Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 41
  • Thumbnail Image
    Item
    Políticas públicas adotadas na gestão de instituições escolares no âmbito municipal frente à pandemia da Covid-19: um estudo de caso no município de Senador Modestino Gonçalves-MG
    (UFVJM, 2023) Ribeiro, Nadir Maria; Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Glasenapp, Sirlei
    A gestão escolar pressupõe ações específicas e continuadas que envolvem múltiplas dimensões a partir das relações pessoais estabelecidas dentro da organização escolar, tendo como premissa o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo verificar como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves em 2020 e 2021. O estudo proposto alicerçou-se em um estudo documental sobre a gestão educacional, além de políticas públicas pertinentes ao tema supracitado. Logo, após ampla verificação dos documentos disponibilizados pela SME, selecionaram-se aqueles que poderiam aferir a validade das questões levantadas. A metodologia utilizada permitiu obter os seguintes resultados: foram implementados uma manifestação, dois memorandos, três pareceres, sete decretos, uma nota de esclarecimento e uma resolução relacionados no período supracitado. Além disso, houve similitude entre a manifestação, memorandos, pareceres, nota de esclarecimento e resolução, pois sobre esses permeavam o fato de usarem suas atribuições e virem a público para elucidar sobre a reorganização das atividades escolares; dispor sobre a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas em razão das ações preventivas à propagação da doença; orientar sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, instituir o Regime Especial de Teletrabalho para o cumprimento da carga horária anual mínima exigida e reorganização do Calendário Escolar. Entretanto, há uma discrepância entre alguns pontos dos decretos e os documentos supracitados, pois, nesses foram elucidadas as recomendações contidas, reconhecendo o estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020; medidas de prevenção ao contágio, de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo de doença infecciosa viral respiratória causada pelo vírus; medidas de prevenção ao contágio da doença infecciosa viral respiratória; reorganização do calendário escolar, em razão da interrupção das aulas em virtude das ações e disciplina a oferta de educação em atividades não presenciais – educaemcasa; medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação; continuidade das atividades remotas assistidas – aulas não presenciais nos estabelecimentos escolares e acerca do não retorno das aulas presenciais. Contudo, isso permitiu que a práxis educativa fosse significativa, promovendo interação mediadas por instrumentos favorecedores no processo didático e no desenvolvimento da escola num todo. No entanto, como foi observado no decorrer do trabalho, a partir do momento em que houve flexibilização da quarentena imposta, autorizando a reabertura dos comércios e atividades não essenciais, mesmo que em horário reduzido, houveram picos altos de casos de COVID-19 e óbitos, tornando-se necessário, novos decretos com medidas restritivas às atividades para prevenção dos riscos de disseminação objetivando a contenção da população. Entretanto, temos a premissa de que a educação Modestinense é um complexo essencial à categoria, sobretudo no processo de formação humana. Isso possibilita o desenvolvimento intelectual dos educandos. Portanto, há evidências que a maneira como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves, foram fundamentais para assegurar os direitos educacionais da população.
  • Thumbnail Image
    Item
    Universidade de Brasília: uma utopia interrompida
    (UFVJM, 2023) Fernandes, Danielli Cordeiro; Mattos, André Luís Lopes Borges de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este texto se propõe a pensar a criação da Universidade de Brasília e do protagonismo de Darcy Ribeiro nesse empreendimento educacional. Para cumprir tal intenção, a escrita é orientada em quatro partes. A primeira é uma contextualização, compondo a ligação do autor com a temática e o seu protagonismo na criação da UnB. A segunda refere- se a uma análise sobre as etapas para colocar a Universidade de Brasília em curso. A terceira é sobre a interferência que a ditadura civil-militar exerceu na UnB. A última seção apresenta as conclusões.
