Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Caracterização da pecuária leiteira no município de Diamantina-MG
    (UFVJM, 2013) Almeida, Marcílio Alisson Fonseca de; Oliveira, Margarida Maria Nascimento Figueiredo de; Villela, Severino Delmar Junqueira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Margarida Maria Nascimento Figueiredo de; Villela, Severino Delmar Junqueira; Almeida, Roberto Giolo; Boari, Cleube Andrade; Araújo, Saulo Alberto do Carmo
    Objetivou-se realizar análise – diagnóstico da atividade leiteira do município de Diamantina – MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 43 produtores de leite, que depositam o produto em tanques de expansão na área de abrangência do município de Diamantina-MG, que representa a população de produtores formais. Verificou-se que 41,4% dos animais não apresentam padrão racial definido. A produção média diária de leite, por rebanho, é influenciada, diretamente, pela sazonalidade, variando entre 20 litros/dia na época seca até 30 litros/dia no período das águas. O manejo sanitário do rebanho é satisfatório, sendo que, cerca de 85% são devidamente vacinados e vermifugados. Já o manejo no reprodutivo predomina a monta não controlada (82,1%), com reprodutores provenientes de diferentes cruzamentos e com grau de sangue variado. Quanto ao nível tecnológico, observou-se que há demanda por melhoria na infraestrutura, acesso a tecnologia e aumento de assistência técnica. O perfil do produtor caracteriza-se pela predominância da agricultura familiar, que tem a pecuária de leite como principal atividade nas propriedades (87,7%). A implantação dos tanques de expansão representou um ganho na atividade pecuária visto que 47,7% dos produtores se inseriram na atividade, influenciados, diretamente, pela garantia de comercialização do leite, mediante a instalação dos tanques. Concluiu-se que a implantação dos tanques de expansão motivou produtores a ingressar na atividade e perceber que a atividade leiteira representa uma fonte mensal de renda familiar. A pecuária leiteira apresenta evidente potencial de expansão no município de Diamantina-MG, com implantação de novas tecnologias adaptadas a região, melhoria da assistência técnica, implementação de políticas públicas voltadas para a pecuária.