Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Integração ensino-serviço da residência multiprofissional em saúde do idoso: relato de experiência na atenção odontológica
    (UFVJM, 2020) Sousa, Márcia Maria de; Soares, Suelleng Maria Cunha Santos; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Soares, Suelleng Maria Cunha Santos; Ferreira, Paulo Henrique da Cruz; Lopes Martins, Olga Beatriz
    O processo de envelhecimento populacional tem ocorrido de forma acelerada. Estima-se que no Brasil até 2025 serão cerca de 32 milhões de idosos, transformando-se na sexta maior população de idosos no mundo. Nessa situação de envelhecimento faz-se necessário ter planejamentos de ações de saúde direcionadas a este público específico. As residências multiprofissionais em saúde surgem como resposta às novas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Tornando possíveis a construção de conhecimentos de práticas baseadas no ensino-serviço na perspectiva da integralidade do cuidado, pautados nos princípios e diretrizes do sistema público nacional. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência exitosa de uma residente da área de odontologia no contexto do SUS na Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Diamantina/MG.
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    Influência do tratamento odontológico na qualidade de vida e autoestima de pacientes submetidos à hemodiálise
    (UFVJM, 2020) Oliveira, Evandro Silveira de; Gonçalves, Patricia Furtado; Flecha, Olga Dumont; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gonçalves, Patricia Furtado; Silva Filho, Wagner Leal Serra e; Alcântara, Carlos Eduardo Pinto de; Galvão, Endi Lanza; Glória, José Cristiano Ramos
    O objetivo da presente pesquisa foi de realizar dois estudos. O primeiro buscou avaliar o perfil de saúde bucal e fatores associados de pacientes submetidos à hemodiálise, através de um estudo transversal, na Santa Casa de Caridade de Diamantina-MG. O segundo consistiu em um estudo prospectivo com acompanhamento por um período de 3 anos, para avaliar a influência do tratamento odontológico na qualidade de vida e autoestima de pacientes submetidos à hemodiálise. Realizou-se analise descritiva e as variáveis quantitativas foram submetidas ao teste de normalidade. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxon e de Friedmam, correlação de Spearman, Qui-Quadrado e Mann-Whitney. O nível de significância foi de 5% (p<0,05). Avaliou-se 132 pacientes no estudo transversal com média de idade de 50,29 anos (±16,40) e índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD) médio de 21,22 (±10,59). A maioria dos pacientes possuíam boa avaliação da sua saúde bucal, embora ainda acreditassem que precisavam de tratamento, estavam há mais de 3 anos sem realizar avaliação odontológica, sendo essa realizada por rotina no serviço público. Observou-se a ocorrência de um CPOD mais elevado relacionado à menor renda, tempo de estudo e tempo da última avaliação odontológica. No estudo prospectivo houve correção estatística para compensar perdas. Inicialmente foram avaliados 89 pacientes, sendo a maioria do sexo masculino (69,7%) com média de idade de 51,9 (±4,82), baixa renda e escolaridade. Ao avaliar a série temporal, houve melhora da autoestima antes e depois do tratamento, nos períodos antes e 45 dias, antes e após 1 ano, antes e após 3 anos e 45 dias e 1 ano de tratamento. Houve melhora da qualidade de vida avaliada pelo questionário OHIP-14 em todas as suas dimensões, em todos os tempos de avaliação. Já nos escores do questionário SF- 36, apenas não houve melhora para as dimensões aspecto físico e estado geral de saúde, ao longo do tempo. Os resultados obtidos indicam que pacientes avaliados possuem uma visão positiva da sua saúde bucal, na maioria das vezes buscam atendimento no serviço de saúde público por rotina, com tempo superior a 3 anos. Também pode se observar que baixa renda, anos de estudo e autopercepção de necessidade de cuidados bucais estão associados a um maior CPOD. Os dados obtidos mostram que o grupo de pacientes atendidos possuem uma visão positiva da sua saúde bucal e que o tratamento odontológico interfere positivamente na autoestima e na qualidade de vida relacionada a saúde bucal de pacientes que realizam hemodiálise.