  • Thumbnail Image
    Item
    Organizações Sociais da educação e trabalho docente: uma análise da produção do conhecimento na literatura brasileira
    (UFVJM, 2023) Pessanha, Monara Schueler; Pinheiro, Daniel Calbino; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A dissertação investiga o trabalho docente a partir da transferência da gestão de escolas públicas para a gestão privada das Organizações Sociais. O objetivo da pesquisa é compreender, a partir da produção do conhecimento na literatura acadêmica brasileira, as formas como a condição do trabalho docente têm sido impactada pelo viés da lógica privada/empresarial das OSs. Do ponto de vista qualitativo da pesquisa, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Este projeto visa contribuir, no âmbito do estudo da gestão de instituições educacionais, para a construção do conhecimento acerca dos modelos neoliberais de gestão escolar e das consequências desses modelos no trabalho docente. O estudo da atuação das Organizações Sociais na educação se torna relevante, tendo em vista a crescente expansão de projetos relacionados a esse modelo de gestão e o aprofundamento das políticas públicas que estimulam as parcerias público-privadas na educação. A literatura tem mostrado que a maioria dos trabalhos acadêmicos desenvolveram estudos que apontam para uma tendência a precarização do trabalho docente com a adoção do modelo das Organizações Sociais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Altas habilidades/superdotação no Brasil: análise de cenário e proposta para melhorar a comunicação entre os sujeitos envolvidos
    (UFVJM, 2023) Sampaio, Maria Amélia Vieira Toledo; Oliveira, Leida Calegário de; Cruz, Cleya da Silva Santana; Filgueiras, Karina Fideles; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Filgueiras, Karina Fideles; Reis, Angélica Pataro; Lucas, Thabata Coaglio; Gaspar, Yuri Elias
    Desde que o processo de ensino e aprendizagem passou a ser planejado e formalizado, a educação passa por inúmeras transformações na tentativa de garantir acessibilidade e desenvolvimento progressivo, principalmente aos estudantes que apresentam algum tipo de necessidade especial. Pode-se identificar em nosso meio sujeitos com diferentes níveis de aquisição da aprendizagem, algumas dessas pessoas possuem déficits, outras altas habilidades/superdotação, e todas convivendo com outros sujeitos com padrões medianos de aprendizagem, o que se torna um problema quando se leva em consideração que as oportunidades educacionais disponibilizadas tendem a ser padronizadas, atendendo de forma insatisfatória tanto os que têm dificuldades, quanto aqueles que possuem maiores facilidades no processo cognitivo. Sabe-se que as instituições de ensino apresentam grandes dificuldades para lidar com os estudantes com necessidades educacionais especiais, sejam elas com transtornos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e também com altas habilidades/superdotação, de modo que, quando recebem tais estudantes, apresentam-se pouco preparadas para ofertar o atendimento e acompanhamento adequado para garantir o máximo desempenho destes. O presente estudo visa contribuir para que o processo de comunicação entre as famílias, profissionais da educação e da saúde se dê de forma mais efetiva, contribuindo para o melhor acompanhamento dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo metodológico de revisão bibliográfica, com o objetivo de elaborar um instrumento para provisão de relatório técnico por profissionais da educação, a ser encaminhado, sob demanda, para os profissionais da saúde que acompanham estudantes com suspeita de necessidades educacionais especiais, bem como uma pesquisa quantitativa e descritiva a partir de dados disponibilizados pelos Censos Escolares realizados entre 2013 e 2022. Foi desenvolvido, ainda, um espaço digital para disseminar conhecimento e orientações específicas a pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação. Os resultados apontam a construção de um instrumento que pode facilitar a comunicação entre profissionais do ensino e da saúde, de modo a melhorar o atendimento/acompanhamento dos sujeitos, além de demonstrar que, no geral, está havendo uma tendência de crescimento no número de alunos com altas habilidades/superdotação matriculados na Educação Especial em Classes Comuns no país, durante os últimos 10 anos.
