Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Política de assistência estudantil na UFVJM: um olhar para a Licenciatura em Educação do Campo
    (UFVJM, 2019) Andrade, Adilceia Aparecida Pacheco; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Ramalho, Mara Lúcia; Castro, Carlos Henrique Silva de; Pereira, Diogo Neves
    A educação superior, sobretudo a pública, cumpre um papel de relevância para o repertório sociocultural e econômico do indivíduo e da sociedade. Nos últimos anos, houve uma ampliação do acesso das camadas populares ao ensino superior brasileiro, visando à redução das desigualdades sociais. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), possibilitou a ampliação de vagas no sistema educacional atendendo a população do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Rio Doce, Norte e Nordeste de Minas Gerais. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições da política de assistência estudantil para os estudantes do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM. Como recorte temporal, definimos o período de 2013 a 2019. Para a coletar os dados, realizamos pesquisas documentais e entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso, contemplados pela política de assistência estudantil da UFVJM. As reflexões mostram que são inúmeros os desafios enfrentados pelos estudantes da LEC/UFVJM para permanecerem na universidade. A pesquisa nos permitiu ver que a democratização do ensino superior não se consolidará somente com o acesso à universidade gratuita e que a política de assistência estudantil é indissociável do processo de garantia de direito à educação. Dessa forma, a assistência estudantil se apresenta como possibilidade de inclusão no ensino superior por meio de suporte financeiro aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade social, fomentando a equidade social no âmbito formativo e auxiliando na construção de uma educação justa e transformadora.
  • Thumbnail Image
    Item
    A expansão e interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM - Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017
    (UFVJM, 2018) Barbosa, Maria Gisenilda; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A política de expansão e de interiorização das universidades federais foi responsável pela criação e implantação de várias instituições e campi fora de sede, em muitas regiões do país, em diversos períodos. O processo mais recente foi apoiado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e marcado por um conjunto de iniciativas que propiciou a criação de universidades e campi, a diversificação de cursos, a ampliação das vagas oferecidas, a aquisição de equipamentos, a construção de novos espaços físicos e a contratação de professores e técnicos administrativos. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os processos de criação, de implantação e de funcionamento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. A amostra da pesquisa é composta por sujeitos das três categorias da comunidade acadêmica: docentes, alunos e técnicos administrativos. Na coleta de dados, foi realizada pesquisa documental, aplicação de questionários e observação participante. A análise dos dados foi realizada numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados encontrados revelam que na criação do Campus Janaúba o interesse coletivo e o interesse da administração pública foram coincidentes, no entanto na escolha dos cursos, a serem implantados, prevaleceu o interesse administrativo quantitativo. Fatores como o grande número de vagas ociosas, quatro anos de funcionamento em prédio provisório e inadequado, os recursos financeiros e humanos pactuados e liberados pelo MEC, além de insuficientes, não foram totalmente aplicados no próprio campus, incertezas administrativas quanto à implantação ou não de todas as engenharias previstas e os alunos preferirem cursar o segundo ciclo de formação em outros campi marcam os processos de implantação e funcionamento da UFVJM em Janaúba. Apesar das limitações encontradas, pode-se também afirmar que essa expansão e interiorização contribuíram para a ampliação das oportunidades educacionais na região. As informações reunidas nesta pesquisa e as reflexões propostas contribuem para a compreensão dos desafios presentes e futuros e oferecem subsídios para o planejamento de ações que colaborem com a consolidação do Campus Janaúba como uma universidade da região.