Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Explorando áreas e volumes de figuras geométricas como forma de estimular o aprendizado de produtos notáveis via Geogebra
    (UFVJM, 2021) Ornelas, Manoela Gonçalves; Rocha, Geraldo Moreira da; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o uso da plataforma GeoGebra, aplicado no ensino de Álgebra, com o objetivo de estimular o aluno a desenvolver a habilidade de construção geométrica dos Produtos Notáveis, oportunizando no processo de ensino aprendizagem uma ressignificação e construção de conhecimentos a partir daqueles já familiarizados pelo estudante. Como os estudantes atuais são alfabetizados tecnologicamente, fez­-se necessário produzir, neste trabalho, propostas de sequências didáticas utilizando a plataforma GeoGebra, que possibilite ao aluno, estabelecer relações entre áreas e volumes de figuras geométricas e a fórmula generalizada para o produto notável. A metodologia proposta terá como objetivo estimular os alunos a aprender ativamente, por meio da mediação do professor e uso da plataforma GeoGebra, conceitos de Álgebra. Através destas ferramentas será possível, oferecer aos alunos o desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas importantes, além de preparar a base dos conhecimentos matemáticos que deverão ser utilizados futuramente, em outros conteúdos curriculares. Como resultado do estudo, espera-­se contribuir para divulgar a utilização e o manuseio cada vez maior do software Geogebra como forte complemento para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem da Matemática.
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    Geometria esférica na formação de professores: a resolução de problemas como perspectiva metodológica
    (UFVJM, 2021) Camelo, Franksilane Gonçalves; Sellin, Weversson Dalmaso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Considerando o fato de que a Geometria Euclidiana por si só é insuficiente para a explicação de todos os fenômenos que nos rodeiam, a presente pesquisa aborda o ensino de Geometria Esférica na formação de professores, um tema raramente estudado nos cursos de Licenciatura em Matemática e com menor frequência ainda no ensino básico. Com o intuito de tornar este assunto mais acessível e contribuir para sua disseminação, foi elaborada uma Sequencia Didática, que foi aplicada em forma de minicurso, para alunos da Licenciatura em Matemática do IFMG - campus São João Evangelista sobre a introdução de conceitos iniciais de Geometria Esférica. De maneira a oportunizar os estudantes a agirem de forma ativa, com o intuito de torna-los protagonistas no próprio processo de aprendizagem, o recurso metodológico adotado foi a Resolução de Problemas no sentido de encarar os problemas como ponto de partida para introduzir um novo conhecimento. E para favorecer o processo investigativo que a Resolução de Problemas requer, a ferramenta de auxílio na resolução dos problemas apresentados foi o software de geometria dinâmica GeoGebra, que contribuiu na formação dos conceitos pretendidos. Como parte do referencial teórico, foi exposto o processo histórico que culminou com o surgimento da Geometria não Euclidiana, no qual o tema central foi a tentativa de demonstrar o Postulado das paralelas, um mistério que perdurou por cerca de dois mil anos e que teve resultados surpreendentes. Alem disso, foram apresentados autores que abordam o uso da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática, bem como suas diferentes concepções. Ao refletir sobre as discussões dos resultados da aplicação da sequência didática associados aos relatos dos alunos apos a realização do minicurso, podemos verificar que a sequencia didática elaborada e aplicada, levando-se em conta a metodologia e as ferramentas adotadas, contribuiu de forma positiva e eficaz na apropriação dos conceitos pretendidos.