  • Thumbnail Image
    Item
    Desempenho acadêmico de jovens rurais e percepção dos discentes e docentes sobre o Bacharelado Interdisciplinar no ICA/UFVJM, Campus Unaí/MG
    (UFVJM, 2022) Lepesqueur, Kátia Vieira Souto; Redin, Ezequiel; Lobo Junior, Adalfredo Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Redin, Ezequiel; Lobo Junior, Adalfredo Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Melo, Thiago Vasconcelos
    Os objetivos deste trabalho, que foi realizado no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ICA/UFVJM), foram: i) verificar se a origem dos discentes, rural ou urbana, tem associação com seu perfil e desempenho acadêmico; e ii) avaliar a percepção dos discentes e docentes quanto à qualidade de ensino do Bacharelado em Ciências Agrárias (BCA). Um total de 177 discentes responderam o questionário para comparar o perfil e desempenho acadêmico entre origem urbana (133) e rural (44), enquanto um total de 95 discentes e 28 docentes responderam o questionário para avaliar a percepção de ambos sobre o BCA. As notas de ingresso na Universidade, idade, Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) acumulado e as proporções dos discentes de acordo com sexo, tipo de escola, curso técnico, modalidade de ingresso, cor/etnia, curso, ano/semestre de ingresso e das suas respostas dadas às questões sobre dificuldades de aprendizagem do aluno, satisfação com o curso, hábito de estudo, caracterização das dificuldades de aprendizado, caracterização das dificuldades impostas pela Universidade, coerência das avaliações dos docentes, qualidade do Ensino Médio e experiência de vida no aprendizado foram comparadas entre as duas origens. As médias de idade e CRA acumulado dos alunos das duas origens foram similares (P>0,10), mas as médias da nota de ingresso na Universidade dos discentes de origem rural foram as menores (P<0,10). As proporções de sexo, curso técnico, modalidade de ingresso e curso para os discentes das duas origens não diferiram (P>0,10), enquanto que uma maior (P<0,10) proporção de discentes de origem rural, que tiraram nota baixa no ingresso, eram de cor/etnia preta e estudaram em escola pública, foi observada. A satisfação com o curso, o hábito de estudo e as dificuldades de aprendizado foram similares (P>0,10) entre os alunos das duas origens. Alunos de origem rural tiveram mais (P<0,10) problemas financeiros do que alunos de origem urbana. Quanto à avaliação do BCA, discentes e docentes se queixaram (P<0,10) da presença de disciplinas obrigatórias desnecessárias para os cursos profissionalizantes. Todavia, os discentes consideraram (P<0,10) o BCA um bom modelo de ensino. A maioria (P<0,10) dos docentes não tiveram dificuldades para ministrar aulas no BCA, enquanto que a maioria (P<0,10) dos discentes apresentaram dificuldades em acompanhar as aulas no BCA. Docentes atribuíram essas dificuldades dos discentes ao desinteresse nos estudos e ingresso no ICA/UFVJM com nota inferior a 300 pontos. Esses resultados demonstram que discentes de origem rural têm piores notas de ingresso na Universidade, mas o desempenho acadêmico durante o curso não difere dos alunos de origem urbana. O BCA no ICA/UFVJM foi um bom modelo de ensino.
  • Thumbnail Image
    Item
    Recursos digitais utilizados por docentes do curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2022) Santos, Débora Cristina dos; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Gysel, Edelweiss Vitol; Cintra, Marcos Rogério; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar a utilização dos recursos digitais e a condição de trabalho dos professores do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina/MG, no decorrer do período remoto emergencial instituído em virtude da pandemia causada pela Covid-19. Como referencial teórico, apresentamos estudos sobre as tecnologias na educação, uma breve contextualização sobre a adoção do ensino remoto no contexto da pandemia e as regulamentações que dispõem sobre a necessidade da utilização das tecnologias no cotidiano educacional, além da condição de trabalho docente frente a este novo panorama. Buscamos identificar quais recursos digitais foram utilizados pelos docentes no processo de ensino no mencionado período. A metodologia adotada foi a análise documental dos questionários aplicados aos docentes do curso de Letras. Como resultado, apresentamos os recursos tecnológicos digitais utilizados pelos docentes durante o período remoto emergencial, apontando os limites e possibilidades de operacionalização destes, refletindo também sobre as condições de trabalho docente e o contexto educacional diante da pandemia do Coronavírus.
