Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Crescimento e nutrição mineral de Nicandra physaloides (L.) Gaertn.
    (UFVJM, 2013) Matos, Christiano da Conceição; Ferreira, Evander Alves; Santos, José Barbosa dos; Silva, Daniel Valadão; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, José Barbosa dos; Golon, Leandro; Aspiazú, Ignácio
    A Nicandra physaloides (L) Gaertn. é uma planta daninha que infesta áreas agrícolas brasileiras. O conhecimento do comportamento das plantas, frente aos recursos do meio, como a luz, água e principalmente a disponibilidade de nutrientes no solo, torna-se fundamental para adotar táticas de manejo das mesmas nos agroecossistemas. Observações de campo sugerem a espécie como planta daninha de ciclo rápido, que adapta-se bem a solos de alta fertilidade e com grande capacidade em acumular matéria seca, cujo material vegetal é rapidamente decomposto no solo. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do aumento de doses de nitrogênio, fósforo e potássio no crescimento de Nicandra physaloides, bem como, os teores de nutrientes, as características bromatológicas e a relação C/N presentes na matéria seca dessa planta daninha. No primeiro experimento foi avaliada a influência das doses de nutrientes no acúmulo e partição de matéria seca, na altura e nas taxas de crescimento de N. physaloides. No segundo experimento foram avaliados os efeitos das doses de N, P e K nos teores e acúmulo de nutrientes, nas características bromatológicas e na relação C/N, presentes na matéria seca das plantas. Observou-se que a espécie é altamente responsiva à adubação. No entanto, o padrão de distribuição de biomassa não foi alterado pela adubação. Ao ser cultivada em solo de baixa fertilidade, N. physaloides apresentou baixas taxas de crescimento. Maiores teores de N, P e K foram encontrados em plantas submetidas aos maiores níveis de nutrientes. O aumento nos níveis de N, P e K no solo proporcionou maior acúmulo total desses macronutrientes. Os tratamentos não influenciaram a composição bromatológica (FDN e FDA) e a relação C/N da planta. N. physaloides apresentou baixa relação C/N durante todo o período de avaliação, o que aliado aos baixos teores de FDN e FDA e ao bom acúmulo de nutrientes, sugere que o material vegetal proveniente dessa planta seja rapidamente decomposto, proporcionando uma ciclagem rápida de nutrientes no solo.