Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Uma proposta de letramentos sociais no Ciclo da Alfabetização: reflexões teóricas e sequências didáticas no formato de cartilha, voltadas para a desconstrução de concepções errôneas de gênero e de raça
    (UFVJM, 2022) Dias, Zulmária de Souza Faustino; Castro, Carlos Henrique Silva de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Castro, Carlos Henrique Silva de; Santos, Rosana Baptista dos; Ribeiro, Vândiner; Silva, Paula Cristina
    Este trabalho apresenta um estudo sobre letramentos sociais e sobre práticas que contribuem para desnaturalizar e desconstruir estereótipos raciais e de gênero. Nossa proposta é apresentar, como produto, uma sequência didática, utilizando gêneros textuais a serem trabalhados nos diversos anos do Ensino Fundamental I, pois consideramos que o trabalho com tais temáticas deve ser iniciado em sala de aula desde o Ciclo dos Anos Iniciais da Alfabetização. Como professores, constatamos em nossa prática pedagógica que muitos preconceitos vivenciados pelos nossos alunos, e por nós mesmos, são frutos de construções errôneas culturalmente construídas, cujas ações provocam não só a evasão escolar, mas também a elevação do sentimento de não pertencimento ao espaço escolar. O objetivo geral deste estudo é realizar um estudo bibliográfico que fundamente o produto desta dissertação, no qual haverá proposições de práticas pedagógicas por meio de sequências didáticas com a intenção de desconstruir propondo uma reflexão sobre o tema racismo e as questões de gênero. Os objetivos específicos que nos propomos alcançar são os seguintes: produzir uma cartilha ─ a ser publicizada ─, composta por uma sequência didática dividida em quatro módulos, contendo atividades distintas e específicas para o Ciclo da Alfabetização; trazer materiais que provoquem reflexões para a sala de aula por meio da prática, através de um letramento focado nos temas centrais gênero e raça; refletir sobre a linguagem e a educação linguística, na perspectiva de uma formação crítica e ideológica. Nesta direção, compreende-se que, para o desenvolvimento desta pesquisa, os pressupostos do estudo bibliográfico e da sequência didática atenderam aos nossos propósitos; através da estratégia metodológica houve a possibilidade de uma interpretação aprofundada sobre as bibliografias citadas, proporcionando o entendimento de que os apontamentos dos teóricos impulsionam os letramentos sociais, a formação crítica e, consequentemente, a valorização da igualdade de gênero e de raça. Já na elaboração da cartilha, fez-se uso de dois gêneros textuais diversos: contos de fadas e memes, por ambos permitirem não só o engajamento, mas a oportunidade do aprofundamento de temas poucos discutidos dentro do espaço escolar. Ao final do trabalho, concluo que me debruçar sobre temas tão invisibilizados, em uma proposta de sequência didática para a educação básica, contribuirá para o aprofundamento da discussão dessas temáticas, colaborando com a visualização do racismo e do sexismo, com efetivos resultados diretos nos estudantes como a elevação da autoestima, do conhecimento e do reconhecimento de sua origem, de sua cultura. Estes tipos de letramentos têm o poder de transformar o lugar de fala, permitindo que todos façam uso da função social da linguagem escrita e oral em prol de sua autonomia e independência. Por fim, esta discussão ajuda a trazer conteúdos que, embora a Base Nacional Comum Curricular embora a Base Nacional Comum Curricular os trate ainda de forma sutil, são de extrema importância para a formação do indivíduo. Apesar de serem temas não sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para serem trabalhados em sala de aula, porém aparece no documento curricular encontrei brechas que habilita a utilizar temáticas tão relevantes no âmbito escolar.
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    Explorando áreas e volumes de figuras geométricas como forma de estimular o aprendizado de produtos notáveis via Geogebra
    (UFVJM, 2021) Ornelas, Manoela Gonçalves; Rocha, Geraldo Moreira da; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o uso da plataforma GeoGebra, aplicado no ensino de Álgebra, com o objetivo de estimular o aluno a desenvolver a habilidade de construção geométrica dos Produtos Notáveis, oportunizando no processo de ensino aprendizagem uma ressignificação e construção de conhecimentos a partir daqueles já familiarizados pelo estudante. Como os estudantes atuais são alfabetizados tecnologicamente, fez­-se necessário produzir, neste trabalho, propostas de sequências didáticas utilizando a plataforma GeoGebra, que possibilite ao aluno, estabelecer relações entre áreas e volumes de figuras geométricas e a fórmula generalizada para o produto notável. A metodologia proposta terá como objetivo estimular os alunos a aprender ativamente, por meio da mediação do professor e uso da plataforma GeoGebra, conceitos de Álgebra. Através destas ferramentas será possível, oferecer aos alunos o desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas importantes, além de preparar a base dos conhecimentos matemáticos que deverão ser utilizados futuramente, em outros conteúdos curriculares. Como resultado do estudo, espera-­se contribuir para divulgar a utilização e o manuseio cada vez maior do software Geogebra como forte complemento para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem da Matemática.
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    Uma proposta didática para o ensino de matemática a partir da análise dos resultados das avaliações externas
    (UFVJM, 2018) Duarte, Eduardo de Jesus Favorito; Alexandrino, Carlos Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alexandrino, Carlos Henrique; Franco, Mauro Lucio; Fortes, Elenilson de Vargas
    As avaliações educacionais externas são instrumentos utilizados pelos governos Municipais, Estaduais, e Federal, e tem por finalidade aferir a qualidade da educação em seus respectivos sistemas de ensino, e a partir dos resultados se elabora políticas públicas que sejam capazes de solucionar ou minimizar os problemas diagnosticados. Diante do exposto este trabalho buscou fazer uma leitura de tais sistemas de avaliação, compreendendo suas estruturas, suas metodologias, suas características, suas avaliações e seus históricos. Com bases nessas informações, buscou-se analisar os resultados em matemática obtidos por um colégio público localizado na cidade de Ipatinga, nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Sistema Mineiro de Avaliação (SIMAVE) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessa análise foram identificados conteúdos de matemática que não foram consolidados e que, portanto as habilidades e competências não foram adquiridas. Buscando contribuir com a melhoria da qualidade da educação no referido colégio, elaborou-se uma seqüência didática que contemplou o conteúdo de função quadrática, sendo esse um conteúdo apontado como não consolidado. Como metodologia na construção da seqüência didática, foi utilizado o software Geogebra, contribuindo assim para que de forma lúdica o aluno construísse o próprio conhecimento a partir da analise e da investigação dos dados construídos e apresentados de forma dinâmica pelo Geogebra.