Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Reflexos da Pandemia na Pós-graduação stricto sensu da UFVJM: o Ensino Remoto na continuidade das atividades acadêmicas
    (UFVJM, 2023) Matuda, Regiane Fernanda Muniz; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Durvenoy, Doriele Silva de Andrade Costa
    Devido à Pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, no ano de 2020, as instituições de ensino precisaram adequar as aulas às especificidades do isolamento social, adotando-se o ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a implementação do ensino remoto para a continuidade das atividades acadêmicas dos discentes da pós-graduação stricto sensu da UFVJM. A pesquisa foi realizada em 4 (quatro) etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental; a segunda consistiu na aplicação de questionários aos discentes e docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu da UFVJM; a terceira etapa foi a análise dos dados e a quarta etapa a elaboração de um documento com os resultados que será disponibilizado para a PRPPG/UFVJM e para os programas de pós-graduação stricto sensu da UFVJM. Foram respondidos 214 questionários pelos discentes e 68 pelos docentes. Os dados foram analisados quali e quantitativamente. Os resultados da pesquisa documental indicam a dificuldade em administrar calamidades em todas as instâncias educacionais e a importância da dilação de prazo de vigência das bolsas para continuidade das pesquisas. A análise das percepções dos discentes e docentes mostrou que a falta de interação social se destacou como ponto negativo no ensino remoto e a possibilidade de realizar as atividades acadêmicas sem o deslocamento foi o ponto positivo mais relevante, sob a ótica dos discentes, por proporcionar otimização do tempo, economia, acessibilidade a eventos e disciplinas e conciliação com o trabalho e outras atividades e no ponto de vista dos docentes por permitir a participação de sujeitos de outras regiões nas atividades acadêmicas. Conclui-se que o ensino remoto garantiu a continuidade das atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu da UFVJM, e que as experiências do remoto, possibilitam maior abertura para o uso das tecnologias digitais neste nível de ensino, o que é interessante para o ensino pós-pandemia.
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    Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Almeida, Nayara Barbosa de; Ferreira, Bárbara Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Leite, Roberta Vasconcelos; Barbosa, Ana Alves Neta
    Desde a promulgação das leis que tratam da inclusão dos alunos público-alvo da educação especial no ensino regular, é tarefa das instituições de ensino buscar a superação das barreiras existentes a fim de promover a inclusão destes estudantes, sem quaisquer distinções. Em se tratando do ensino profissional e tecnológico, mais especificamente nos Institutos Federais de Educação, é notória a mobilização para a promoção do acesso, permanência e conclusão da escolarização destes alunos. No entanto, muitas instituições ainda se encontram em gradativo estabelecimento de suas políticas inclusivas, visando assegurar o atendimento a este público. Assim, com o intuito de compreender tais contextos,esta pesquisa teve por objetivo analisar o panorama da inclusão no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(IFNMG), na perspectiva dos coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs), docentes e estudantes com deficiência matriculados na instituição. Para tanto, utilizou-se as metodologias quantitativa e qualitativa, com a participação de 11 coordenadores de NAPNEs, que responderam um questionário semi estruturado; 165 professores e 03 alunos públicos da educação especial, que responderam um questionário com questões abertas. A partir da análise dos dados foi constatado que sob a perspectiva dos coordenadores dos NAPNEs, esses núcleos apresentam uma importante atuação na instituição e, apesar da necessidade de estruturação, figuram-se como uma referência inclusiva em seus campi. Já os docentes, apesar de pouca informação e carência de formação na área, demonstram boa receptividade em relação a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial no ensino técnico e superior. Em relação aos estudantes com deficiência, evidenciou-se que as lacunas de formação docente e instabilidade das políticas de inclusão refletem diretamente no atendimento construtivo destes alunos. Conclui-se, portanto, que a instituição se mostra aberta e intencionalmente disposta a estabelecer a inclusão em todas as suas unidades, no entanto, encontra-se ainda em processo de estruturação de suas políticas inclusivas, assim como de consolidação de seus NAPNEs. Necessitando assim de mais investimento em seus processos formativos, visando o estabelecimento de políticas inclusivas que atendam toda a instituição.
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    A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais nos processos de construção dos projetos institucionais e pedagógicos e de formação dos docentes do curso de graduação em Odontologia
    (UFVJM, 2017) Benitez, Juciane Fagundes Durães; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Ferreira, Soraya Mameluque; Moura, Rosa Nubia Vieira de
    As graduações na área da saúde são fundamentadas no modelo flexneriano. Trazido ao Brasil, este modelo influenciou o processo educativo na odontologia, desta forma temos o ensino odontológico organizado em disciplinas e em especialidades que conduzem a um estudo fragmentado, o que fez da odontologia uma ciência bastante complexa, não exata e fragmentada em diferentes áreas de atuação. Nesta perspectiva prevalece na docência o uso de metodologias tradicionais com influência mecanicista e fragmentada, impossibilitando assim uma visão crítica. Diante disso, compreender o processo formativo do docente e fatores que influenciam este processo é de fundamental importância uma vez que o mesmo é ator imprescindível no processo educacional. Publicadas em 2002, as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Odontologia propõem uma mudança didático-pedagógica. O objetivo deste estudo foi verificar como estas diretrizes têm influenciado os processos de construção dos projetos institucionais e pedagógicos, bem como o processo formativo dos docentes dos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, tipo transversal, de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada nos departamentos do curso de graduação em Odontologia de três universidades públicas localizadas no estado de Minas Gerais. Para a produção dos dados, foram realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas. Assim, foram analisados os projetos institucionais das três universidades que participaram do estudo, bem como os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia das mesmas, afim de se conhecer o perfil dos docentes participantes foram analisados os currículos Lattes dos mesmos totalizando 113 currículos analisados. Com o intuito de avaliar a influência das diretrizes no processo formativo dos docentes foram realizadas 23 entrevistas. Para a análise de dados foram realizados testes estatísticos, análise de conteúdo conforme proposto por Bardin e, posteriormente, foi realizada a triangulação dos dados conforme proposto por Minayo. O presente estudo possibilitou visualizar o esforço das universidades em se adequarem às diretrizes curriculares nacionais, percebe-se em todos os projetos uma preocupação das instituições de se embasarem nas diretrizes curriculares nacionais buscando atender as recomendações das mesmas, assim pode-se afirmar que em linhas gerais os projetos políticos pedagógicos estão em acordo com o que se propõe nas diretrizes. De acordo com os dados obtidos, pode-se concluir que houve uma mudança no que diz respeito a titulação, historicamente entre os professores de ensino superior predominavam profissionais que contavam apenas com a graduação e o estudo mostrou uma predominância de profissionais com título de doutor. Outro dado importante diz respeito à formação didático pedagógica, uma vez que embora o estudo demonstre que os professores estejam mais capacitados no que diz respeito a pós-graduações, os currículos demostram uma deficiência com relação a formação didático pedagógica o que pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem. A análise das entrevistas evidenciou que os docentes do curso de graduação em odontologia têm adotado as diretrizes como documento direcionador e modificador da sua prática docente. De acordo com os resultados obtidos percebe-se que a implantação das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia tem estimulado os docentes a mudar seu perfil profissional.