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    A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais nos processos de construção dos projetos institucionais e pedagógicos e de formação dos docentes do curso de graduação em Odontologia
    (UFVJM, 2017) Benitez, Juciane Fagundes Durães; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Ferreira, Soraya Mameluque; Moura, Rosa Nubia Vieira de
    As graduações na área da saúde são fundamentadas no modelo flexneriano. Trazido ao Brasil, este modelo influenciou o processo educativo na odontologia, desta forma temos o ensino odontológico organizado em disciplinas e em especialidades que conduzem a um estudo fragmentado, o que fez da odontologia uma ciência bastante complexa, não exata e fragmentada em diferentes áreas de atuação. Nesta perspectiva prevalece na docência o uso de metodologias tradicionais com influência mecanicista e fragmentada, impossibilitando assim uma visão crítica. Diante disso, compreender o processo formativo do docente e fatores que influenciam este processo é de fundamental importância uma vez que o mesmo é ator imprescindível no processo educacional. Publicadas em 2002, as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Odontologia propõem uma mudança didático-pedagógica. O objetivo deste estudo foi verificar como estas diretrizes têm influenciado os processos de construção dos projetos institucionais e pedagógicos, bem como o processo formativo dos docentes dos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, tipo transversal, de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada nos departamentos do curso de graduação em Odontologia de três universidades públicas localizadas no estado de Minas Gerais. Para a produção dos dados, foram realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas. Assim, foram analisados os projetos institucionais das três universidades que participaram do estudo, bem como os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia das mesmas, afim de se conhecer o perfil dos docentes participantes foram analisados os currículos Lattes dos mesmos totalizando 113 currículos analisados. Com o intuito de avaliar a influência das diretrizes no processo formativo dos docentes foram realizadas 23 entrevistas. Para a análise de dados foram realizados testes estatísticos, análise de conteúdo conforme proposto por Bardin e, posteriormente, foi realizada a triangulação dos dados conforme proposto por Minayo. O presente estudo possibilitou visualizar o esforço das universidades em se adequarem às diretrizes curriculares nacionais, percebe-se em todos os projetos uma preocupação das instituições de se embasarem nas diretrizes curriculares nacionais buscando atender as recomendações das mesmas, assim pode-se afirmar que em linhas gerais os projetos políticos pedagógicos estão em acordo com o que se propõe nas diretrizes. De acordo com os dados obtidos, pode-se concluir que houve uma mudança no que diz respeito a titulação, historicamente entre os professores de ensino superior predominavam profissionais que contavam apenas com a graduação e o estudo mostrou uma predominância de profissionais com título de doutor. Outro dado importante diz respeito à formação didático pedagógica, uma vez que embora o estudo demonstre que os professores estejam mais capacitados no que diz respeito a pós-graduações, os currículos demostram uma deficiência com relação a formação didático pedagógica o que pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem. A análise das entrevistas evidenciou que os docentes do curso de graduação em odontologia têm adotado as diretrizes como documento direcionador e modificador da sua prática docente. De acordo com os resultados obtidos percebe-se que a implantação das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia tem estimulado os docentes a mudar seu perfil profissional.
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    Impacto do tratamento odontológico minimamente invasivo na qualidade de vida de pacientes submetidos à hemodiálise: um estudo intervencional
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Evandro Silveira de; Gonçalves, Patricia Furtado; Flecha, Olga Dumont; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Flecha, Olga Dumont; Ferreira, Efigênia; Jorge, Maria Letícia Ramos
    Justificativa: Considerou-se que o impacto do tratamento odontológico na qualidade de vida e na autoestima de pacientes submetidos à hemodiálise ainda não está esclarecido, sendo necessários novos estudos de base populacional para melhor conhecimento dos efeitos dessa patologia. Objetivo: Verificar se o tratamento odontológico minimamente invasivo é capaz de gerar melhoria na qualidade de vida e na autoestima de pacientes submetidos a hemodiálise. Métodos: Realizou-se um estudo intervencional com 46 pacientes Submetidos à hemodiálise na cidade de Diamantina, Brasil. Os pacientes foram divididos em dois grupos de acordo com a presença ou não de dentes; dentados e desdentados. Os pacientes desdentados receberam informação sobre higiene bucal e realizaram bochechos com gluconato de clorexidina a 0,12%. O grupo dentado recebeu raspagem em sessão única de 45 minutos e também realizou o bochecho, caso fosse necessário também eram realizados: resinas anteriores, recontorno de restaurações, fechamento de cavidades com cimento de ionômero de vidro e exodontias de emergência. As informações sobre as condições de saúde bucal e fatores socioeconômicos foram obtidas através de um prontuário aplicado por um cirurgião dentista. A qualidade de vida foi avaliada através do instrumento Medical Outcomes Study 36-Item Short Form Health Questionnaire (SF-36) e Oral Health Impact Profile (OHIP) na sua versão 14. Já para a autoestima utilizou-se a Escala de Autoestima de Rosenberg. Os questionários foram aplicados antes do tratamento e após 45 dias. As análises estatísticas foram efetuadas com o pacote estatístico SPSS® para Windows® (Statistical Package for the Social Sciences Inc., IBM) na versão 22.0. Foram realizadas análises descritivas, teste de Wilcoxon, Mann_Whitney e Spearman. O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05). Resultados: A média de idade foi 50,24 anos (±15,60) e o índice CPO-D médio foi de 21,83 (±11,12). Houve significância estatística nas dimensões do SF-36 no grupo edêntulo e dentado. O grupo dentado apresentou significância em quase todas as dimensões do OHIP-14 e melhora da autoestima. Conclusões: O tratamento odontológico gerou melhora significativa da qualidade de vida e da autoestima dos pacientes submetidos à hemodiálise, sendo o impacto maior nos pacientes que possuem dentes.