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    Uma proposta didática para o ensino de matemática a partir da análise dos resultados das avaliações externas
    (UFVJM, 2018) Duarte, Eduardo de Jesus Favorito; Alexandrino, Carlos Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alexandrino, Carlos Henrique; Franco, Mauro Lucio; Fortes, Elenilson de Vargas
    As avaliações educacionais externas são instrumentos utilizados pelos governos Municipais, Estaduais, e Federal, e tem por finalidade aferir a qualidade da educação em seus respectivos sistemas de ensino, e a partir dos resultados se elabora políticas públicas que sejam capazes de solucionar ou minimizar os problemas diagnosticados. Diante do exposto este trabalho buscou fazer uma leitura de tais sistemas de avaliação, compreendendo suas estruturas, suas metodologias, suas características, suas avaliações e seus históricos. Com bases nessas informações, buscou-se analisar os resultados em matemática obtidos por um colégio público localizado na cidade de Ipatinga, nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Sistema Mineiro de Avaliação (SIMAVE) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessa análise foram identificados conteúdos de matemática que não foram consolidados e que, portanto as habilidades e competências não foram adquiridas. Buscando contribuir com a melhoria da qualidade da educação no referido colégio, elaborou-se uma seqüência didática que contemplou o conteúdo de função quadrática, sendo esse um conteúdo apontado como não consolidado. Como metodologia na construção da seqüência didática, foi utilizado o software Geogebra, contribuindo assim para que de forma lúdica o aluno construísse o próprio conhecimento a partir da analise e da investigação dos dados construídos e apresentados de forma dinâmica pelo Geogebra.
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    Trajetórias de sucesso escolar: capacitando professores por meio de um minicurso para o ensino de funções básicas utilizando o recurso computacional GeoGebra
    (UFVJM, 2018) Silva, Flavio Ribeiro da; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Alexandrino, Carlos Henrique; Arapiraca, Antonio Francisco Cruz
    O cenário nacional objetiva evolução no processo de ensino e aprendizado de matemática, requisitando então a necessidade de tornar o ensino de matemática mais atrativo e consistente. Neste sentido destacamos pesquisas e estudos de casos têm sido realizados mostrando uma possível opção facilitadora no ensino da matemática: o auxílio dos recursos tecnológicos no processo ensino e aprendizagem de matemática na educação básica, em especial o software de matemática dinâmica GeoGebra, particularmente aplicado ao ensino de funções básicas. Objetivamos nesta produção, oportunizar aos professores de matemática da educação básica uma alternativa metodológica para o ensino e aprendizagem de funções básicas, utilizando o recurso computacional de matemática dinâmica GeoGebra, bem como discutir e refletir uma alternativa facilitadora ao ensino de matemática, elaborando e disponibilizando um documento que possa ser consultado parcial ou integralmente junto ao ensino de funções básicas com o auxílio do recurso computacional GeoGebra. Como proposta metodológica empregamos a metodologia de pesquisa, a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica baseada na análise de conteúdo é compreendida como a etapa essencial em todo trabalho científico que foi decisiva em todas as etapas e proporcionou o embasamento teórico. Definimos e apresentamos um plano de aula versando sobre funções básicas e mostramos a aplicação do GeoGebra como ferramenta propulsora ao ensino deste conteúdo, especialmente por meio de animações, da relação que há com os coeficientes reais apresentado em cada função e da resolução de situações-problemas relacionadas a funções básicas com o auxílio do GeoGebra. Consideramos finalmente a pertinência do software de matemática dinâmica associado ao ensino de funções básicas, frente a atual configuração nacional que cada vez mais faz o uso da tecnologia por parte dos discentes, que requer proporcionalmente a necessidade de seu emprego, por parte do docente. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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    O uso do GeoGebra no ensino de Matemática: uma proposta de minicurso na formação continuada de professores de Matemática
    (UFVJM, 2019) Silva, Isadora Francesca Matos; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Canôas, Silvia Swain; Arapiraca, Antônio Francisco Cruz
    O trabalho que compreende esta dissertação foi minuciosamente planejado e elaborado com objetivo principal de propor o uso de recursos computacionais no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, com o auxílio do software de matemática dinâmica GeoGebra. Para isso, como estratégia de pesquisa, foram aplicados a um grupo de professores de Matemática atuantes na rede municipal e estadual da Educação Básica, minicursos referentes aos tópicos Introdução ao GeoGebra, Noções de Funções e Geometria Espacial, com o intuito de propiciar aos participantes, conhecimentos e práticas necessários para trabalhar com os recursos computacionais em sala de aula, em particular, o GeoGebra. Após reflexão detalhada e criteriosa dos resultados obtidos, pode-se notar um desenvolvimento das técnicas apresentadas aos professores de Matemática em relação a compreensão e da utilização do GeoGebra. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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    Práticas de ensino em geometria plana
