Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Avaliação da qualidade dos dados, oportunidade e representatividade do Sistema de Vigilância da COVID-19 na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha, Minas Gerais, 2020.(UFVJM, 2021) Batista, Francinne Laureth; Miranda, João Luiz de; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Lucas, Thabata Coaglio; Mandacarú, Polyana Maria PimentaObjetivo: avaliar os atributos qualidade dos dados, oportunidade e representatividade do Sistema de Vigilância da COVID-19, na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha/MG, no ano de 2020. Métodos: estudo quantitativo, analítico e transversal a partir da análise dos dados de dois sistemas de informações utilizados na vigilância da COVID-19 conforme os atributos selecionados da metodologia do Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta/GA, Estados Unidos da América). Resultados: em 2020, foram notificados 36.860 casos suspeitos de COVID-19. Dos casos notificados, 1.272 (3,4%) foram casos graves ou óbitos. Qualidade dos dados: No e-SUS Notifica, 38,38% das notificações eram inconsistentes e 4,67% eram registros duplicados; e as variáveis de encerramento Evolução do caso e Classificação final estavam sem preenchimento em aproximadamente 40% dos casos. No SIVEP-Gripe, o grau de qualidade de notificações inconsistentes e duplicadas foi excelente e as variáveis de encerramento apresentaram incompletude de 14% e 18%. Oportunidade: A oportunidade foi excelente e cumpriu com 82% dos casos notificados em até 7 dias e aproximadamente 96% dos casos digitados em até 30 dias. Representatividade: O sistema foi capaz de descrever a distribuição dos casos sintomáticos no tempo, pessoa e lugar. Conclusão: conclui-se que o Sistema de Vigilância da COVID-19 na Macrorregião demonstrou-se oportuno e representativo. Necessita de melhorias na validade e consistência dos dados registrados de SG e na completitude de variáveis de encerramento da investigação de SG e SRAG.Item Indicadores da Vigilância Sanitária nos municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros/MG, 2012-2014(UFVJM, 2016) Rezende, Déborah Braga Oliva Audebert; Morais, Harriman Aley; Prat, Bernat Vínolas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Maciel, Andréia Barroso Figueiredo; Pires, Herton Helder Rocha; Dias, João Victor LeiteA Vigilância em Saúde é considerada uma área estratégica para a redefinição das práticas sanitárias brasileiras, todavia a operacionalização descentralizada das ações de saúde ainda é deficiente. Neste contexto, o governo do Estado de Minas Gerais lançou, em 2012, o Projeto de Fortalecimento em Vigilância em Saúde. No presente trabalho objetivou-se analisar a situação da Vigilância Sanitária dos 53 municípios, subdivididos em cinco regiões de saúde, sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, por meio do estudo das Planilhas de Monitoramento e Avaliação das ações de Vigilância em Saúde destes municípios, em oito períodos, compreendidos entre os anos de 2012 a 2014. Buscou-se comparar, ao longo dos três anos de implantação do Programa, as mudanças verificadas nos percentuais de cumprimento de ações de cada área da Vigilância em Saúde, bem como discutir as facilidades e dificuldades encontradas para a execução das ações na área de Vigilância Sanitária. Observou-se que o percentual de ações executadas aumentou a partir do 4º período de avaliação (julho a setembro/2013), para todas as regiões analisadas. Entretanto, pode-se detectar que, na maior parte das regiões, os menores percentuais médios foram àqueles relativos à área da vigilância sanitária. Emboratenha havido uma melhora dos indicadores, eles ainda estão inferiores às médias do Estado de Minas Gerais, o que provavelmente pode-se relacionar com as heterogeneidades geográficas e socioeconômicas das regiões que constituem a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Nota-se ainda dificuldades na organização dos serviços de VISA municipais no âmbito da SRS/Montes Claros. Conforme as análises, percebeu-se uma oscilação do percentual de execução das ações em alguns municípios, sendo que alguns fatoresdificultadores, tais como a alta rotatividade de profissionais, a insuficiência de recursos materiais, a falta de pessoal qualificado para o serviço dificultadores, podem ter contribuído para a não execução de várias ações no âmbito da vigilância sanitária nestas localidades. Diante das informações neste estudo, verifica-se que existem também facilidades na execução das ações de VISA, como a existência prévia do serviço de VISA, a ea ea extensão territorial do município, a infraestrutura mínima de funcionamento e o apoio de gestores e da população. No entanto,as facilidades ainda são pouco frequentes.Assim, pode-se concluir que embora tenham ocorrido avanços, de forma geral, no serviço de vigilância em saúde após implantação do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, ainda se notam fragilidades e fraquezas na organização dos serviços, especialmente os de Vigilância Sanitária, nos municípios objeto deste estudo. A insuficiência de insumos, ferramentas, instrumentos materiais e equipe multidisciplinar qualificada para o setor demonstram a distância entre as políticas do Sistema Único de Saúde, as necessidades sociais, a missão da vigilância sanitária na proteção da saúde e a realidade concreta dos municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.