  • Thumbnail Image
    Item
    Ciência de dados aplicada ao PISA 2018
    (UFVJM, 2022) Andrade, Rochelly Fernandes; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Alessandro Vivas; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Brandão, Diego Nunes; Pitangui, Cristiano Grijó
    A educação está presente e ligada a várias áreas de interesse público. Sabendo-se dessa importância, Avaliações em Larga Escala são aplicadas em diversos países, objetivando servirem de indicadores desses quadros educacionais, bem como, monitorar as habilidades cognitivas relacionadas à literacia e à numeracia. O presente estudo aplicou técnicas de Ciência de Dados, uma área multidisciplinar, que envolve, principalmente aprendizado de máquina e estatística, sobre dados coletados pelo questionário aplicado aos professores durante a Avaliação em Larga Escala do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, edição 2018. O trabalho buscou identificar quais características, coletadas pelo questionário aplicado aos professores, têm mais impacto sobre o desempenho dos alunos nas avaliações de matemática e ciências. O trabalho aplicou dois modelos de aprendizado supervisionado, o Decision Tree e o Random Forest, nos quais a variável dependente foi elaborada com base nas notas médias dos países participantes e nos níveis de proficiência. Os modelos foram aplicados implementando o algoritmo CART com critério de classificação Gini, na qual os dados foram divididos através da técnica Holdout com 70% dos dados para treinamento e 30% para teste. A seleção de atributos foi realizada aplicando o método Recursive Feature Elimination, que reduziu a quantidade de atributos de 167 para 83. As instâncias com dados faltantes não foram utilizadas nesta pesquisa. O Matthews Correlation Coefficient-MCC avaliou a qualidade geral dos modelos sendo utilizado como principal meio de comparação de desempenho de classificação, tendo em vista a constatação de desbalanceamento das classes. Com o MCC observou-se que, de maneira geral que o Random Forest obteve os melhores desempenhos com 0,76 para o teste de matemática e 0,71 para ciências. Com o modelo gerado pelo algoritmo Random Forest, foram identificadas as principais características influenciadoras de desempenho, em que se destacaram características relacionadas à tecnologia, incentivo dado aos alunos pelos professores, motivação e valorização do aprendizado e capacitação dos professores.
  • Thumbnail Image
    Item
    Reflexão crítica e dialogada sobre o uso de TICs no sistema educacional moçambicano: estudo de caso com gestores e professores das províncias de Cabo Delgado e Maputo
    (UFVJM, 2022) Fungulane, Paulo João Baptista; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Paula, Adna Candido de; Subuhana, Carlos
    Percebendo que na atual era da globalização, o processo de inclusão digital é um imperativo nas relações entre os diversos países e instituições, não apenas para completar uma agenda internacional, o Estado moçambicano considera este processo um desafio incontornável para trazer a seu contexto nacional. Várias reformas foram feitas no campo da política pública de educação na tentativa de harmonizá-la com a nova situação. Nesse contexto, o estudo busca compreender como diferentes atores do sistema educacional nacional, como diretores, técnicos escolares ou funcionários e professores – interpretam as políticas de uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sistema educacional nacional. Assim sendo, sem perder uma perspectiva internacional, a pesquisa abrange o campo oficial, formado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional; o campo de gestão, formado pelos diretores e funcionários da escola, e o campo das práticas pedagógicas, constituído pelos professores e alunos. A pesquisa é orientada por dois principais aspetos: a classificação que consiste na identificação de o que cada um dos campos e agentes educacionais entende por tecnologias de informação e comunicação (TIC) e os suas utilidades no seu cotidiano, e o enquadramento que se relaciona com o como cada um dos intervenientes, entre os campos e os agentes, julga relevante resguardar na formação e nas práticas pedagógicas cotidianas. Para tanto, esta tese analisa os principais documentos que circulam na rede educacional. O estudo contou com outros tipos de documentos derivados de entrevistas e questionários com os diferentes participantes do processo. O objetivo é compreender como os diferentes atores do sistema educacional nacional interpretam o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no exercício das suas funções e examinar o impacto dessa interpretação na prática docente.
