Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Representaçoes sociais dos usuários sobre o tratamento homeopático no município de Diamantina - MG
    (UFVJM, 2019) Campos, Francisco Rabelo Glória; Costa, Fabiane Nepomuceno da; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Fabiane Nepomuceno da; Andrade, Renata Aline de; Prat, Bernat Vinolas; Kato, Kelly Cristina
    A homeopatia foi introduzida oficialmente no Brasil em 1840 por um médico socialista chamado Benoit Mure, mas seu reconhecimento como especialidade médica aconteceu apenas em 1980. Durante esse período muitos fatores contribuiram para que ela encontrasse alicerce para se estabelecer como especialidade médica, bem como muitos contratempos. Atualmente terapias alternativas e complementares vêem ganhando vários adeptos chegando a ser integrada ao Sistema Unico de Saúde (SUS) pela portaria 971 de 03 de maio de 2006. Ainda assim seu uso se restringe a uma pequena parcela da população. A presente pesquisa está inserida na linha da Promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e buscou analisar as representações sociais sobre o tratamento homeopático dos usuários de homeopatia na cidade de Diamantina - MG, compreendendo as motivações que os levaram a procurar essa modalidade terapêutica. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa na qual foi feita aplicação de questionários em locais onde oferece o serviço de consultas homeopáticas na cidade de Diamantina - MG, Instituto Flavia Barits – Homeopatia e Terapias Naturais e Espaço Solidário Francisca Àvila, no período de 22 de março a 22 abril de 2019.Foram aplicados 67 questionários que tiveram como objetivo, conhecer o perfil socieconômico dos usuários de homeopatia e selecionar um grupo amostral, 13 participantes, para posterior realização de entrevistas. Nas entrevistas buscou-se compreender as motivações que os levaram a buscar o tratamento homeopático, qual o conhecimento que os mesmos possuem sobre a terapêutica, e as pespectivas de tratamento. As análises estatísticas e da teoria fundamentada demonstraram uma satisfação em relação a terapeutica e representações sociais a respeito do tratamento, da cura, do medicamento e do entendimento pelo conceito de tratamento natural. Como prospectiva, pretende-se construir um documento a ser apresentado aos gestores de saúde municipal com intuito de estimular a adesão das terapias integrativas e complementares ao SUS.
  • Thumbnail Image
    Item
    Efeito do gel Oxyflower® como coadjuvante no tratamento da pericoronarite: ensaio clínico randomizado controlado
    (UFVJM, 2019) Silveira, Esmeralda Maria da; Gonçalves, Patricia Furtado; Flecha, Olga Dumont; Verli, Flaviana Dornela; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gonçalves, Patrícia Furtado; Santos, Cássio Roberto Rocha dos; Mesquita, Ana Terezinha Marques; Alcântara, Carlos Eduardo Pinto de; Andrade, Valdir Cabral
    As terapias floral e vibracional representam um campo emergente na terapêutica odontológica, carecendo de investigação clínica de boa qualidade. Objetivo: investigar o efeito do gel Oxyflower® como coadjuvante no tratamento da pericoronarite, avaliando parâmetros clínicos e o impacto na qualidade de vida dos pacientes. Metodologia: Foi realizado um ensaio clínico randomizado controlado, triplo-cego, longitudinal. A amostra foi constituída de 55 participantes diagnosticados com pericoronarite na Clínica de Periodontia e Cirurgia da UFVJM. Os pacientes foram submetidos ao tratamento de urgência, com debridamento local e irrigação com soro fisiológico, seguida de aplicação tópica do gel sorteado: Oxyflower® (OXY, n=19); gel de Clorexidina (CLX, 2%, n=17), ou gel Placebo (PLC, n=19. Os participantes receberam orientações de higienização bucal, adequação do meio e foram instruídos para a aplicação caseira do mesmo gel, duas vezes ao dia por sete dias, além de serem orientados para o uso de analgésico quando houvesse dor. O acompanhamento foi feito após 1, 3, 7, 15, 30, 90 e 120 dias. Após 30 dias o tratamento definitivo foi realizado de acordo com a indicação: exodontia, cirurgia de cunha distal ou acompanhamento. Os participantes foram acompanhados longitudinalmente por mais 90 dias, totalizando 120 dias de acompanhamento. Foram avaliados como desfechos primários Dor e Qualidade de vida (QV). Como desfechos secundários, avaliou-se: Profundidade de Sondagem (PS) e Altura da Crista Óssea na distal do segundo molar (ACO), Abertura Bucal (AB) e Extensão do Edema/ Eritema (EEE), Índice de Placa (IPL), Índice de Sangramento à Sondagem (ISS) e Posicionamento do Terceiro Molar inferior por meio de radiografia panorâmica (PTM). Foi realizada uma análise comparativa entre os grupos usando o teste do Qui-quadrado ou teste exato de Fisher para as variáveis categóricas e Anova ou Kruskal-Wallis para as variáveis contínuas. O modelo de Equação de Estimação Generalizada (EEG) foi utilizado para estimar as diferenças entre os grupos nos valores de Dor, QV, EEE, AB, IPL, ISS, PS e ACO e em cada tempo de acompanhamento. Testes Post-hoc dos principais efeitos e interações foram realizados utilizando ajuste de Bonferroni para comparações múltiplas. Resultados: O modelo EEG revelou que não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos para Dor, QV, EEE, AB, ISS e PS (P>0,05). Entretanto, houve melhora dos parâmetros clínicos e da QV ao longo do tempo, independente do tratamento (P<0,01). Para as variáveis IPL e ACO houve efeito da interação entre o tempo e a intervenção. Conclusão: O gel Oxyflower® não ofereceu benefício adicional no tratamento da pericoronarite, quando comparado ao gel de Clorexidina ou gel Placebo. O debridamento local e irrigação com soro fisiológico parecem ser suficientes para a melhora dos parâmetros clínicos e da QV dos pacientes acometidos.