    (UFVJM, 2017) Pereira, Lucas Rodrigues; Silva, Jaqueline Maria da; Jardim, Deborah Faragó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Dantas, Sérgio Carrazedo; Jardim, Deborah Faragó; Silva, Jaqueline Maria da
    O trabalho que envolve esta dissertação foi desenvolvido tendo como base os princípios da Engenharia Didática, com o objetivo principal de propor metodologias de ensino para a disciplina de Geometria Euclidiana Plana do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com o auxílio do software de geometria dinâmica GeoGebra. Além disso, busca-se detectar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem de Geometria Plana e propor metodologias que melhorem o aprendizado dos conceitos de Geometria Plana no ensino superior. Para tanto, como estratégia de pesquisa, foram aplicadas quatro intervenções didáticas com os estudantes da disciplina, referentes aos tópicos Tratamento Axiomático da Geometria Plana, Quadriláteros Notáveis, Área de figuras planas e Ângulos na circunferência, com a finalidade de propiciar aos estudantes conhecimentos necessários para trabalhar com a geometria dinâmica interativa, sempre interligando-os aos conhecimentos empíricos e formais da disciplina, preparando-os para a prática docente deste conteúdo específico. Após análise detalhada e criteriosa dos resultados obtidos, pode-se observar um notório avanço dos estudantes no que se refere ao entendimento dos conceitos fundamentais matemáticos dos tópicos abordados.
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    Modelos de crescimento e decaimento aplicados ao ensino de funções exponenciais e logarítmicas
    (UFVJM, 2017) Nunes, Lincoln Ferreira; Silva, Jaqueline Maria da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Rocha Filho, Geraldo Moreira da; Jardim, Deborah Faragó; Silva, Jaqueline Maria da
    Este trabalho relaciona a utilização da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem das funções exponenciais e logarítmicas nos primeiros anos do Ensino Superior, com possibilidades de aplicação no Ensino Médio. Inicialmente, relacionou-se a importância das funções supracitadas na descrição de fenômenos das ciências em geral. Em seguida, após análise sobre os livros didáticos, detectou-se deficiências em relação à contextualização do estudo das referidas funções nestes livros. Para propor sequências didáticas que auxiliassem a suprir as lacunas desta contextualização utilizou-se a Modelagem Matemática, com auxílio do software GeoGebra. Para analisar a utilização das sequências didáticas propostas, foi escolhida a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. Finalmente, após planejadas as sequências didáticas, as intervenções didáticas foram realizadas, tendo como público-alvo um grupo de estudantes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ao final das intervenções, questionários e relatos produzidos foram analisados, em relação ao cumprimento do objetivo inicial da pesquisa. Constatou-se ao final das análises dos resultados obtidos, um progresso expressivo dos estudantes em relação à compreensão da utilização das funções supracitadas nas ciências.
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    Criação e adaptação de jogos para GeoGebra
    (UFVJM, 2017) Pinheiro, Paulo Geovane Ramalho; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jardim, Deborah Faragó; Santos, Marcio Macedo; Canôas, Silvia Swain; Brito, Alexandre Faissal
    Nesta dissertação, desenvolveu-se um trabalho com jogos virtuais, utilizando parcialmente a Engenharia Didática, por se tratar de uma metodologia de pesquisa que valoriza o ambiente onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo foi agregar uma nova ferramenta de trabalho no ensino de Matemática, pois propõe-se ao professor do ensino médio adpatar ou criar jogos eletrônicos, com o uso do programa GeoGebra, para uma maior participação dos discentes na busca pelo protagonismo de seu aprendizado. O foco dos jogos aqui trabalhados foi: Plano Cartesiano, Operações com números inteiros, Gráfico de função quadrática e Sólidos geométricos. Esses conteúdos encontram-se na Matriz de referência de Matemática do estado de MG e para prática dos mesmos, foram realizadas intervenções didáticas em laboratório computacional da Escola Estadual Chaves Ribeiro, localizada no município de Itaobim, onde os estudantes competiram entre si na execução de jogos virtuais. Ademais, para análise deste trabalho, empregou-se questionários cujos resultados serviram para confrontar o conhecimento prévio e o conhecimento dos estudantes adquirido após o uso dos jogos. Após a análise dos resultados obtidos, pode-se constatar que a prática de jogos virtuais pôde colaborar na melhora do processo de ensino-aprendizagem, como também dinamizou o ambiente de ensino, tornando as aulas mais atraentes.
