimbo. Perante a expansão da atenção básica (AB) e das discussões das questões relacionadas ao volume de dados coletados e produzidos pelas equipes, houve a necessidade de um mecanismo de informação que abarcasse a complexidade da organização da AB em saúde. Neste intuito em 1998 foi criado o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), contudo, tornou-se obsoleto. Posteriormente se instituiu a estratégia e-SUS Atenção Básica, software que visa instrumentalizar o processo de trabalho nas unidades básicas de saúde e reestruturar as informações da AB. A partir desta configuração, propõe-se a avaliar os desafios na utilização do software em um município do Alto Vale do J4equitinhonha, abrangendo o levantamento do perfil do profissional que utiliza o software; identificação das dificuldades apresentadas pelos profissionais ao desenvolver seu trabalho; identificando as limitações do e-SUS; verificando também o preenchimento referente ao cadastro individual realizado pelo agente comunitário de saúde. Consiste em um estudo, exploratória-descritivo, onde a coleta dos dados foi realizada no software, com os profissionais e população assistida. Conforme revisão integrativa os sistemas de informação em saúde foram anualmente e sequencialmente criados, com ênfase na década de 1990 e de 2000, implementados sem padronização, de maneira heterogenia, contribuindo negativamente quanto a percepção da sua utilidade por parte de alguns gestores e profissionais. Quanto a utilização do e-SUS no município estudado, os dados coletados apontam que os profissionais não foram capacitados de forma adequada a lidar com o software e não compreendem a aplicabilidade dos dados. Foram constatadas divergências entre os dados lançados e as informações prestadas pela população, reforçando a necessidade iminente de mecanismos de incentivo à alimentação completa e correta no sistema a cada processo do cuidado, para que assim os dados gerados sejam um recorte fiel da realidade da população, descrevendo o perfil epidemiológico, as práticas da população e os atendimentos realizados, permitindo o e-SUS ser na pratica o esperado na teoria.
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    Fatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK
    (UFVJM, 2018) Görgens, Pollyanna Roberta Campelo; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são parte dos métodos inovadores previstos pelo projeto pedagógico da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao incorporar as TDICs na atuação docente, é possível estimular a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Jogos de simulação, fóruns e pesquisas em base de dados são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas dentro da proposta de aprendizado construtivista. Porém, diante de um quadro de professores procedentes de escolas tradicionais, conhecer as variáveis que trazem impacto no uso destas tecnologias para o ensino e aprendizagem podem contribuir no direcionamento de futuras medidas de melhorias e políticas de incentivos. Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que determinam uso das TDICs por professores da FAMED. Foi realizado um estudo de campo observacional transversal a partir de questionários aplicados a população total composta por 48 docentes efetivos em exercício. Destes, 42 participaram do estudo. Foi verificada a existência de associação entre as variáveis estudadas para determinar quais delas teriam impacto na quantidade de ferramentas de TDICs usadas pelos docentes. Os testes estatísticos foram realizados considerando um nível de significância 95% (α = 0,05) para verificar associações entre as variáveis. Concluiu-se que a existência de uma aptidão prévia dos futuros professores com as tecnologias, antes do ingresso na FAMED, é um fator decisivo para uma maior adequação das atividades desenvolvidas às necessidades do curso. Os resultados indicam que, independentemente de quais políticas sejam adotadas pela FAMED no sentido de incentivar os docentes a utilizar mais tecnologias em suas práticas pedagógicas, a motivação pessoal, a impressão de sentir apoio institucional e as características pessoais do professor são os principais fatores determinantes para o maior uso de TDICs na docência.