Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017: fonte de informação para pesquisas em biblioteca escolar e de acesso à internet nas escolas públicas da rede estadual de Montes Claros(UFVJM, 2019) Mota, Rachel Bragança de Carvalho; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Santos, Amédis Germano dos; Ferreira Júnior, Lucelindo DiasEm setembro do ano de 2000, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou o livro Sociedade da informação e comunicação no Brasil: livro verde, com o objetivo de implantar o Programa Sociedade da Informação (ProInfo), estabelecendo um apanhado de possíveis aplicações de tecnologias da informação, abarcando todas as esferas das escolas, e com o Governo assumindo o papel de incentivador à universalização do acesso e uso dos meios eletrônicos de informação. Além disso, foi elaborada a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, para a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, que estabelece que tanto o ensino público quanto o privado contarão com bibliotecas. Nesse contexto, este estudo objetiva, por meio de pesquisa qualitativa, descritiva e histórico-cultural, evidenciar as políticas governamentais brasileiras e seus avanços em relação às políticas de universalização de acesso à internet e do acesso às bibliotecas escolares, e para isso utilizará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Censo escolar 2017, o qual é um importante indicador educacional na classificação de indicadores sociais, englobando a área temática da realidade social. Conclui que o Censo escolar do INEP no que abrange a nota do ideb demonstrou um rendimento das escolas estaduais igual nos anos iniciais do ensino fundamental e inferior nos anos finais do ensino fundamental ao que foi projetado de 6,0 em âmbito Nacional. Medidas tal como a Portaria Nº 503, de 11 de junho de 2018 que visa regulamentar as atividades da Verificação in loco do Censo Escolar poderão diagnosticar situações de falta de adequação ou subutilização dos espaços de aprendizagem e equipamentos.Item Como "o campo" está online? Influências da política pública "Alfenas Digital" na inclusão de sujeitos rurais(UFVJM, 2018) Pereira, Tamires Lopes; Lovo, Ivana Cristina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lovo, Ivana Cristina; Lima, Luiz Henrique Magnani Xavier de; Martins, Marcos LobatoCom o processo de avanço tecnológico atrelado a necessidade de novas informações, ocorreu uma busca incessante por mecanismos que fossem capazes de promover a cultura e dinamizar o desenvolvimento de uma sociedade em constante transformação. Compreender quais têm sido as implicações do acesso a rede de internet que se encontra dentro do complexo sistema de inovação tecnológica, e o resultado desta utilização dentro das configurações dos territórios em que vivem os sujeitos usuários e não usuários de um Projeto denominado “Alfenas Digital”, torna-se um objeto de pesquisa arrojado frente ao cenário de mudanças que o rural vem sofrendo. O “Alfenas Digital” é um projeto que visa a inclusão socio-digital da população carente a partir da oferta de sinal gratúito de internet, atuando inicialmente na zona urbana e alguns bairros rurais do municipio de Alfenas/MG. O propósito deste trabalho é fornecer uma análise sobre os efeitos do uso da internet na inclusão digital dos sujeitos rurais, investigando a geração de capacidades econômicas e comunicacionais no contexto de dois bairros rurais estudados. Parte-se da hipótese que a gestão do projeto “Alfenas Digital” não se assume enquanto política pública; pois o mesmo, não possui etapas como: formulação, planejamento e avaliação, que são fases essências no contexto de uma política pública. Considerou-se ainda que, tal política tem acarretado transformações (impactos) sob as realidades pesquisadas. Por fim, admitiu-se também que aspectos ligados a estrutura têm sido um dos fatores fundamentais que limitam a proliferação da internet no meio rural. Sendo assim, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa tendo como base a Perspectiva Orientada aos Atores (POA) conjuntamente, com a Teoria Fundamentada em dados, e o uso de instrumentos para coleta de dados: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Na análise dos dados os recursos empregados foram da análise de conteúdo, que apontou como resultados a confirmação das hipóteses desta pesquisa, dado que, o acesso proporcionado pela ação pública tem potêncializado articulações produtivas, com o mercado, comunicacionais, políticas, religiosas, educacionais e informacionais; fomentando indiretamente no beneficiário o seu papel de cidadão. Comprovou-se, além do mais, que a estrutura se apresentou como um fator limitante da expansão do acesso a internet, sobretudo nas realidades rurais. Entretanto, a gestão do Projeto Alfenas Digital não o reconhece enquanto política pública, pois atribuem que etapas como o diagnostico, planejamento, intervenção sobre uma realidade, avaliação das intervenções e seus resultados, ainda não se fazem necessárias, priorizando apenas a oferta do sinal de internet,o que inviabiliza um diálogo intersetorial planejado entre setores da gestão pública e entre estes e a sociedade civil organizada. Finalmente, salientou-se que as intervenções das políticas públicas carecem ser de cunho participativo, e que considerem a geração de capacidades, para além da pura oferta de acesso à internet.Item Tecnologia da Informação e Comunicação: a prática pedagógica do IFNMG/Campus Montes Claros(UFVJM, 2016) Pimenta, Mara Christiani; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Paula, Everton Luiz de; Ramalho, Mara LúciaA sociedade contemporânea, midiatizada pelas tecnologias da informação e comunicação, exige escolas que repensem suas proposições metodológicas no uso das TIC's no processo de ensino-aprendizagem, de forma que essas possam promover novos contextos de aprendizagem. As tecnologias da informação e comunicação proporcionam oportunidades para desenvolver novas maneiras de interação, de ensinar e de aprender, exigindo uma maior inserção dos recursos tecnológicos instrucionais na prática pedagógica das instituições escolares. A pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento das práticas pedagógicas do IFNMG- Campus Montes Claros. Do ponto de vista metodológico optou-se pela realização de uma pesquisa de caráter qualitativo e se assemelha a um estudo de caso. As técnicas de investigação incluem: entrevista, questionário e análise de documentos orientados por quatro indicadores: Disponibilidade de TIC’s; Organização da escola para uso das TIC’s; Formação dos educadores para uso das TIC’s e Presença das TIC’s na prática pedagógica. O resultado evidencia que o IFNMG/Campus Montes Claros encontra-se em um “entrelugar”, isto é, mostra-se como uma instituição de ensino ocupante de um ‘entre’ a contemporaneidade e a solidez da tradição, ou seja, em um estágio de transição, em que se busca o novo, mas ainda se identifica a coexistência do tradicional.