Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Identificação e caracterização de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de engenharia do IFMG – Campus Governador Valadares(UFVJM, 2022) Souza, Peter Franklin Ribeiro de; Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Leonel, Marcelino Serretti; Gomes, Alessandro Damásio TraniAs Metodologias Ativas de Aprendizagem são recursos pedagógicos que criam ambientes e situações onde os estudantes participam ativamente da construção do conhecimento. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais das engenharias publicadas em 24 de abril de 2019 estimulam as instituições de ensino superior a incluírem em seus currículos metodologias ativas de aprendizagem. Portanto, este estudo tem como objetivo descrever as principais metodologias ativas de aprendizagem encontradas na literatura e identificar quais são adotadas nos cursos de graduação em engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus Governador Valadares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante aplicação online de questionários semi-estruturados, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados. Os sujeitos são os docentes dos cursos de engenharia do IFMG campus Governador Valadares. Foi obtido 28 respostas de uma população composta por 58 sujeitos. A análise dos resultados permitiu traçar o perfil demográfico dos entrevistados e identificar que a maioria dos docentes conhecem a temática e aplicam em suas aulas. Aprendizagem Baseada em Problemas foi a metodologia ativa que apresentou maior número de indicações, seguida por Aprendizagem Baseada em Projetos, duas metodologias que apresentam destaque no cenário educacional nacional. Foram identificadas também situações que limitam a plena aplicação de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de graduação em engenharia do IFMG campus Governador Valadares, sendo a falta de capacitação e a falta de tempo para planejar as atividades escolares as adversidades mais citadas. Por fim, comprovou-se o interesse dos docentes pela temática e a pré-disposição em participar de capacitações que abordem metodologias ativas de aprendizagem.Item A expansão e interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM - Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017(UFVJM, 2018) Barbosa, Maria Gisenilda; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A política de expansão e de interiorização das universidades federais foi responsável pela criação e implantação de várias instituições e campi fora de sede, em muitas regiões do país, em diversos períodos. O processo mais recente foi apoiado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e marcado por um conjunto de iniciativas que propiciou a criação de universidades e campi, a diversificação de cursos, a ampliação das vagas oferecidas, a aquisição de equipamentos, a construção de novos espaços físicos e a contratação de professores e técnicos administrativos. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os processos de criação, de implantação e de funcionamento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. A amostra da pesquisa é composta por sujeitos das três categorias da comunidade acadêmica: docentes, alunos e técnicos administrativos. Na coleta de dados, foi realizada pesquisa documental, aplicação de questionários e observação participante. A análise dos dados foi realizada numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados encontrados revelam que na criação do Campus Janaúba o interesse coletivo e o interesse da administração pública foram coincidentes, no entanto na escolha dos cursos, a serem implantados, prevaleceu o interesse administrativo quantitativo. Fatores como o grande número de vagas ociosas, quatro anos de funcionamento em prédio provisório e inadequado, os recursos financeiros e humanos pactuados e liberados pelo MEC, além de insuficientes, não foram totalmente aplicados no próprio campus, incertezas administrativas quanto à implantação ou não de todas as engenharias previstas e os alunos preferirem cursar o segundo ciclo de formação em outros campi marcam os processos de implantação e funcionamento da UFVJM em Janaúba. Apesar das limitações encontradas, pode-se também afirmar que essa expansão e interiorização contribuíram para a ampliação das oportunidades educacionais na região. As informações reunidas nesta pesquisa e as reflexões propostas contribuem para a compreensão dos desafios presentes e futuros e oferecem subsídios para o planejamento de ações que colaborem com a consolidação do Campus Janaúba como uma universidade da região.