Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Áreas de conhecimento da Enfermagem em Trabalhos de Conclusão de Curso: um estudo na UNEB Campus XII
    (UFVJM, 2023) Lima, Jorge Henrique Bezerra de; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    As Áreas do Conhecimento constituem-se como um aglomerado de conhecimentos inter-relacionados e coletivamente construídos, centralizados de acordo com a natureza do objeto de investigação para ensinar, pesquisar e praticar. As Áreas de Conhecimento da Enfermagem subsidiam a organização de toda a esfera que rege essa ciência no que diz respeito ao processo de formação na graduação, além de embasar e legitimar o que a Enfermagem domina, executa e pesquisa. O estudo objetivou investigar as Áreas de Conhecimento abordadas pelos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII – Guanambi/BA. Trata-se de um estudo de caso de natureza predominantemente quantitativa, realizado a partir de um levantamento documental dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos do curso de bacharelado em Enfermagem Do Departamento de Educação (DEDC) da UNEB, Campus XII. Os dados foram gerados por meio do acesso aos TCC disponíveis na biblioteca pública da UNEB. Com a obtenção de 144 trabalhos defendidos entre 2011 e 2019, foi construído um banco de dados a partir da montagem de planilhas no programa Microsoft Excel. Com base nesse banco de dados, foram elaboradas tabelas que agregavam as informações e realizados cruzamentos das variáveis usando o mesmo programa. A área de conhecimento Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso foi a mais abordada nos trabalhos realizados. Os aspectos mais importantes que impactam nas áreas de conhecimento abordadas, centralizam-se na influência da área de pesquisa e atuação dos docentes e na vinculação com a matriz curricular do curso. Espera-se que os resultados desta pesquisa favoreçam especificamente o curso de bacharelado em Enfermagem da UNEB, Campus XII, proporcionando outras possibilidades no usufruto das ferramentas metodológicas que motivam o acadêmico a pesquisar.
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    Enfermeiros no cuidado de idosos com estomas de eliminação: estratégias educativas realizadas no pré-operatório e o impacto no autocuidado
    (UFVJM, 2020) Moreira, Jéssica Lorrane Silva; Ramos, Danielle Mandacaru; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramos, Danielle Mandacaru; Silva, Hudson José da; Ruas, André Monteiro Lima
    Introdução: O envelhecimento da população brasileira tem refletido no aumento significativo de enfermidades crônicas, amplamente conhecidas pelos impactos tanto para o indivíduo quanto para a sociedade e sistema de saúde. Dentre as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), a neoplasia se destaca como uma doença de grande importância epidemiológica e responsável por intervenções diagnósticas e terapêuticas que podem ou não resultar na confecção de estomas, definitivos ou temporários, cujo, o surgimento de complicações estão comumente associados a problemas de múltiplas etiologias. Tal condição resulta na incapacidade de manter o controle voluntário das eliminações fisiológicas. Objetivo: Identificar e descrever, na literatura as estratégias educativas realizadas no pré-operatório que auxiliam no autocuidado nos pacientes idosos com estomia. Metodologia: Para o desenvolvimento do trabalho, o método de pesquisa adotado foi o de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento de artigos nas bases de dados on line Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Resultado: A coleta resultou em seis artigos. Os artigos listados ressaltam a importância do trabalho da enfermagem voltado para a orientação do paciente quanto aos cuidados com a estomia e a importância do apoio familiar, social e profissional.Conclusão: Concluiu-se que as estratégias educativas no período pré-operatório e a presença da rede de apoio impactam positivamente no autocuidado estimulando a responsabilidade na continuidade dos cuidados após a alta hospitalar.
