Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Estudo da alimentação de famílias da comunidade Mata dos Crioulos, Diamantina - MG
    (UFVJM, 2023) Sobrinho, Daniele Taís Silva; Fávero, Claudenir; Murta, Nadja Maria Gomes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O estudo desenvolvido é do tipo transversal, de cunho qualitativo, com amostra intencional. O objetivo geral do estudo foi identificar e analisar o acesso, os tipos e o consumo dos alimentos por famílias da comunidade tradicional quilombola e apanhadora de flores sempre-vivas Mata dos Crioulos no município de Diamantina – MG. A coleta de informações foi realizada em duas etapas: a) apresentação da proposta de estudos; b) realização da entrevista semiestruturada com integrantes de três famílias da comunidade dispostos em contribuir com a pesquisa. A pesquisa tem como finalidade contribuir para a discussão e o entendimento das práticas alimentares a partir do contexto de vivência das famílias da Comunidade. Os resultados demonstram que a partir do modo de vida dos comunitários, a alimentação é diversificada e vinculada aos produtos da sociobiodiversidade. As práticas alimentares observadas vão desde a coleta de plantas nativas, cultivos agrícolas e criação de animais até a preparação dos alimentos para o consumo. A diversificação de alimentos, bem como das formas de obtenção, integra três espaços do sistema alimentar: o espaço do domínio da família, o espaço do domínio comunitário e o espaço da compra e troca. Os alimentos consumidos antes das refeições principais variam de acordo com a disponibilidade nas hortas e quintais, enquanto nas refeições o arroz e feijão estão sempre presentes. A forma de conservação dos alimentos por meio do uso de gordura animal ou mediante o processo de desidratação parcial do alimento se faz presente. A reunião de membros da família como também de visitantes é realizada especialmente durante o horário do almoço, sendo que as visitas têm preferência para se servirem à beira do fogão à lenha. A troca e/ou compra de alimentos ocorrem em situações de indisponibilidade de produtos nos espaços de domínio da família e comunitário. Foram registrados a ocorrência de conflitos na comunidade relacionados com o domínio territorial. Com o decorrer do tempo os hábitos alimentares mudaram de acordo com as mudanças provocadas pelas interferências externas, principalmente, em decorrência dos conflitos pelo domínio territorial.
  • Thumbnail Image
    Item
    O Sistema alimentar e a constituição de relações de trabalho híbridas e laços de solidariedade e parentesco no uso de produção do espaço rural
    (UFVJM, 2018) Dittz, Vítor Sousa; Murta, Nadja Maria Gomes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Murta, Nadja Maria Gomes; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Cambraia, Rosana Passos; Mattos, André Luis Lopes Borges de
    A presente pesquisa analisa as relações de trabalho híbridas e os laços de solidariedade e de vizinhança presentes nos meios e modos de subsistência de comunidades tradicionais do Alto Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O objetivo mais geral da investigação é compreender o sistema alimentar local. Considerando que o processo de obtenção de alimentos é bem definido em espaços distintos e delimitados pelo cotidiano do camponês lavrador tais como a lavoura, a horta, o quintal, a mata e o campo, os mesmos foram analisados enquanto espaços familiares de produção, de trabalho e de consumo. Utilizando recursos como a observação participante e a entrevista semiestruturada recorrente individual com os moradores, coletei informações que me permitiram elaborar um estudo etnográfico de cada bairro rural estudado. Por meio do método de análise comparativa entre dois bairros rurais pertencentes ao município do Serro/Minas Gerais, Milho Verde e Jacutinga, ambos com características semelhantes e distintas,discute-se o processo de constituição e evolução das relações sociais e de trabalho híbridas, assim como as suas recentes alterações e transformações no sistema alimentar dessas localidades no decorrer dos últimos cinquenta anos. Tendo em vista o fato de a pesquisa estar intimamente ligada à produção de alimentos e aos sujeitos sociais produtores, a análise privilegia o papel desses sujeitos e suas formas de sociabilidades vivenciadas no cotidiano da vida rural. Em função desse enfoque o estudo aproxima-se da concepção de camponês caipira, camponês lavrador presente nas obras de Maria Isaura Pereira de Queiroz, Antônio Candido, Darcy Ribeiro e Carlos Rodrigues Brandão. Fatores externos e internos ao espaço de cada bairro influenciaram acarretando mudanças, permanências e metamorfoses no espaço social alimentar. Essasocorreram independente do desenvolvimento do ecoturismo, visto que, somente um deles vivenciou esse processo nas últimas décadas. Contudo, foi constatado que transformações significativas surgiram antes dessa atividade, como consequências de fatores comuns que influenciaram diretamente na melhoria das condições de vida e no acesso a renda de seus moradores, uma vez que as mudanças, e mesmo permanências, possuem mais semelhanças do que distinções em ambos os bairros, tanto no que se refere ao espaço do comestível quanto ao sistema alimentar de seus moradores.