Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Educação financeira crítica no ensino médio: organizando uma cartilha para as escolas do município de Pinheiros, ES(UFVJM, 2020) Pereira, Nilson; Canôas, Silvia Swain; Campos, André Bernardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Este trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Matemática PROFMAT, com a temática Educação Financeira Crítica, a partir de um projeto de extensão na Escola Estadual de Ensino Médio “Nossa Senhora de Lourdes” em Pinheiros, Espirito Santo. Participaram desta pesquisa um grupo de 35 alunos, da 3ª série do ensino médio, com idades variando de 16 a 21 anos. O objetivo foi educar financeiramente os estudantes do ensino médio e seus grupos familiares com o foco no planejamento para o consumo, visando o empoderamento de todos. Assim sendo, o cerne desta dissertação é contribuir para a Educação Financeira das famílias de média e baixa renda do município de Pinheiros-ES a partir de discursos feitos primeiramente nas escolas com os estudantes e, consequentemente nos seus grupos familiares, buscando incutir uma nova consciência com relação ao planejamento familiar, o consumo consciente e a forma de tratar o dinheiro, enfim, oferecer um suporte para que estes reflitam a respeito de uma vida financeira equilibrada.A pesquisa ocorreu durante os anos de 2018 e 2019 sendo norteada nas ideias da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, o que foi fundamental para a execução desta pesquisa qualitativa. Durante três encontros, houve debate e questionário socioeconômico, a priori, experimentação a partir de situações-problemas propostas e análise dos resultados, a posteriori, os estudantes participaram de duas aulas geminadas com duração de 50 minutos cada, e na oportunidade, foram discutidos assuntos que abordavam desde a história do dinheiro até o uso de cheques e cartões de crédito; além de empréstimos, financiamentos, poupança, impostos orçamentos e consumo familiar. Como o interesse era que os estudantes colaboradores desta pesquisa passassem a refletir, junto com seus grupos familiares, sobre a gerencia dos recursos financeiros, bem como, basearem suas decisões e ações pelo que pensam, em detrimento do que o mercado financeiro consumista determina. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: Como educar financeiramente estudantes da educação básica, para que eles entendam e participem criticamente de suas próprias decisões financeiras, fomentando a participação ativa deles no entendimento e na transformação dos contextos familiares? A partir daí se buscou se situar nas leituras e nos significados produzidos pelos estudantes colaboradores, a partir de situações-problemas de educação financeira que foram criadas para verificar as principais dificuldades relacionadas à educação financeira e focar no planejamento e consumo familiar. A pesquisa ainda detectou uma considerável necessidade de se implementar ações junto à comunidade escolar, na perspectiva de naturalizar o acesso a essas informações e contribuir para a formação de cidadãos, de forma a corroborar que os mesmos sejam financeira e criticamente educados. E para que isso se consolidasse como produto final deste trabalho, construiu-se uma cartilha sobre Educação Financeira, que foi apreciada pela Secretaria Municipal de Educação para posterior apresentação e utilização nas escolas do município de Pinheiros-ES. O objetivo da construção da cartilha foi o de desenvolver uma mentalidade correta e saudável em relação ao usufruto do dinheiro, bem como, nas tomadas de decisão frente às situações apresentadas ao indivíduo consumidor na sua vida diária. É importante ressaltar que a Educação Financeira não é contra o consumo, pois ele é fundamental para se equilibrar a economia de maneira geral, mas ela nos mostra caminhos para consumirmos com responsabilidade, evitando problemas financeiros futuros, e que podem vir a refletir na vida pessoal e profissional. Espera-se com esse produto educacional, que os estudantes e seus grupos familiares possam ser capazes de se autogerir financeiramente e ter a competência de se orientarem e multiplicar o conhecimento adquirido, o que propiciará, sobretudo, o aprendizado escolar e o aprendizado para a vida.Item A educação matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros(UFVJM, 2019) Soares, Maria das Dores de Freitas; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eConsiderando a importância da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da formação do cidadão trabalhador, objetivamos, por meio desta pesquisa, investigar elementos que possam estar relacionados ao desempenho na Educação Matemática dos alunos dos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros. Como objetivos específicos, buscamos analisar dados deste instituto, no Campus Montes Claros, sobre o desempenho dos alunos dos cursos concomitantes e subsequentes na disciplina de matemática; identificar as práticas pedagógicas realizadas no campo da matemática e, ainda, fornecer elementos para as práticas a serem adotadas na Educação Matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do IFNMG – Campus Montes Claros. Para tanto, investigamos diversos aspectos da realidade dos sujeitos envolvidos, contemplando o percurso escolar dos discentes e as experiências vivenciadas por eles e pelos docentes dos cursos técnicos. O arcabouço teórico é fundamentado em autores que pesquisam sobre a formação docente, como Arroyo (2000), Fiorentini e Nacarato (2005), Libâneo (2011), Nóvoa (1995) e Tardif, (2014); D‟Ambrosio (1999; 2002; 2006), Fiorentini (2012) e Jaramillo (2003), sobre a Educação Matemática; Araújo e Frigotto (2015), Brandão (1981), Frigotto (2012), Rehen (2009) e Saviani (2007), sobre a Educação Profissional; dentre outros. Os documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2012), também foram fontes importantes de pesquisa. A produção do material empírico desta pesquisa é exploratória descritiva com abordagem qualitativa, e foi realizada por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada – escrita e oral (gravada em áudio) – envolvendo discentes e docentes de dois cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente: Técnico em Eletrotécnica, e Técnico em Segurança do Trabalho. A partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos, concluímos que este trabalho contribuirá para futuras reflexões sobre a Educação Matemática, fornecendo elementos para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre as práticas pedagógicas, avaliação e currículo, que possam ser aplicados nos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do IFNMG – Campus Montes Claros.Item Modelagem matemática em sala de aula: perspectivas para o ensino fundamental(UFVJM, 2018) Oliveira, Ana Cristina Magalhães; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Canôas, Silvia Swain; Brito, Alexandre Faissal; Silva, Jose FernandesO presente estudo direcionou atenção na busca da expansão do conhecimento relacionado à Modelagem Matemática, por se tratar de uma tendência que busca associar a Matemática formal aos problemas da realidade do estudante, com possibilidades de melhoria no ensino e aprendizagem da Matemática. Nesta direção, procurou responder à seguinte questão: Quais as perspectivas, contribuições e limitações da utilização da Modelagem Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental? Na busca por respostas a esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer as concepções, os processos, os obstáculos e as potencialidades dessa metodologia. Foram encontrados diferentes estilos de pensamentos referentes à Modelagem. A perspectiva teórica adotada nesse trabalho se baseia na proposta de Barbosa e Burak, que a defendem como sendo uma Metodologia ou estratégia de ensino, focada mais no processo de ensino e de aprendizagem do que no modelo matemático. Posteriormente, foi desenvolvida uma proposta de Modelagem Matemática com os estudantes de uma escola estadual localizada em Peçanha - MG, cujo tema investigado foi as Nascentes existentes no município. Através do relato das ações ocorridas nas etapas de Modelagem, objetivou-se contemplar tanto a Matemática abordada no tema quanto as relações, obstáculos e resultados significativos ocorridos. Observa-se que a atuação mediadora do professor, pode ser fator importante para o trabalho com a Modelagem. De modo geral, foi possível concluir que a Modelagem Matemática se mostrou uma ferramenta de grande auxílio para o ensino da disciplina, uma vez que estimulou investigações e despertou o interesse dos estudantes para novas ações.