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    Condições de vida e trabalho de profissionais de enfermagem durante a pandemia de Covid 19
    (UFVJM, 2020) Almeida, Álida Renata de; Araújo, Alisson; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Moura, Luciana Ramos de
    Objetivo: Identificar as condições de trabalho e aspectos emocionais de trabalhadores ou profissionais de enfermagem durante a Pandemia da COVID 19 em uma instituição de referência macrorregional em atenção terciária. Métodos: Estudo quantitativo descritivo transversal, com aplicação de questionário, contendo 24 perguntas fechadas. Foram entrevistados 138 profissionais da enfermagem, atuantes na pandemia da COVID-19. Resultados: Os achados evidenciaram que eram n 94 (68%) técnicos em enfermagem e n 44 (32%) enfermeiros. Do total de entrevistados, n 107 (78,1%) profissionais expuseram o medo de contaminação, resultando no distanciamento familiar e ao surgimento de crises de ansiedade, 66 (48,2%) e 39 (28,5%) dos casos, respectivamente. 114 (82,6%) dos profissionais entrevistados relataram usar paramentação completa, sendo que 24 (17,40%) não usavam. Dos que responderam não usar a paramentação completa, 20 pessoas (83,3 %) relataram não ver a necessidade do uso no setor. Já para 16,7% não havia paramentação completa disponível. A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados não se sente acometido negativamente no que diz respeito a sua saúde mental, apesar de 78,1% relatar ter medo de contaminação pela COVID- 19 em seu ambiente de trabalho. Ainda, 78,1% declararam não ter doença crônica não transmissíveis. Nota-se, também, que a maioria dos participantes da pesquisa realiza algum tipo de ação no intuito de minimizar os possíveis impactos que a pandemia possa causar.
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    Interpretação de exames laboratoriais, pesquisas clínicas e testes para enfermeiros
    (2020) Rodrigues, Cíntia Maria; Barroso, Heloisa Helena; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Fernandes, Daisy de Rezende Figueiredo
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    Implementação de ações para melhorar indicadores de qualidade no Centro de Material e Esterilização de um hospital no Vale do Jequitinhonha, MG
    (UFVJM, 2019) Cordeiro, Cláudia Aparecida Fernandes; Seixas, Sérgio Ricardo Stuckert; Martins, Dulce Aparecida; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Seixas, Sérgio Ricardo Stuckert; Dornas, Fábio Pio; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    A segurança do paciente demanda por estrutura capaz de oferecer uma assistência livre de danos e riscos, bem como atualização técnico-cientifica das equipes e gestão com foco na qualidade. A necessidade de controlar as infecções hospitalares, as quais atingem entre 3 e 60% dos pacientes internados, exige que os Centros de Material e Esterilização - CMEs implantem processos e controle de suas atividades. Com este intuito, este projeto tem por objetivo melhorar os indicadores de qualidade do CME. Trata-se de um ensaio clínico quase experimental, pré e pós teste, desenvolvido em hospital filantrópico no interior de Minas Gerais. Através da metodologia Plan, Do, Check, Act - PDCA foi utilizada uma lista de checagem com base na RDC 15/2012 da ANVISA. Os resultados apontam que no tempo inicial, 60,8% dos 161 itens avaliados estavam em compliance à legislação e 39,2% em não compliance. No total, 22 indicadores de estrutura que se tornaram compliance e 29 permaneceram não compliance. Quanto aos indicadores de Processo, 01 se tornou compliance e 12 permaneceram em não compliance. Obteve-se 14,2 % de adequações. Alguns indicadores requerem modificações na estrutura física e financeira de modo a atingirem 100% de adequação, bem como novas ações de gestão, de modo a atingir a excelência no produto final, a segurança do paciente. Dessa forma, além de atender aos objetivos de uma pesquisa que visa a expansão e contribuição ao conhecimento existente, fundamentando transformações sociais que possam repercutir em uma reflexão, este estudo contribui para a proposição de indicadores de qualidade que possibilitem a implementação de protocolos validados e controle de todos os processos.
