Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Estresse ocupacional entre servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2020) Sampaio Júnior, Marcos Flávio de Souza; Morais, Harriman Aley; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Carreiro, Danilo Lima; Bonadiman, Heron Laiber; Pires, Herton Helder Rocha
    As novas tendências de reestruturação do emprego e do trabalho e a aceleração das mudanças organizacionais fazem com que o estresse ocupacional seja um fator a ser bastante discutido nas organizações devido ao impacto que pode gerar na saúde dos trabalhadores. O conhecimento das características laborais que acarretam em fatores estressores nas instituições públicas é de relevância para que se promova a qualidade de vida no trabalho. Este estudo tem como objetivo identificar o estresse laboral utilizando como ferramenta a versão resumida da “job stress scale” relacionando aos aspectos sociodemográficos, comportamentais e laborais. Em um primeiro momento, foi realizada a pesquisa de dados bibliográficos para identificação dos conceitos e modelos para avaliação do estresse ocupacional e da qualidade de vida no trabalho. Posteriormente, foi realizada a análise de estresse ocupacional que teve como amostra 211 servidores técnico-administrativos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujos dados foram computados pela aplicação de formulário eletrônico. A análise dos dados foi executada utilizando estatísticas descritiva e inferencial com análises univariada e multivariada. Foi possível a identificação com este estudo de 34,6% dos respondentes enquadrados em trabalho passivo e 30,8% em alto desgaste. Foram identificados, ainda, índices de significância de diversas variáveis com os quadrantes demanda-controle. Fatores previsores dos quadrantes demanda-controle apresentaram resultados significativos em trabalho passivo para os cargos aux./assistente administração e intenção de rotatividade com razão de chances (OR) 3,767 e 6,482, respectivamente, e para o quadrante alto desgaste os cargos aux./assistente administração com valor de (OR) 4,134 e intenção de rotatividade (OR) 4,084. O estudo recomenda possíveis intervenções para os cargos aux./assistente administração, assim como indica que podem ser realizados novos estudos para identificação das causas do alto índice de intenção de rotatividade.
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    Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior e características Hardiness
    (UFVJM, 2020) Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Murta, Agnes Maria Gomes; Siqueira, Leila das Graças; Cambraia, Rosana Passos
    A imagem do docente sofreu importantes transformações ao longo do tempo e isso proporcionou uma redefinição de sua função em relação às mudanças que influenciam seu exercício. Ao passo que acontece a desconstrução da sua imagem social. O docente passa a lidar com a profissão provida de um sentimento de renúncia e de desilusão. Assim, o trabalho docente pode ser gerador de fatores estressantes, quando não possibilita a realização das metas vitais que o indivíduo extrai de todos os aspectos de sua vida pessoal o que pode gerar o adoecimento o que evidencia a necessidade de estudos que apontam vivências relacionadas ao trabalho, com repercussões adversas, especialmente identificadas em profissionais docentes que atuam em ensino superior, cujo ambiente de trabalho indica fatores físicos, biológicos e emocionais nocivos ao organismo, exigindo desse trabalhador que desenvolva habilidades psicocognitivas e motoras que lhe possibilitam enfrentar as situações adversas de trabalho. Dentre essas habilidades destacam-se as pesquisas sobre Hardiness, definidas pela presença de características que possibilitam resistência aos estressores, ou seja, o desenvolvimento da personalidade Hardiness é considerado um fator de proteção, o qual promove a saúde física e mental, de maneira que docentes com personalidade Hardiness apresentam baixo estresse e se opõem a sintomas depressivos e à ocorrência de Burnout. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os fatores determinantes de estresse e as características Hardiness em docentes atuantes em cursos da saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri do Campus JK da cidade de Diamantina/Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, descritiva, transversal de abordagem quantitativa que foi realizada no âmbito da UFVJM-Campus JK e contou com a participação de 88 docentes dentre os 153 docentes dos cursos da saúde, previstos para esse estudo. A coleta de dados, ocorreu por meio de três instrumentos autoaplicáveis: um formulário contendo questões sociodemográficas e profissionais, a Escala de Estresse no Trabalho (EET) e a Escala Hardiness. A coleta de dados foi realizada durante o mês de junho a dezembro de 2019 e os dados foram tabulados por meio do programa estatístico, o aplicativo Statistical Package Social Science, versão 20.0. Realizaram-se análises descritivas das variáveis, com a apresentação de frequências absolutas (n) e relativas (%). O estudo atende à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNP) e foi aprovado pelo parecer consubstanciado Nº 3.342.672 de 23 de maio de 2019. A partir da análise dos dados, foi possível demonstrar que os docentes pesquisados são jovens com média de idade de 46 anos. A maioria são casados e formados há mais de 05 anos, com titulação de doutorado, são efetivos e trabalham em regime integral. Foi observado um predomínio de baixo nível de estresse nos docentes universitários e um Hardiness moderado/alto. Conclui-se que os docentes pesquisados apresentaram alta/moderada personalidade Hardiness, podendo assim, apresentar um menor risco de desgaste no trabalho e por consequência, aumento dos sentimentos de realização profissional. Por essa razão, sugere-se a continuidade do estudo com os docentes, considerando que parecem lidar bem com as situações do ambiente de trabalho a partir de enfrentamentos efetivos aos estressores.