Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise da influência do estilo de liderança na gestão escolar quanto à consolidação dos objetivos institucionais: estudo de caso na escola Dr. Manoel Esteves Otoni, Carlos Chagas - MG
    (UFVJM, 2021) Neres, Luciano de Oliveira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino Serretti
    O presente estudo teve como finalidade evidenciar as percepções de docentes sobre as práticas e estilo de liderança da gestão escolar, em prol da consolidação dos objetivos institucionais de escolas públicas que oferecem o ensino fundamental. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, situada na cidade de Carlos Chagas-MG. A partir dessa definição, optou-se pelas pesquisas qualitativa, quantitativa e descritiva, uma vez que os resultados estavam ligados a reflexos subjetivos oriundos da identidade do gestor da referida escola. E também, pelo fato dessa imagem ter sido construída a partir de suas relações com os docentes. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de um questionário, tendo como respondentes os docentes da referida instituição de ensino. Para a análise e interpretação dos dados, fez-se a tabulação e cruzamento das questões do questionário com o uso de programas estatísticos. Assim, foi possível concluir que o diretor da supracitada instituição de ensino possui diferentes traços de liderança. E todos, segundo os resultados, demonstram a eficiência desse dirigente no que diz respeito aos objetivos previstos no regimento escolar. Apesar da diversidade quanto a definição, o estilo de liderança predominante percebido foi o transformacional, pois o líder em questão mostrou-se mais sensível ao bom relacionamento com sua equipe.