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    O enfermeiro e a formação pedagógica na área da saúde: construindo uma identidade docente
    (UFVJM, 2019) Pereira, Juliana Andrade; Oliveira, Wellington de; Barbosa, Henrique Andrade; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Barbosa, Henrique Andrade; Pereira, Diogo Neves; Soares, Wellington Danilo
    Objetivo: Compreender o processo de formação profissional de enfermeiros do campo da docência. Matérias e Métodos: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa e com abordagem em história oral. Foi desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2019. Para o processo de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Foram incluídos enfermeiros docentes, atuantes nas seguintes áreas: curso de graduação em Enfermagem; curso técnico; e nos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Saúde. A amostra foi por cotas, sendo composta por 14 enfermeiros docentes que foram divididos por especialidades sendo: uma graduada, três especialistas, três residentes, três mestres, três doutores e uma pós-doutora. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para coleta de dados, realizada na Universidade Pública, durante o turno matutino, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 3.085.605/2018. O estudo está organizado em revisão de literatura, no qual se buscou traçar o que é história da enfermagem, história da enfermagem moderna, história da enfermagem no Brasil, Ana Neri, formação do enfermeiro (a), bacharelado, licenciatura, ser professor (a), ser professor na enfermagem, competência do enfermeiro docente e profissional, enfermeiro docente e seu processo de formação. Resultados e Discussão: Os discursos dos entrevistados retratam aspectos únicos, singulares que revelaram as percepções variadas acerca da temática do estudo. Nesta perspectiva, é relevante ressaltar que existem algumas diferenças na formação dos enfermeiros na área da docência. A maioria dos entrevistados afirma que não tinha a enfermagem como à primeira escolha em relação ao curso de graduação, alguns queriam medicina, odontologia ou algum curso na área da saúde, e que a identificação com a profissão surgiu com o passar dos períodos. E em relação à formação pedagógicos os entrevistados relatam que não tiveram disciplinas na graduação volta para a docência que a formação deles eram para atuar como enfermeiro assistencial. Os enfermeiros docentes entram nesta nova profissão por diversos motivos e ao longo do tempo vão criando os seus próprios métodos de ensino e buscam capacitações, especializações, mestrado e doutorado. Considerações Finais: Salienta-se com este estudo que a identidade do enfermeiro assistencial ou do enfermeiro docente está em processo de transformação constante, que a identidade profissional é algo que a cada dia se modifica por este motivo torna-se necessários novos estudos com outras abordagens metodológicas.
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    Perfil de estudantes de Enfermagem e suas percepções sobre o uso de metodologias ativas em seu processo formativo
    (UFVJM, 2019) Colares, Karla Taísa Pereira; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Miranda, João Luiz de; Cambraia, Rosana Passos
    Diante das transformações na sociedade contemporânea, especialmente, no que tange a evolução tecnológica e ao volume crescente de informações, as discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem na formação dos profissionais de saúde, têm sido ampliadas. Em um cenário, em que o perfil do estudante e a realidade educacional mudaram, há novas expectativas de desempenho para estes profissionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde apontam para a necessidade de um ensino crítico-reflexivo e implementação de estratégias metodológicas que estimulem o estudante a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender. Neste contexto, vários estudos têm discutido sobre o uso das metodologias ativas no âmbito da formação profissional em saúde. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é descrever o perfil dos estudantes de Enfermagem da Faculdade Vale do Gorutuba e suas percepções sobre o uso de metodologias ativas em seu processo formativo. Esta instituição de ensino superior localiza-se no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, na qual os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado, com auxílio de uma ferramenta online. Responderam ao questionário 111 estudantes que atenderam aos critérios de inclusão e consentiram sua participação por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com o auxílio do aplicativo de informática Excel 2010 e posterior articulação com a literatura consultada. Os resultados demonstram uma população predominantemente constituída por jovens do sexo feminino, solteiros, trabalhadores, com renda familiar de até três salários mínimos, oriundos de escola pública e residentes no munícipio de Janaúba. Observou-se uma percepção positiva em relação ao uso das metodologias ativas, o que desmistifica a ideia de que os estudantes tenham resistência ao uso de novas metodologias. As metodologias ativas têm demonstrado contribuir para a inovação no ensino em saúde e para a formação de profissionais com o perfil delineado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. No entanto, sua adoção consiste ainda em um desafio que envolve o enfrentamento de obstáculos que vão desde aspectos estruturais até concepções pedagógicas. É possível sugerir que o conjunto de informações aqui apresentado possa subsidiar algumas reflexões e decisões institucionais. Por fim, salienta-se que o uso das metodologias ativas não excluem as contribuições da metodologia tradicional.
