Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
2 results
Search Results
Item Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior e características Hardiness(UFVJM, 2020) Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Murta, Agnes Maria Gomes; Siqueira, Leila das Graças; Cambraia, Rosana PassosA imagem do docente sofreu importantes transformações ao longo do tempo e isso proporcionou uma redefinição de sua função em relação às mudanças que influenciam seu exercício. Ao passo que acontece a desconstrução da sua imagem social. O docente passa a lidar com a profissão provida de um sentimento de renúncia e de desilusão. Assim, o trabalho docente pode ser gerador de fatores estressantes, quando não possibilita a realização das metas vitais que o indivíduo extrai de todos os aspectos de sua vida pessoal o que pode gerar o adoecimento o que evidencia a necessidade de estudos que apontam vivências relacionadas ao trabalho, com repercussões adversas, especialmente identificadas em profissionais docentes que atuam em ensino superior, cujo ambiente de trabalho indica fatores físicos, biológicos e emocionais nocivos ao organismo, exigindo desse trabalhador que desenvolva habilidades psicocognitivas e motoras que lhe possibilitam enfrentar as situações adversas de trabalho. Dentre essas habilidades destacam-se as pesquisas sobre Hardiness, definidas pela presença de características que possibilitam resistência aos estressores, ou seja, o desenvolvimento da personalidade Hardiness é considerado um fator de proteção, o qual promove a saúde física e mental, de maneira que docentes com personalidade Hardiness apresentam baixo estresse e se opõem a sintomas depressivos e à ocorrência de Burnout. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os fatores determinantes de estresse e as características Hardiness em docentes atuantes em cursos da saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri do Campus JK da cidade de Diamantina/Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, descritiva, transversal de abordagem quantitativa que foi realizada no âmbito da UFVJM-Campus JK e contou com a participação de 88 docentes dentre os 153 docentes dos cursos da saúde, previstos para esse estudo. A coleta de dados, ocorreu por meio de três instrumentos autoaplicáveis: um formulário contendo questões sociodemográficas e profissionais, a Escala de Estresse no Trabalho (EET) e a Escala Hardiness. A coleta de dados foi realizada durante o mês de junho a dezembro de 2019 e os dados foram tabulados por meio do programa estatístico, o aplicativo Statistical Package Social Science, versão 20.0. Realizaram-se análises descritivas das variáveis, com a apresentação de frequências absolutas (n) e relativas (%). O estudo atende à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNP) e foi aprovado pelo parecer consubstanciado Nº 3.342.672 de 23 de maio de 2019. A partir da análise dos dados, foi possível demonstrar que os docentes pesquisados são jovens com média de idade de 46 anos. A maioria são casados e formados há mais de 05 anos, com titulação de doutorado, são efetivos e trabalham em regime integral. Foi observado um predomínio de baixo nível de estresse nos docentes universitários e um Hardiness moderado/alto. Conclui-se que os docentes pesquisados apresentaram alta/moderada personalidade Hardiness, podendo assim, apresentar um menor risco de desgaste no trabalho e por consequência, aumento dos sentimentos de realização profissional. Por essa razão, sugere-se a continuidade do estudo com os docentes, considerando que parecem lidar bem com as situações do ambiente de trabalho a partir de enfrentamentos efetivos aos estressores.Item O enfermeiro e a formação pedagógica na área da saúde: construindo uma identidade docente(UFVJM, 2019) Pereira, Juliana Andrade; Oliveira, Wellington de; Barbosa, Henrique Andrade; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Barbosa, Henrique Andrade; Pereira, Diogo Neves; Soares, Wellington DaniloObjetivo: Compreender o processo de formação profissional de enfermeiros do campo da docência. Matérias e Métodos: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa e com abordagem em história oral. Foi desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2019. Para o processo de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Foram incluídos enfermeiros docentes, atuantes nas seguintes áreas: curso de graduação em Enfermagem; curso técnico; e nos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Saúde. A amostra foi por cotas, sendo composta por 14 enfermeiros docentes que foram divididos por especialidades sendo: uma graduada, três especialistas, três residentes, três mestres, três doutores e uma pós-doutora. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para coleta de dados, realizada na Universidade Pública, durante o turno matutino, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 3.085.605/2018. O estudo está organizado em revisão de literatura, no qual se buscou traçar o que é história da enfermagem, história da enfermagem moderna, história da enfermagem no Brasil, Ana Neri, formação do enfermeiro (a), bacharelado, licenciatura, ser professor (a), ser professor na enfermagem, competência do enfermeiro docente e profissional, enfermeiro docente e seu processo de formação. Resultados e Discussão: Os discursos dos entrevistados retratam aspectos únicos, singulares que revelaram as percepções variadas acerca da temática do estudo. Nesta perspectiva, é relevante ressaltar que existem algumas diferenças na formação dos enfermeiros na área da docência. A maioria dos entrevistados afirma que não tinha a enfermagem como à primeira escolha em relação ao curso de graduação, alguns queriam medicina, odontologia ou algum curso na área da saúde, e que a identificação com a profissão surgiu com o passar dos períodos. E em relação à formação pedagógicos os entrevistados relatam que não tiveram disciplinas na graduação volta para a docência que a formação deles eram para atuar como enfermeiro assistencial. Os enfermeiros docentes entram nesta nova profissão por diversos motivos e ao longo do tempo vão criando os seus próprios métodos de ensino e buscam capacitações, especializações, mestrado e doutorado. Considerações Finais: Salienta-se com este estudo que a identidade do enfermeiro assistencial ou do enfermeiro docente está em processo de transformação constante, que a identidade profissional é algo que a cada dia se modifica por este motivo torna-se necessários novos estudos com outras abordagens metodológicas.