Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Simulação realística: uma estratégia para a capacitação de profissionais com enfoque no pré-natal
    (UFVJM, 2019) Reis, Síntia Nascimento dos; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Liliane da Conceição Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guedes, Helisamara Mota; Miranda, João Luiz de; Vogt, Sibylle Emilie
    A organização da assistência obstétrica em todo mundo ainda enfrenta importantes desafios para a oferta de serviços de qualidades. Diante disso está pesquisa originou dois artigos que serão demonstrados separadamente. O artigo I objetivou avaliar a associação entre a qualidade do pré-natal e variáveis sociodemográficas de parturientes provenientes de uma região de saúde do Vale do Jequitinhonha. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal realizado com parturientes que deram entrada em uma maternidade no Vale do Jequitinhonha no período de julho a setembro de 2018. Considerou-se para avaliação da qualidade do pré-natal o índice de Kessner (IK) e o Programa de Humanização no Pré- natal do Ministério da Saúde. A assistência pré-natal se mostrou com vários problemas relacionados à sua adequação às recomendações do Programa de Humanização no Pré-Natal. A prevalência de inadequações foi de 21,4%, segundo critério utilizado por Kessner. O artigo II objetivou comparar o conhecimento, satisfação, autoconfiança e debriefing de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade e paciente ator. Trata-se de uma pesquisa quase experimental, sobre a simulação realística (paciente ator e simuladores de alta fidelidade). Para avaliar o conhecimento dos profissionais foi aplicado o mesmo instrumento avaliativo, em dois momentos: antes da parte teórica e após a simulação. Foi aplicada a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem e Escala de Experiência com o Debriefing. Houve diferença estatisticamente significante entre as pontuações obtidas nas 2 provas (p<0,000), o conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação. A média geral da satisfação foi maior no grupo com atores (4,08) comparando com o SimMan (3,95). Também foi maior a autoconfiança com atores (4,13) comparado com o SimMan (4,08). O estudo mostrou que a utilização de diferentes estratégias de ensino é aceito pelos profissionais de saúde e contribui para o aumento do conhecimento.
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    Estratégia educacional módulo de capacitação no treinamento de discentes e profissionais para o enfrentamento ao Diabetes Mellitus e à Hipertensão Arterial Sistêmica
    (UFVJM, 2015) Silveira, Kelly Fernandes da; Oliveira, Leida Calegário de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Reis, Angélica Pataro; Niquini, Cláudia Mara; Pires, Herton Helder Rocha
    A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são doenças altamente prevalentes em todo o mundo e representam um sério problema de saúde pública. A HAS tem origem multicausal e multifatorial, podendo o ambiente exercer influência na sua gênese. Definido como um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e,ou ação da insulina, o DM, muitas vezes, é visto como uma doença que impõe limitações às atividades da vida diária. Para que haja um controle de ambas as patologias são necessárias medidas que envolvam mudança no estilo de vida do indivíduo. O elevado índice de prevalência do DM e da HAS na população brasileira tem exigindo que os profissionais que trabalham no setor primário, estejam capacitados para melhor atendê-los, afim de que sejam diminuídos os casos de complicações e consequentemente o atendimento nas Unidades de Urgência e Emergência. O presente trabalho teve como objetivo capacitar os discentes e preceptores vinculados ao PET–saúde nos temas DM e HAS e verificar a efetividade de uma estratégia de educação permanente denominada Módulo de Capacitação. O grupo PET-Saúde/UFVJM é composto por 36 integrantes, sendo que 32 aceitaram participar desta pesquisa. Inicialmente foi feito um diagnóstico situacional visando avaliar o nível de conhecimento dos participantes. Em seguida, foram ofertados 11 Módulos de Capacitação no período de outubro de 2013 a fevereiro de 2014. Ao final dessa etapa os participantes responderam um questionário pós-capacitação. Ao comparar as respostas dos questionários pré e pós-capacitação, observou-se uma melhora significativa em 4 das 7 questões propostas. Em relação àquelas em que houve diferença significativa, os participantes obtiveram uma melhora que variou de 22% a 200%. Conclui-se que os Módulos de Capacitação geraram impacto positivo no conhecimento dos integrantes do PET-Sáude/UFVJM. Pode-se afirmar ainda que a utilização de práticas educativas como estratégia no enfrentamento do DM e HAS, melhora o conhecimento do profissional e otimiza o atendimento ao usuário e evitando o cenário de complicações graves.