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    O ser preceptor na enfermagem: do entendimento às contribuições
    (UFVJM, 2016) Almeida, Herlon Fernandes de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Ferreira, Paulo Henrique da Cruz; Campos, Luciana de Freitas
    O estágio supervisionado é disciplina obrigatória no currículo do curso de enfermagem em atendimento às normas constantes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, dentre outras normatizações de âmbito nacional, estadual e institucional. A efetivação desta prática de estágio é feita a partir de convênios celebrados entre a instituição de ensino superior e as de saúde, que recebem os estagiários em processo de formação nos dois últimos semestres do curso de enfermagem. Neste processo os profissionais que atuam na instituição de saúde assumem a função de preceptor, responsáveis por acompanhar, orientar e avaliar os discentes na práxis cotidiana do profissional de enfermagem. A contribuição desses profissionais na construção do conhecimento teórico/prático dos estagiários vai também ao encontro dos preceitos contidos no artigo 6º da lei nº 8080/90 do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o processo de estágio, o docente, titular da disciplina é o corresponsável pelo acompanhamento, avaliação e orientação das ações desenvolvidas pelos alunos, conforme plano de ensino e projeto de estágio. Com base na experiência adquirida quando na função de professor substituto do curso de enfermagem atuando em campos de estágio, portanto, conhecedor da proposta institucional de ensino e das situações vivenciadas pelos enfermeiros preceptores no momento de realização da prática, é que foi proposta a realização desta pesquisa, que teve como objetivo principal estudar a compreensão dos enfermeiros que atuam como preceptores de estágio sobre o ser preceptor e suas contribuições para a formação dos discentes deste curso. Trata-se de um estudo exploratório/descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta entrevistas semiestruturadas. O quantitativo dos entrevistados foi limitado conforme os critérios de inclusão e de saturação e os dados analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, foram identificadas três categorias de análise: estágio supervisionado e suas contribuições, o ser preceptor na formação acadêmica e integração academia e serviço de saúde. Foi possível com o estudo entender a compreensão dos enfermeiros sobre o ser preceptor, a relação entre os profissionais das instituições - a proponente e a parceira no desenvolvimento do estágio supervisionado e revelar processos que podem ser alterados para que haja uma melhora no desenvolvimento do estágio supervisionado.
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    Análise da construção de objetos de aprendizagem para ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    (UFVJM, 2016) Fróes, Karine Alencar; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Almeida, Rosiney Rocha; Salvador, Lucimar Daniel Simões
    A contínua e acelerada evolução dos conhecimentos na atualidade tem gerado a necessidade de atualização e aprendizado contínuo do homem, além da exigência do mercado por profissionais com mais qualificação, novas competências e habilidades. Diante desse cenário, na educação, tem se construído novas concepções pedagógicas a partir do uso dos novos recursos tecnológicos. A Enfermagem acompanha o contexto apresentado. Percebeu-se o aumento na produção de tecnologias pela Enfermagem, nas áreas educacionais, assistenciais e gerenciais. Recursos tecnológicos, como os objetos de aprendizagem (OA), tornam-se importantes estratégias à medida que possibilitam superar as barreiras para a realização das experiências práticas, permitindo ao estudante uma aproximação com a realidade. A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta experiência na elaboração de OA para o ensino de enfermagem. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo compreender o processo de elaboração de objetos de aprendizagem no ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante o período de 2010 a 2014. Para a realização do estudo optou-se pela pesquisa básica, exploratória, descritiva, cujos procedimentos técnicos incluem a pesquisa bibliográfica, documental, a abordagem qualitativa e o estudo de caso. A amostra foi constituída por um total de cinco docentes de enfermagem da UFRGS. Para a realização da coleta dos dados optou-se, como instrumento, a entrevista estruturada. A análise documental da pesquisa foi constituída por projetos de desenvolvimento de OA, além de documentos referentes à implantação do núcleo de informática na referida escola. