Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Comparativo do manejo multiprofissional de pacientes em cuidados paliativos e curativos
    (UFVJM, 2023) Carvalho, Núbia de Kássia Silva; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    INTRODUÇÃO: Promover a qualidade de vida junto à qualidade de morte é uma ação que inclui o alívio da dor e outros sintomas desagradáveis. É essencial não acelerar nem adiar a morte e para isso, a equipe de saúde junto à família deve integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente possibilitando ao paciente viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte. Existe uma lacuna de conhecimento presente na formação dos profissionais de saúde, no que se refere aos cuidados paliativos, esta escassez de uma padronização da assistência voltada a estes cuidados, seja por protocolos ou não, atribui melhor confiabilidade no serviço assistencial. OBJETIVO: Comparar os óbitos entre pacientes que estavam sob cuidados paliativos e aqueles que se mantiveram em cuidados que objetivam a cura, a fim de compreender as diferenças utilizadas na terapêutica destas duas abordagens. METODOLOGIA: Estudo transversal, quantitativo, retrospectivo, documental, a partir de prontuários de pacientes internados na Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD), que conta com um total 125 leitos. Foram incluídos todos os prontuários de pacientes que foram a óbito entre 01 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020. RESULTADOS: O tempo médio de internação foi de 7,39 dias (± 7,16), com tempo mínimo de permanência hospitalar de um dia e máximo de 44 dias. A média de idade dos pacientes foi de 68,77 (±17,68) anos, sendo 52,2% do sexo masculino. O acometimento primário nos sistemas cardiovascular e respiratório (41,5%), nervoso (32,0%) e digestório (16,5%) representaram as maiores causas de internação seguida de óbito, respectivamente. A presença de comorbidades além da patologia de base estava presente em 25,5% dos pacientes. A clínica médica foi a que apresentou maior frequência de internação de pacientes em cuidados paliativos (44,0%), mas esta diferença não foi significativa em relação à frequência de internação na clínica cirúrgica (40,8%) e nos convênios (37,5%). Os cuidados exclusivamente paliativos foram indicados durante a internação hospitalar em 41,7% dos casos (172 pacientes). Após a indicação de cuidados paliativos, apenas 30,8% dos familiares/cuidadores dos pacientes receberam abordagem formal e explicação em relação a esta indicação; apenas 16,9% dos pacientes e/ou familiares receberam apoio psicológico e apenas 4,1% receberam apoio espiritual registrado em prontuário. A presença de acompanhante durante a permanência no hospital foi associada de forma significativa à indicação de cuidados paliativos (p = 0,001). O tempo de internação foi significativamente diferente entre pacientes em cuidados paliativos e os demais (p = 0,010) com mediana de 6 (1 - 44) e 4 (1 - 44) dias, respectivamente. CONCLUSÃO: O estudo buscou comparar os óbitos entre pacientes que estavam sob cuidados paliativos e aqueles que se mantiveram em cuidados que objetivam a cura, a fim de compreender as diferenças utilizadas na terapêutica destas duas abordagens. Diante dos resultados nota-se um despreparo profissional bem como um distanciamento, onde objetiva-se na maioria das vezes a cura, mesmo que inalcançável. A assistência ainda é, na maioria das situações baseada em medicalização, pobre em cuidados, evidenciando uma dificuldade da equipe em encarar situações de suporte aos pacientes em fase de terminalidade, bem como a dificuldade no tratamento paliativo e o curativo em complementarem-se para dar apoio ao paciente no processo de adoecimento, gerando prejuízo na relação profissional paciente, bem como nas expectativas dos familiares e às características da instituição. Faz-se necessário adotar novas técnicas, capazes de proporcionar o aumento da qualidade de vida e da finitude, evidenciando a necessidade de maior coesão da equipe multiprofissional: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros, para que de forma harmônica o paciente possa alcançar sua autonomia e juntamente com a família se tornem participantes das tomadas de decisões acerca do tratamento, sempre prezando no compartilhamento das informações de saúde.
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    Indicadores do serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico para pacientes hipertensos e diabéticos
    (UFVJM, 2021) Batista, Renata Anastácia de Oliveira; Andrade, Renata Aline de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Renata Aline de; Ferreira, Laura Roberta de Sá; Ferreira Júnior, Cláudio Luiz
    O Acompanhamento Farmacoterapêutico (AF) é o serviço farmacêutico de gerenciamento da terapia farmacológica no qual se realiza intervenções prevenir e resolver problemas relacionados aos medicamentos e alcançar resultados clínicos satisfatórios, redução de riscos e melhorar a eficiência e qualidade da atenção (CFF, 2016). Este trabalho tem por objetivos avaliar o desempenho do serviço de AF oferecido à pacientes idosos portadores de HAS e/ou DM. Trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, quantitativo e retrospectivo de base populacional no qual os participantes foram submetidos ao Acompanhamento Farmacoterapêutico baseado no método Dáder no período de 2017 a 2019. Utilizou-se o instrumento dos indicadores de desempenho para serviços de AF prestados para pacientes ambulatoriais desenvolvido e validado por LIMA (2018). Foram analisados os indicadores “Consultas farmacêuticas realizadas”, “Problemas relacionados à farmacoterapia resolvidos” e Situação Clínica dos pacientes” de 54 pacientes com idade média de 69 anos, todos hipertensos e 28 (51,85%) diabéticos. Ao se avaliar o serviço de AF para pacientes com 3 consultas ou mais, identificou-se melhora expressiva dos resultados, exceto para o indicador “Problemas relacionados à farmacoterapia resolvidos”. O instrumento dos indicadores de desempenho para serviços de Acompanhamento Farmacoterapêutico prestados para pacientes ambulatoriais desenvolvido e validado por LIMA (2018) apresenta-se fundamental ao serviço AF. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação das prioridades a serem trabalhadas para melhora da qualidade serviço.
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    Avaliação dos clientes externos de um hospital sobre a qualidade dos serviços de enfermagem
    (UFVJM, 2015) Ferreira, Paulo Henrique da Cruz; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Alves, Marilia; Araújo, Alisson
    RESUMO Estudo de caráter quantitativo e descritivo, que objetivou avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e a satisfação do cliente externo de um hospital pólo, referência para a região ampliada de saúde. Para coleta de dados utilizou-se o instrumento adaptado e validado no Brasil, intitulado de Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Dentre os clientes 53,4% era do sexo masculino, 43% com ensino fundamental incompleto, 52,9% casados, média de idade de 53,3 anos, média de internação hospitalar de 6,4 dias, 51,1% era a primeira internação na instituição. Os resultados apontaram que na avaliação dos três domínios, percebemos que os clientes externos relataram satisfação com o cuidado de enfermagem recebido uma vez que obtivemos uma média total de 3,7%, sendo que o domínio profissional foi o melhor avaliado seguido respectivamente pelos domínios de confiança e educacional. Esperamos que tais resultados forneçam ferramentas para subsidiar a gestão do serviço de enfermagem da instituição e forneça subsídios para a melhoria no processo de trabalho.