Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Estudo da partição de fármacos em Sistemas Aquosos Bifásicos
    (UFVJM, 2018) Vieira, Alício Wagner; Lemos, Leandro Rodrigues de; Molina, Gustavo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lemos, Leandro Rodrigues de; Barbosa, Aparecida Mageste; Molina, Gustavo
    Os contaminantes emergentes têm despertado grande atenção nos últimos anos devido ao incipiente conhecimento dos seus efeitos adversos ao homem e ao ambiente, e a dificuldade de monitoramento, uma vez que aparecem em baixas concentrações nestas matrizes. Dentre as diversas classes desses poluentes destacam-se os fármacos. No âmbito dos medicamentos mais consumidos no Brasil, destaca-se o Ácido Acetilsalicílico (AAS), e seu principal metabólito, o Ácido Salicílico (AS). O presente trabalho teve como principal objetivo estudar o comportamento de partição do AAS e do AS em Sistemas Aquosos Bifásicos – SAB’s formados por um polímero (ou copolímero), sal e água, a fim de possibilitar uma futura aplicação desta técnica na extração/pré-concentração desses analitos a partir de amostras ambientais. Foram avaliadas, de forma univariada, o efeito das seguintes variáveis sobre o coeficiente de Partição (K) do AAS: comprimento da linha de amarração (CLA) do SAB; pH do meio; tipo de eletrólito e tipo de polímero formador do sistema. Todas as variáveis apresentaram grande efeito sobre o comportamento de partição do AAS, sendo obtido um K máximo de 952 (± 323) para o SAB formado por PEO1500 + Li2SO4 + H2O em pH = 1,0. Além disso, foi realizado também um estudo multivariado das condições ótimas de partição do AS através de um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) ajustado por uma Função de Desejabilidade. Foram avaliados os efeitos das variáveis concentração de polímero (PEO1500) e concentração de sal (Li2SO4) formadores do SAB e o pH da água utilizada no preparo do sistema. Os termos lineares das variáveis concentração de PEO1500 e Li2SO4 e a interação entre as mesmas apresentaram um efeito estatístico significativo ao nível de 95% de confiança, enquanto o pH não apresentou impacto significativo sobre a partição do analito. Por fim, a Função de Desejabilidade indicou um sistema ótimo para partição do AS composto de 29,06 % m/m de PEO1500 e 11,94 % m/m de Li2SO4 em pH 6.1; sob essas condições o valor esperado para K era de ± 940. Oito réplicas desse sistema reportaram um valor real de K = 949 (± 147). Portanto, os SAB’s apresentaram altos valores de K para os analitos estudados, possibilitando uma futura aplicação para a pré-concentração destas espécies a partir de amostras ambientais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Disponibilidade e nível crítico de cádmio, chumbo e níquel em solos contaminados e em plantas de milho
    (UFVJM, 2016) Alves, Igor Santos; Silva, Enilson de Barros; Alleoni, Luis Reynaldo Ferracciú; Grazziotti, Paulo Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Enilson de Barros; Alleoni, Luis Reynaldo Ferracciú; Grazziotti, Paulo Henrique
    A importância da existência de métodos adequados de quantificação de metais pesados, para a avaliação dos teores nos solos deve ter melhor correlação com o absorvido pelas plantas. Os objetivos deste estudo foram avaliar a disponibilidade e taxa transferência de Cd, Pb e Ni em solos contaminados; avaliar a eficiência dos extratores Mehlich-1, DTPA pH 7,3, Mehlich-3 e Água régia e; a correlação entre os teores de Cd, Pb e Ni extraídos pelos extratores e os teores na planta de milho. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação em Diamantina MG. Os experimentos foram realizados no delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 4 x 3, sendo quatro níveis de cada metal: Cd 0, 2, 4 e 12 mg kg-1, Pb 0, 45, 90 e 270 mg kg-1 e Ni 0, 20, 40, 120 mg kg-1 e três tipos de solos que foram classificados como Neossolo Quartzarênico Órtico típico (NQ), Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico (LVAd) e Latossolo Vermelho distrófico (LVd) com três repetições. O milho foi utilizado como planta indicadora. Determinaram-se a massa seca e os teores de Cd, Pb e Ni na parte aérea e raízes das plantas de milho. Para aferição do teor de Cd, Pb e Ni no solo foram utilizados os extratores Mehlich 1, DTPA pH 7,3, Mehlich-3 e Água régia. Nos três experimentos, houve maior disponibilidade dos metais no NQ em relação aos latossolos (LVAd e LVd), sendo o NQ onde houve maior concentração nas partes das plantas de milho. No experimento de Cd e Ni, nos três solos, a parte aérea apresentou maior crescimento relativo que as raízes. Já no experimento de Pb, devido a menor mobilidade deste metal na planta em comparação ao Cd e Ni, houve maior concentração de Pb nas raízes que na parte aérea. Os maiores teores tanto de Cd, quanto Pb e Ni na parte aérea e raízes ocorreram no NQ, sendo o solo onde ocorreu maior translocação dos três metais para a parte aérea. Nos três experimentos, os extratores utilizados tiveram boa correlação com os teores absorvidos pelas plantas e as extrações por DTPA pH 7,3 apresentaram melhor correlação com os teores de Cd e Pb tanto nas raízes quanto na parte aérea. Com relação ao Ni, os extratores Mehlich-1 e Água régia foram os que apresentaram maior correlação com os teores absorvidos pelas plantas. Os metais pesados Cd, Ni e Pb apresentam maior mobilidade em solos com baixo teor de argila, podendo ser mais facilmente absorvido pelas plantas. O crescimento das plantas pode influenciar a toxidez por metais, de modo que, quanto maior o crescimento menor o efeito tóxico do metal, como verificado nos três experimentos.