Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Análise florística e estrutural em bordas de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, município de Capelinha, MG
    (UFVJM, 2015) Paschoal, Elisa de Morais; Gonzaga, Anne Priscila Dias; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gonzaga, Anne Priscila Dias; Machado, Evandro Luiz Mendonça; Pinto, José Roberto Rodrigues
    Diversos fatores influenciam a composição florística e os padrões estruturais das florestas tropicais, como localização geográfica, variações ambientais e distúrbios. Neste contexto, buscando medidas para conservação da biodiversidade, torna-se importante conhecer as características dos fragmentos florestais bem como os fatores que os influenciam. Assim, este estudo teve por objetivo descrever e comparar a florística e a estrutura do componente arbóreo em duas bordas florestais de um remanescente de Floresta Estacional Semidecidual em contato com paisagens modificadas por atividades antrópicas. A vegetação arbórea foi amostrada em duas bordas em contato pastagem e cafeicultura, e no interior do fragmento. Comparou-se a riqueza entre os três trechos por meio do teste Kruskal-Wallis e pela confecção de curvas de rarefação. A similaridade florística foi analisada por meio do diagrama de Venn e dos índices de Jaccard e Czekanowsk. A diversidade nos trechos foi estimada pelos Índices de diversidade de Shannon (H’) e de equabilidade de Pielou (J’) e comparada pelo teste t de Hutcheson. A estrutura da vegetação nos três trechos foi caracterizada e comparada pelo teste de Kruskal-Wallis e por meio de classes diamétricas. Para o conjunto de trechos estudados foram computados 2.840 indivíduos, identificados em 56 famílias, 144 gêneros e 271 espécies (94 na borda do café, 128 na borda da pastagem, 178 no interior). As famílias com maior riqueza foram Fabaceae, Myrtaceae, Annonaceae, Lauraceae e Rubiaceae. O fragmento apresenta alta diversidade (H’ = 4,6) e entre os trechos, a maior riqueza e diversidade foi registrada, respectivamente, no interior, na borda da pastagem e na borda do café. Os trechos de borda foram caracterizads por maior densidade e menor área basal que o interior, indicando a ocorrência de distúrbios. Acredita-se que as variações na composição florística estrutura das comunidades arbóreas estudadas tenham sido influenciadas pelas variações ambientais regionais e locais, e afetadas também pelo histórico de uso da área, conforme as Teorias de Nicho e do Distúrbio Intermediário, respectivamente.
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    Comparação do estrato regenerante entre bordas e interior de uma Floresta Estacional Semidecidual em Capelinha – MG
    (UFVJM, 2016) Murta, Marco Aurélio Cardoso; Gonzaga, Anne Priscila Dias; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gonzaga, Anne Priscila Dias; Faria Júnior, Jair Eustáquio Quintino de; Machado, Evandro Luiz Mendonça
    A Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais importantes do mundo, um hotspot para conservação, sendo as ações antrópicas as principais fontes de distúrbios que alteram este ambiente. A regeneração natural é um processo muito importante que atua diretamente sobre a recuperação e funções do ecossistema. Este estudo teve como objetivo descrever e comparar a composição florística-estrutural da regeneração natural em uma Floresta Estacional Semidecidual localizada na RPPN Fazenda Fartura em Capelinha-MG. Para tal, foram amostrados um trecho no interior do fragmento (INT) e dois trechos de bordas, sendo uma em contato com pastagem (BP) e outra com cafeicultura (BC). Para analisar a diversidade alfa (α) foi utilizado o Índice de Shannon (H’) e equabilidade de Pielou (J´) e beta (β) pela similaridade florística entre os trechos foi averiguada por meio de diagramas de Venn e dos índices de Jaccard e Czekanowski. Foi elaborada uma curva espécie-área para estimar a dimensão da riqueza florística de cada trecho e calculados seus estimadores ‘jackknife’. Para verificar possíveis preferências das espécies ao longo dos trechos foi realizada uma Análise de Espécies Indicadoras (ISA). Para analisar a estrutura da vegetação foram calculados os parâmetros fitossociológicos clássicos, além das distribuições de diâmetro e altura. As variáveis estruturais foram comparadas por meio do teste de Kruskal-Wallis e a posteriori um teste de Dunn. Na amostragem total foram registrados 1.561 indivíduos (230 no INT, 588 na BP e 743 na BC), identificados em 42 famílias botânicas, 87 gêneros e 162 espécies (78 no INT, 87 na BP e 89 na BC). As famílias com maior riqueza foram Myrtaceae, Fabaceae, Lauraceae, Rubiaceae, Melastomataceae e Annonaceae. Os resultados demonstraram que os trechos tem altíssima diversidade, muito acima do padrão normalmente encontrado na literatura, com uma baixa similaridade florística. De maneira geral, a estrutura da vegetação foi caracterizada por um maior número de indivíduos finos e pequenos. Os trechos apresentam ambientes distintos, cada um com diferentes históricos de uso, variabilidade ambiental e tipos de distúrbios, estes fatores possivelmente, foram os principais condicionantes que influenciaram os padrões florísticos-estruturais da regeneração natural na comunidade amostrada. As informações deste estudo evidenciaram a grande importância da RPPN Fazenda Fartura para a conservação da Mata Atlântica, assim como, da necessidade de que mais estudos sejam realizados em escala espaço-temporal.
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    Análise tridimensional da situação dos bancos de alimentos de Minas Gerais, Brasil
    (UFVJM, 2014) Tenuta, Natalia de Oliveira; Teixeira, Romero Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Romero Alves; Costa Sobrinho, Paulo de Souza; Bonomo, Élido
    Bancos de Alimentos (BA) são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional destinados a captar alimentos prioritariamente perdidos ao longo da cadeia produtiva e distribuir para pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Como toda política pública, os BAs necessitam de avaliações permanentes, contribuindo para a tomada de decisão e adequada alocação de recursos públicos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os BAs, baseando-se na tríade estrutura-processo-resultado, no que se refere aos recursos materiais, humanos e financeiros, estrutura física e organizacional dos BAs e os seus processos de articulação com parceiros, captação, processamento, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios, atendimento aos beneficiários e educação em alimentação e nutrição. Além disso, foi avaliado o resultado das atividades e intervenções dos BAs. Trata-se de um estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa, com análise qualitativa, realizado no período de novembro de 2012 a novembro de 2014, em 10 Bas municipais em funcionamento em Minas Gerais, conveniados com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa Relatórios Trimestrais de Atividades e questionário semi-estruturado. Quanto à avaliação da estrutura, foi observado um importante desconhecimento da maioria das equipes quanto ao objetivo fundamental dos BAs e uma falta de capacitação quanto ao ideal processo de operacionalização do Programa, além de inadequações na estrutura física e insuficiência de equipamentos essenciais às diversas atividades. Quanto à avaliação do processo, observou-se uma crescente participação do Programa de Aquisição de Alimentos em detrimento do cumprimento do objetivo primordial de combate ao desperdício de Alimentos, somado à fragilidade das ações educativas e do monitoramento dos Programas municipais. Quanto ao resultado, observou-se a impossibilidade de definição da eficiência devido à falta de informação da equipe sobre os recursos e custos dos equipamentos, bem como da efetividade pela deficiência de ações necessárias para mensurar e monitorar o alcance dos Programas. Conclui-se que é necessária uma maior integração e mobilização do governo federal para a normatização, regulamentação e redefinição conceitual e do arranjo institucional do Programa Banco de Alimentos.