Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Proposta de material didático adaptado ao ensino de funções elementares para alunos com deficiência visual
    (UFVJM, 2021) Oliveira, Dionizio Santana; Souza, Fábio Silva; Couy, Lais; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Atualmente, a Educação inclusiva é legalmente regulamentada e amplamente difundida, mas foram levantadas hipóteses de inadequações inerentes a sua efetivação, especificamente, na região em torno de Teófilo Otoni, Minas Gerais. O estudo teve como principal objetivo desenvolver uma proposta de material didático adaptado para o ensino de funções para alunos com deficiências visuais, sobretudo para aqueles com baixa acuidade visual no qual o tato ativo e a audição são meios cruciais para a percepção e decodificação de informações. Para tanto, se viu necessário realizar uma pesquisa de levantamento (opinião) com profissionais da localidade, com o proposito de avaliar a utilidade e aceitação de tal proposta. Trata-se assim, de uma pesquisa aplicada descritiva e exploratória. Constatou-se que 96,7% dos entrevistados acredita ser relevante a confecção de material didático para alunos com deficiência visual. Alem disso, a investigação apontada supostas inadequações no ensino inclusivo da localidade como, por exemplo, a falta de qualificação dos pesquisados para atuar com estudantes inclusos. Por fim, é proposto um material didático que foi produzido com utensílios de baixo custo de aquisição e são sugeridas atividades que possuem como referencia o ensino de funções de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Espera-se que este trabalho contribua para o process de ensino-aprendizagem de alunos com deficiências visuais, tornando-se uma referencia para que o professor da Educação básica possa vislumbrar de uma parcela das possibilidades de adaptação do conteúdo abordado.
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    Um estudo sobre o uso de recursos computacionais para o ensino de funções
    (UFVJM, 2017) Silva, Adaias Corrêa da; Silva, Jaqueline Maria da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alexandrino, Carlos Henrique; Guimarães, Karine Damásio; Jardim, Deborah Faragó; Silva, Jaqueline Maria da
    Diante da realidade do ensino da Matemática no Ensino Básico no Brasil, principalmente no tocante ao conteúdo de Funções e sua relevância para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes no Ensino Básico e Superior, este trabalho propõe o uso de softwares educacionais de maneira que auxiliem o ensino de Funções no Ensino Básico, uma vez que os computadores e softwares se mostram como uma importante opção de ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem, tendo a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e investigação. Foram aplicadas sequências didáticas, onde buscou-se detectar as principais dificuldades no ensino de Funções no Ensino Básico, propondo-se então intervenções didáticas a fim de auxiliar a aprendizagem dos discentes, analisando de forma qualitativa os resultados obtidos durante as intervenções. Ao final das intervenções didáticas, verificou-se com a discussão dos resultados obtidos que os mesmos foram satisfatórios em relação ao aprendizado da maior parte dos discentes.