  • Thumbnail Image
    Item
    Assistência estudantil do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé: uma análise do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica
    (UFVJM, 2022) Marques, Nara Faria Silva; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Gomes Pereira, João Antônio; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Márcio Coutinho de
    Objetivou-se nesse estudo avaliar os efeitos do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – campus Muriaé sobre o rendimento acadêmico, taxa de evasão e retenção escolar no ano 2019 dos discentes matriculados no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram análises bibliográficas e documentais. Foram analisados 158 requerimentos de matrículas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia no ano de 2019. A abordagem utilizada foi quantitativa, obtida através do uso do método Propensity Score Matching (PSM), com a finalidade de avaliar a efetividade das políticas públicas. Os resultados apontam que houve uma redução no orçamento no período de 2017 a 2019, diminuindo o número de benefícios Dentre os 158 requerimentos analisados, 18,35% são beneficiários do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica, e entre esses, 62% são do gênero feminino, 58,6% se autodeclararam pardas e todos os beneficiários possuem renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, o que reflete o efeito positivo do PNAES na tentativa reduzir a desigualdade social. Com relação aos índices de evasão escolar, rendimento acadêmico e retenção, a assistência estudantil influenciou diretamente nos dois primeiros índices, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento acadêmico.
  • Thumbnail Image
    Item
    Sistema para recomendação de vídeos educacionais do repositório do YouTube: uma modelagem min-max para o Problema de Cobertura de Conjunto
    (UFVJM, 2021) Trindade, Eduardo Augusto Costa; Assis, Luciana Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Pitangui, Cristiano Grijó; Dorça, Fabiano Azevedo
    Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são sistemas de informação que podem ser utilizados como plataformas de distribuição de conteúdo. Em um sistema como esse, são disponibilizados Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos digitais ou não, que podem ser utilizados e reutilizados. Com o crescente número de repositórios disponíveis para estes objetos, torna-se importante um estudo sobre o processo de Recomendação de OA. O presente estudo propõe um novo modelo para o Problema de Cobertura de Conjunto (PCC) utilizado no processo de recomendação de objetos de aprendizagem. Trata-se de um problema clássico da Pesquisa Operacional e Análise Combinatória. Adaptado à Recomendação de OA, visa encontrar um conjunto mínimo de objetos dentro de um universo onde cada objeto pode oferecer um conjunto de conceitos. Para evitar uma sobrecarga cognitiva do aprendiz, é necessário atentar-se para as repetições desses conceitos. Assim consiste na seleção de um conjunto de objetos com menor custo e menor repetição de conceitos. Para solucionar o problema foi utilizado um algoritmo genético associado à um Sistema Inteligente de recomendação de objetos integrado à API do YouTube. O YouTube é um dos mais importantes repositórios de vídeos do mundo, possuindo uma categoria exclusiva para a educação. O Sistema Inteligente busca nessa categoria e, aos vídeos retornados nessa busca, aplica-se técnicas de recomendação de OA modelado como um Problema de Cobertura Mínima de Conjunto. A abordagem proposta se mostra promissora, possibilitando uma recomendação eficiente de vídeos que atenda às requisições do usuário, possibilitando ainda, aplicação em outros tipos de repositórios.