Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Produtos de madeira de reflorestamento enquanto alternativa de desenvolvimento sustentável
    (UFVJM, 2021) Oliveira, Thiago Ribeiro; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este trabalho busca realizar uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada com foco na inovação em produtos originados de madeira reflorestada, madeira reaproveitada e resíduos de madeira enquanto alternativa de desenvolvimento sustentável. Desde os anos de 1950 temse presenciado a aceleração do processo de desenvolvimento de bens de consumo, além do surgimento de fenômenos como obsolescência planejada e descarte inadequado de produtos que causam alterações ambientais. Sustentar as necessidades humanas tem sido um grande desafio para nossa e próximas gerações. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um produto de madeira a partir de material reaproveitável e madeira de reflorestamento, criar uma marca representativa e realizar o pedido do registro da mesma junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) . Os materiais e métodos necessários para o desenvolvimento dos objetivos propostos consistem em 5 etapas descritas na forma de Relatório Técnico Científico (ABNT, 10719), e foram divididos em: 01 Projeto de design produto a ser desenvolvido, 02 seleção e tratamento do material, 03 Instrumentação e recursos necessários para montagem, 04 criação da marca e 05 depósito do pedido de registro da marca desenvolvida. Os resultados revelaram­se positivos quanto aos protótipos desenvolvidos nos formatos: escala virtual, escala em miniatura e escala real. Para representar os protótipos foi elaborado uma marca denominada TR3. Caso o pedido do registro seja aprovado, os produtos desenvolvidos neste trabalho serão inseridos em uma lista especial classificada como patente verde de acordo com a Resolução nº 175/2016 do INPI. A formalização junto ao INPI no que tange ao pedido de registro da marca gerou o processo N° 921539428 (Fevereiro de 2021) e no momento (Maio de 2021) está à espera do aceite ou rejeição do mesmo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Patrimônio e turismo: o impacto do turismo (in)sustentável na paisagem de cidades patrimônio histórico e cultural: o caso do distrito de Milho Verde, Serro-MG
    (UFVJM, 2018) D'Avila, Marcelo Aroeira; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fagundes, Marcelo; Lage, Ana Cristina Pereira; Suñer, Márcia Maria Arcuri; Morais, Marcelino Santos de
    O presente estudo buscou refletir sobre a preservação do patrimônio e paisagem cultural frente ao advento do turismo e o desenvolvimento social e urbano no distrito de Milho Verde, município do Serro, Minas Gerais. Através da realização de estudo de campo e levantamento de trabalhos de outros autores sobre o local, pôde-se observar que houve um crescimento e adensamento da malha urbana na última década. Tal fenômeno pode ser visualizado através de desmembramento dos lotes e da verticalização das edificações do núcleo urbano, assim como a ocupação das áreas mais periféricas do distrito, causando preocupação no que tange a preservação do patrimônio natural da região. O estudo aprofundado com os nativos, adventícios e visitantes de Milho Verde possibilitou entendermos os processos que estão ocorrendo no local. O estudo observou que as mudanças ocorridas nos costumes e no traçado urbano não se devem apenas ao turismo pois a evolução da cultura é sempre dinâmica e possui inúmeras outras influências além do turismo. Buscou-se apontar as tendências de crescimento da cidade, os impactos gerados pelo desenvolvimento urbano e social no distrito durante a última década, bem como, também, identificou as carências da comunidade residente. Sendo assim, estudar a relação entre o desenvolvento urbano, social, o turismo e o patrimônio de forma interdisciplinar pode contribuir com a possibilidade de um desenvolvimento sustentável, ampliando a economia local de forma a valorizar as escolhas da comunidade e buscar conservar o patrimônio cultural regional. Espera-se que o presente trabalho contribua para a desenvolvimento de políticas públicas que possam valorizar a identidade e o patrimônio da localidade e que, também, possam ser mitigados os impactos sociais e ambientais que vem ocorrendo no local, propondo uma solução que sensibilize a população de Milho Verde e governantes sobre a sua cultura e patrimônio (material e imaterial) sem desprezar o desenvolvimento econômico e social, fazendo com que o distrito se desenvolva de maneira sustentável.
  • Thumbnail Image
    Item
    Aspectos teóricos que norteiam a pecuária de corte
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Arcanjo, Angelo Herbet Moreira [UFVJM]; Soares, Natalia de Avila [UFVJM]; Anésio, Arnon Henrique Campos [UFVJM]; Nascimento, Artur Amaral [UFVJM]; Ferreira, Mariane Rodrigues [UFVJM]; Bellan, Júlio de Sales Lima Neto [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A atividade pecuária, principalmente a tropical, demonstra potencialidades inquestionáveis do ponto de vista econômico e nutricional. Porém, existem paralelos conceitos que a torna como prática reacionária ao desenvolvimento sustentável. Principalmente no que tange a capacidade do bovídeo em produzir e lançar à atmosfera, gases responsáveis pelo aquecimento global. Diante do exposto, objetivou-se com esta revisão bibliográfica explanar alguns dos principais motivos que levaram a corrente conservadora, marginalizar esta fonte dietética de proteína de origem animal abordando as estimativas de projeções de gases, o seu impacto ao ambiente, estratégias para reduzir as emissões de metano bem como algumas barreiras de comprometem a eficiência estratégica do manejo.