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidente que o desenvolvimento de um OA é complexo e está relacionado com diversos fatores, como paradigmas educacionais, ferramentas tecnológicas, equipe multidisciplinar, metodologias de elaboração e teorias e métodos de ensino/aprendizagem. Evidenciou-se, também, que fatores como orçamento, infraestrutura, a falta de conhecimento técnico e teórico sobre OA e o acúmulo de atividades por parte dos docentes de enfermagem interferem na implementação de projetos de desenvolvimento de OA. No estudo, ficou perceptível a necessidade de uma opção consciente e reflexiva por parte dos docentes de enfermagem em relação aos aspectos que envolvem o desenvolvimento de um OA, como a concepção e características dos objetos, enfoques pedagógicos e metodologia de desenvolvimento. Foi possível observar concordância e discordâncias relacionadas a enfoques pedagógicos, além da determinação de “etapas” de metodologia de produção, mesmo que de forma intuitiva. A partir da análise dos discursos dos entrevistados e das diferentes metodologias abordadas, o presente estudo propõe um novo “Processo de Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem”, com o intuito de reunir em um único método os principais elementos destacados pelos diferentes autores citados na pesquisa que propõem metodologias de construção de objetos.
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    Ensino em enfermagem: dimensão política, pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante
    (UFVJM, 2015) Ornelas, Haline Falcão de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Oliveira, Wellington de
    Esse estudo teve como objetivo compreender a formação técnica profissional em enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária, tanto em relação à dimensão política, ao assumir a intencionalidade e compromisso com a formação pretendida, quanto à dimensão pedagógica, ao adotar uma organização curricular e metodológica coerentes com os propósitos estabelecidos e analisar o perfil docente em relação à formação e à trajetória profissional. Nesse sentido o estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e Currículo Lattes dos docentes do curso supracitado. Ao analisar a dimensão política observou-se a intencionalidade de formar um cidadão que, orientado pelo paradigma político social do SUS, atue de forma integral, reflexiva, humana, ética, critica e transformadora. Em relação à dimensão pedagógica, evidenciou-se uma relação teórica e prática dicotômica, matriz curricular organizada por disciplinas, maior carga horária disponível às disciplinas essencialmente técnicas, opção por conteúdos tecnicistas, centrados em tarefas, com foco no individuo doente, numa perspectiva reducionista e fragmentada da assistência, evidenciando, assim, a persistência do modelo biomédico. Assim sendo, conclui-se que a dimensão pedagógica não apresenta coerência com a dimensão política estabelecida no PPP, ou seja, há uma discrepância entre a intencionalidade de formação e a organização curricular e metodológica. Quanto ao perfil docente, concluiu-se que são enfermeiras, especializadas, com tempo breve de exercício profissional na área da saúde, iniciando a trajetória na área da educação, exercendo a docência em dedicação exclusiva, a maioria sem formação pedagógica e inserida na pós-graduação stricto sensu. Pondera-se que a ausência de formação pedagógica das docentes se constituiu como limitador para o processo de desenvolvimento de uma dimensão pedagógica coerente com a dimensão política. Pensa-se o contexto atual, com a inserção da maioria das docentes na pós-graduação stricto sensu, como propício a superação desses desafios, em que a reflexão e análise da práxis possam nortear um processo de desconstrução de conceitos, significados, construção e (re) configuração de saberes, de interlocução com questões sociais, políticas de diferentes ordens, rompendo com o caráter instrumentalista e tecnicista, conduzindo à estruturação de uma identidade docente comprometida com uma formação integral, que assegure um cuidado em saúde voltado para o ser humano em sua subjetividade e que assuma o compromisso ético e político de refletir, (re) conhecer a realidade em que se insere. Assim, é necessário que se estabeleçam tempos e espaços dereflexão coletiva, considerando a realidade e fundamentando-se na mesma os caminhos a serem percorridos, no permanente processo de reinvenção do trabalho e das formas de aprender, ensinar e de cuidar.