Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Webfólio de mapas conceituais: entrelaçando olhares sobre a avaliação da aprendizagem dos discentes do curso de graduação em Medicina da UFVJM – Campus Diamantina
    (UFVJM, 2017) Barroso, Luciane do Divino Pereira; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Franzi, Juliana; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    O presente estudo tem por objetivo verificar se o webfólio de mapas conceituais pode favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da avaliação da aprendizagem, para isso, os sujeitos que participaram deste estudo pertencem ao curso de medicina da UFVJM da cidade de Diamantina, com entrada no segundo semestre de 2016. Assim foi proposto como método de pesquisa, um estudo de caso com abordagem qualitativa, visto que este método demonstrou ser o percurso mais apropriado para esta pesquisa, considerando a utilização dos mapas conceituais para realização das análises. Os mapas conceituais produzidos pelos sujeitos participantes neste estudo apresentaram elementos relevantes em relação ao conteúdo e forma, e que se fundamentam no referencial teórico sobre: mapas conceituais, aprendizagem significativa e avaliação da aprendizagem, sendo esta última abarcada pelas concepções pedagógicas e funções da avaliação. Os resultados provenientes da elaboração dos mapas conceituais revelaram também, a importância destes vinculados ao instrumento de webfólio, visto que este é fonte constante de feedbacks entre os envolvidos. Sinalizaram ainda, que os mapas conceituais podem ser utilizados no contexto da avaliação formativa, propulsora da autorregulação da aprendizagem, e a sua importância no processo de aprender e ensinar, desapropriando os professores de graduação da concepção avaliativa que continua a viger no meio acadêmico, a concepção classificatória, a qual emana o tom de punição, sendo que a prática avaliativa , na sua maioria, vem sendo realizada ao término do semestre, embora já se tenha inúmeros estudos sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. Assim, foi possível destacar o papel da ferramenta tecnológica para propiciar uma prática avaliativa agradável, dinâmica e favorável aos professores e discentes, e caracterizar o uso de webfólio de mapas conceituais por intermédio de uma arquitetura tecnológica e pedagógica, para demonstrar o processo avaliativo realizado por meio de mapas conceituais, favorecendo a prática de avaliação formativa.
  • Thumbnail Image
    Item
    Mapas conceituais utilizados como instrumento de avaliação e aprendizagem para o ensino de física
    (UFVJM, 2016) Santos, Regiane de Souza Paula; Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Vieira, Noemi Campos Freitas
    Este trabalho é o resultado de uma experiência pedagógica realizada com alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, em Diamantina - Minas Gerais. O principal objetivo foi desenvolver uma metodologia de acordo com as orientações estabelecidas por Moreira (2010), baseando-se na teoria cognitiva e nas ideias de David Ausubel (1963) e Joseph Novak (1977). Assim, foi utilizada a ferramenta ‘Mapas Conceituais’ como um possível instrumento facilitador na avaliação, para otimização do ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física. A metodologia utilizada nesta pesquisa definiu-se como qualitativa, a partir de um estudo experimental e documental. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira etapa, utilizou-se da ferramenta ‘Mapas Conceituais’ enquanto instrumento de aprendizagem, comparando-se as notas entre duas turmas de 2º ano (A e B). Na segunda etapa, a mesma ferramenta foi utilizada enquanto instrumento de avaliação, em turmas de 3º ano (A e B), quando foi verificada sua eficácia a partir da colaboração de docentes avaliadores em relação aos conteúdos de Física. Os resultados, bem como a análise qualitativa do processo, demonstraram um avanço significativo nas notas dos discentes ao utilizarem-se os mapas conceituais, enquanto ferramentas avaliativas dos conteúdos de Física. Uma sugestão para futuras pesquisas seria a realização desse experimento em outros conteúdos e em outros níveis de ensino, substituindo as avaliações tradicionais pela ferramenta dos mapas conceituais.