Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item A extensão universitária e o ensino em saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: uma análise dos projetos de extensão(UFVJM, 2017) Bonifácio, Juliana Rodrigues; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Sant'Anna, Paulo Afranio; Valiengo, Amanda; Oliveira, Wellington deEste estudo apresenta algumas reflexões sobre as práticas da extensão universitária na formação em saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Busca-se analisar e compreender a partir dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, como os projetos de extensão em saúde na UFVJM são elaborados, ou seja, se os mesmos contemplam tais princípios doutrinários e como nestes projetos a extensão universitária, igualmente a relação, a interação entre universidade e comunidade é definida e descrita. Com abordagem qualitativa, caráter descritivo e exploratório, o estudo comporta: 1. pesquisa bibliográfica, levantamento de teses e dissertações sobre a temática; 2.pesquisa documental, levantamento dos projetos de extensão em desenvolvimento e registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFVJM, no período de 2012 a 2015 (recorte temporal estabelecido devido à implementação da Política Nacional de Extensão Universitária em maio de 2012; seleção, leitura preliminar, delimitação das categorias de análise por meio da definição dos eixos temáticos norteadores da discussão, análise e discussão final. Organiza-se em 4 seções: a primeira seção descreve a organização do SUS no contexto da Reforma Sanitária Brasileira. A segunda seção compreende o contexto histórico da extensão universitária no Brasil e, em particular, na UFVJM. Na terceira seção, evidencia-se a concepção de extensão universitária presente nos projetos, os fatores que impulsionaram a origem dos mesmos e a relação das ações descritas nos projetos com os princípios norteadores do SUS. Por fim, a quarta seção identifica, a partir da análise das categorias elencadas, se nos projetos de extensão ocorre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O estudo demonstrou que nos projetos de extensão analisados, prevalece a concepção de extensão universitária como via de mão dupla. No que se refere à presença dos princípios do SUS nas ações descritas, observa-se limitações quanto ao princípio da integralidade. Quanto à articulação ensino, pesquisa e extensão, identifica-se que a associação com o ensino restringe-se às temáticas trabalhadas nas unidades curriculares, a respeito da relação com a pesquisa reconhece-se a importância das ações extensionistas para a compreensão, análise e estudo de possíveis intervenções para o enfrentamento dos problemas/demandas apresentados na comunidade.Item O currículo integrado na tessitura mnemônica de professores do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis(UFVJM, 2016) Santos, Juliana de Almeida Pereira e; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Marques, Fernanda Helena; Alves, Leila de Cássia FariaPropõe-se pensar, neste estudo, as dificuldades de implantação de uma proposta curricular contra-hegemônica, não somente pela ordem conceitual, mas a partir da capacidade da categoria docente em atuar nesse cenário, contrabalanceando princípios ideológicos sobrejacentes e práticas e resultados na relação de ensino-aprendizagem. Isso, a partir da seguinte questão norteadora: De que modo se dá o processo de construção de uma nova práxis pedagógica de professores que vivenciam uma reforma curricular, do modelo tradicional para o modelo integrado? Tendo como objetivo descrever o processo de construção de uma nova práxis pedagógica, com base em uma reforma curricular, do tradicional para o integrado, a partir da trajetória de professores do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. Para tanto, utilizou-se pesquisa de natureza básica, do tipo exploratória, com abordagem hipotético-dedutiva e enfoque qualitativo. No que tange ao procedimento, utilizou-se o estudo de caso, a partir da técnica de história oral, na modalidade temática. Para captação das informações, foi empregada a entrevista semiestruturada, a partir do registro de depoimentos com recursos de captação de áudio, transcrição de fontes, e constituição do arquivo. Paralelamente, e de modo complementar, utilizou-se uma pesquisa documental em acervo legal acerca do tema, englobando leis, decretos, resoluções, portarias e documentos escolares pertinentes. Os resultados apontam para um percurso heterogêneo e controverso, em que os bons resultados formativos competem com disputas ideológicas e questões administrativas, extrapolando o espaço intraescolar.