Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Entre o dito e o construído: análise de reassentamento de atingidas/os por barragem no Vale do Jequitinhonha/MG, sob a ótica dos direitos humanos
    (UFVJM, 2020) Steffens, Gessica; Sulzbacher, Aline Weber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sulzbacher, Aline Weber; Pereira, Natália Biscaglia; Jahn, Elisiane de Fátima; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Scalabrin, Leandro Gaspar
    A pesquisa vincula-se ao curso de mestrado no Programa Interdisciplinar em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e também ao Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “D 0632 Veredas Sol e Lares – uma alternativa para o múltiplo aproveitamento energético em reservatórios de usinas hidrelétricas na região do semiárido mineiro”, protagonizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB e executado em parceria com diversas instituições. Como objeto de estudo, apresenta-se o reassentamento Agrovila 2, localizado no município de Chapada do Norte (MG), composto por 84 famílias atingidas pela construção da barragem de Setúbal (iniciada em 1980 e concluída em 2010), situada predominantemente na área municipal de Jenipapo de Minas (MG). A partir do estudo exploratório da realidade do reassentamento na Agrovila 2, é possível apontar graves e contínuas violações de direitos humanos básicos, como a falta de acesso à água, à energia e à moradia adequada. O objetivo principal deste trabalho foi investigar e analisar a relação entre o modelo energético brasileiro e a moradia adequada no reassentamento Agrovila 2. Para tal, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema e o local, foram utilizadas as seguintes ferramentas para obtenção de dados: estudo exploratório, conversa com informantes-chave e análise de conteúdo com materiais já produzidos sobre a referida localidade. Como resultado, ampliou-se a compreensão sobre o modelo energético brasileiro e a violação de direitos humanos às pessoas atingidas por barragens que ele acarreta.
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação do Campo no Vale do Jequitinhonha: um olhar sobre o PROCAMPO
    (UFVJM, 2016) Ansani, Carolina Vanetti; Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Lovo, Ivana Cristina; Ramos, Davidson Afonso
    O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise exploratória a respeito do processo de construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, o PROCAMPO/LEC, relacionado ao contexto de construção das lutas e políticas públicas em torno da Educação do Campo no Brasil, em Minas Gerais e mais especificamente no Vale do Jequitinhonha. Para tanto foi utilizado o estudo de caso, com pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica, centrada nas mobilizações sociais em torno de uma perspectiva de educação camponesa e a resposta do Estado a essas demandas, bem como análise documental dos registros do PROCAMPO, e ainda em entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos em diferentes etapas de construção do PROCAMPO na UFVJM, a saber: representantes da administração da UFVJM e do curso, professor voluntário, egressos do curso, e representante da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. O que se observou neste estudo foi a desconexão entre as propostas elaboradas pelos movimentos sociais em relação à educação do campo quando estas se tornam políticas públicas. A rigidez das normas estatais, o pouco entendimento dos gestores sobre as demandas e propostas dos movimentos, além de divergências políticas provocaram descontinuidades entre as experiências educacionais construídas pelos movimentos e as políticas públicas implementadas a partir de uma orientação pela Educação do Campo. Tais descontinuidades foram observadas não só no âmbito geral, mas também no PROCAMPO da UFVJM e indicam pontos nodais que demandam maior abertura para o diálogo entre estado e sociedade. Também ficou explícita a fragilidade das políticas públicas de educação do campo, muitas vezes secundarizadas até mesmo pelas instituições que as acolhem. E por consequência, trouxe à tona a grande energia dispendida pelas organizações camponesas na manutenção dessas políticas, mesmo com críticas a seu formato e forma de implantação.