Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Subnotificação de doenças no SINAN- a percepção do profissional da atenção primária
    (UFVJM, 2018) Pinho, Débora Santos de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Oliveira, Wellington de; Coelho, Fernanda Helena Marques
    Os Sistemas de Informação em Saúde são ferramentas fundamentais para a Epidemiologia e Saúde Pública. Transmitem informações imprescindíveis para a formulação de políticas públicas, bem como para a incorporação de ações e estratégias de enfrentamento a doenças e agravos. No Brasil, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação é o principal sistema de informação utilizado pela Atenção Primária, cujo objetivo primordial é fornecer informações de saúde sobre as regiões de saúde, por meio da coleta, processamento, análise e transmissão de informações relacionadas às doenças, agravos e eventos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa- qualitativa desenvolvida através da aplicação de questionário semiestruturado, do tipo atitudinal ou Likert, a 51 profissionais Enfermeiros e Médicos da Atenção Primária à Saúde de um município mineiro, a fim de averiguar a percepção dos profissionais sobre o SINAN e o processo de notificação de doenças. Para a análise dos dados, foi realizado o teste de correlação qui-quadrado e o cálculo das frequências absolutas. De acordo com os dados obtidos, existem fatores que contribuem com o processo de notificação de doenças e fatores que dificultam a correta notificação de doenças nos Sistemas de Informação em Saúde. Concluiu-se que, apesar da existência de subnotificações no SINAN, a notificação é percebida pelos profissionais como um processo de grande importância para a epidemiologia e saúde pública.