Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Divergência, variabilidade genética e desempenho agronômico em genótipos de couve.
    (2012) Azevedo, Alcinei Mistico; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Silva, Ernani Clarete da; Fernandes, José Sebastião Cunha; Elsayed, Ahmed Youssef Abdelnabi Mohamed
    Embora haja grande variabilidade genética para a couve, são poucos trabalhos no Brasil que visão obter informações para programas de melhoramento genético nesta cultura. Assim, objetivou-se neste trabalho caracterizar 30 genótipos de couve a partir de caracteres morfo-agronômicos para estimar a divergência genética, a importância dos caracteres para a divergência, o desempenho agronômico, os parâmetros genéticos e a correlação entre as características avaliadas. O experimento foi conduzido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) utilizando o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições constituídos por cinco indivíduos, avaliando-se 30 genótipos de couve a partir de 44 características. Observaram-se genótipos com grande divergência genética entre si, sendo os genótipos UFLA-6 e UFVJM-24 os mais divergentes dos demais, contudo, a maioria dos genótipos são similares, o que evidencia uma base genética restrita. O comprimento do pecíolo, proporção da projeção alada, o tom de roxo da superfície adaxial da nervura primária, formato da margem foliar, número de folhas totais, formato da base da folha e diâmetro da base do pecíolo foram as características mais discriminantes quanto à divergência genética em genótipos de couve. Verificou-se variabilidade genética entre os genótipos, com predominância dos efeitos genéticos sobre os ambientais, indicando a possibilidade de se obter ganhos genéticos representativos no melhoramento. O comprimento da folha, largura da folha, diâmetro do pecíolo, área foliar, altura da planta, número de brotações e massa seca da folha se apresentaram como as características mais importantes no melhoramento genético da couve. Os genótipos comerciais apresentaram características distintas dos demais genótipos. Verificou-se destaque para o genótipo UFLA-11, que se apresentou entre os genótipos com maior tamanho de folha e produção de folhas comerciais.