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    Um estudo sobre o uso de recursos computacionais para o ensino de funções
    (UFVJM, 2017) Silva, Adaias Corrêa da; Silva, Jaqueline Maria da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alexandrino, Carlos Henrique; Guimarães, Karine Damásio; Jardim, Deborah Faragó; Silva, Jaqueline Maria da
    Diante da realidade do ensino da Matemática no Ensino Básico no Brasil, principalmente no tocante ao conteúdo de Funções e sua relevância para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes no Ensino Básico e Superior, este trabalho propõe o uso de softwares educacionais de maneira que auxiliem o ensino de Funções no Ensino Básico, uma vez que os computadores e softwares se mostram como uma importante opção de ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem, tendo a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e investigação. Foram aplicadas sequências didáticas, onde buscou-se detectar as principais dificuldades no ensino de Funções no Ensino Básico, propondo-se então intervenções didáticas a fim de auxiliar a aprendizagem dos discentes, analisando de forma qualitativa os resultados obtidos durante as intervenções. Ao final das intervenções didáticas, verificou-se com a discussão dos resultados obtidos que os mesmos foram satisfatórios em relação ao aprendizado da maior parte dos discentes.
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    O uso do software GeoGebra como mecanismo para produção de material didático e estudo de objetos do cotidiano dos alunos
    (UFVJM, 2017) Pinheiro, Nicson Nongelle Gomes; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lucio; Canôas, Silvia Swain
    Ao serem considerados a capacidade ilustrativa das tecnologias digitais e o ganho pedagógico proporcionado por atividades contextualizadas ao cotidiano dos alunos, fica evidente a viabilidade de se trabalhar conteúdos curriculares usando ferramentas que exploram essas possibilidades didáticas. No entanto, para alguns pesquisadores, a falta de recursos e preparo de profissionais da educação muitas vezes impedem que atividades escolares sejam exercidas seguindo esses preceitos. Buscando colaborar para mudar esse cenário, a presente pesquisa tem a proposta de usar como aporte recursos tecnológicos do GeoGebra, concepções científicas sobre modelagem matemática e idealizações constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio para produzir materiais didáticos com potencial de trabalhar conteúdos da disciplina Geometria a partir de objetos do cotidiano dos alunos. Para tanto, é usada como principal metodologia a pesquisa bibliográfica, de modo que é adotado como marco referencial, para as etapas de concepção, construção, avaliação, reformulação e validação técnica do material produzido, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio. Destarte, suas etapas obedecem a seguinte ordem de execução: Primeira etapa - estudos bibliográficos pertinentes a matéria em estudo, com ênfase em conteúdos relacionados a ideias contemporâneas sobre a educação, a Tecnologias da Informação e Comunicação e a orientações contidas nos parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio sobre habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos nesses níveis de ensino; Segunda etapa - análise seletiva das bibliografias estudadas e planejamento de ferramentas educativas com potencial para trabalhar a Geometria associando elementos do mundo real, da matemática formal e da tecnologia; Terceira etapa - construção das atividades planejadas durante a etapa anterior e a avaliação preliminar dos resultados obtidos; Quarta etapa - reformulação das atividades carentes de ajustes, análise final e validação dos resultados obtidos. Com os procedimentos descritos, buscou-se produzir duas atividades complexas compatíveis com várias das orientações estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Básico, discutir aspectos relacionados à inclusão da tecnologia em sala de aula e apresentar técnicas matemáticas e pedagógicas concernentes ao ensino da Geometria e sua associação a outras disciplinas nesses níveis de ensino.